Welcome to Web Push
Octavio Braga
23 de maio de 2017
Notificações via Push são uma ferramenta incrivelmente eficaz de construir um engajamento profundo entre seus clientes e sua marca.
Certamente você recebe várias delas em seu Smartphone por dia: um novo email, uma publicação no seu Facebook e por aí vai.
Usuários querem notificações que são precisas e relevantes. Por isso, quando escrevemos uma notificação, é primordial que nos perguntemos: “será que isso é realmente importante a ponto de interromper meu cliente?”.
Imagine-se trabalhando, ou em um restaurante, em uma reunião com amigos ou assistindo um filme com sua família: será que você quer ser interrompido ou ter sua atenção desviada por uma notificação que não será útil?
Uma boa ideia é dar aos usuários opções sobre quais temas desejam receber notificações, ao invés de só oferecê-las genericamente.
Existem 3 pontos principais que devem ser levados em conta ao enviar uma notificação: se ela é oportuna, se é precisa e se ela é relevante.
Quando: sua notificação é oportuna? Seu cliente realmente precisa daquela mensagem, naquele momento, e fará algo com ela, naquele momento?
Veja a diferença entre essas duas abordagens: na primeira situação, um app de mensagens que envia notificações quando você recebe uma nova mensagem de algum contato. Na segunda, um app de backup que te notifica: “Ei, estamos fazendo seu backup!”.
Percebe como a primeira notificação é oportuna (já que você possivelmente está esperando uma resposta daquela pessoa – ou ela precisa de alguma resposta sua) e a segunda totalmente sem sentido e sem utilidade, já que quando você aperta o botão pra iniciar o backup, o mínimo que você espera é que o app faça o backup? Por que te interromper pra avisar que ele está cumprindo com a “obrigação” dele?
O que: sua mensagem é concisa? Notificações não são emails! Você só tem alguns caracteres e uma única imagem para criar sua comunicação. Passe uma mensagem precisa, que permita que seu cliente entenda seu recado só de bater o olho na notificação.
O que e quem: notificações relevantes vem de pessoas ou empresas que são do interesse do usuário, o que as torna pessoais. No exemplo da notificação do app de mensagens, uma notificação relevante informaria, além da chegada da nova mensagem, seu remetente e parte de texto recebido.
Welcome to Web Push
Alguns anos atrás, o número de usuários de smartphones ultrapassou pela primeira vez o de desktops.
Sabemos que as estatísticas de utilização dos dispositivos móveis continuarão evoluindo, enquanto a dos computadores pessoais tende a diminuir. Mas isso não os torna menos importantes, já que estes ainda representam uma parcela muito significativa.
Notificações Web vs Email
Comumente presente em aplicativos para celular, as notificações estão disponíveis nos navegadores web desde 2015, quando o Google anunciou a funcionalidade no Chrome e em breve estará presente nos diversos navegadores mobile (atualmente disponível somente no Chrome para Android).
O Web Push permite associar o alcance dos navegadores de internet para computador com a funcionalidade dos aplicativos mobile.
O push não substitui o email. Enquanto a notificação se destina a uma comunicação mais direta e sucinta, de “impacto”, o email é mais detalhado e completo.
Opt-in’s em notificações web superam as do email marketing em até 25%.
User Experience
Até o momento, a janela de Opt-in dos navegadores não pode ser personalizada. Um texto padrão aparece, perguntando se você quer receber notificações daquele site ou não.
Considere criar uma “pré-autorização”, com um mensagem criativa exibida antes de mostrar a janela de Opt-in do navegador. Isso aumenta e muito a chance do seu usuário aceitar receber suas mensagens.
Janela padrão de opt-in.
Esse é um ponto crucial, porque caso seu cliente recuse os pushes no pop-up do navegador, você não conseguirá convidá-lo novamente!
Opt-in: quando o usuário aceita receber as notificações.
Detalhes Técnicos
Existem detalhes técnicos que precisam ser levados em conta antes de enviar um web push. Abaixo vamos listar os principais. Então, a menos que você se interesse por esse tipo de informação, pule para o próximo item (Sugestões de Uso):
- Protocolo HTTPS: com o intuito de elevar a segurança na coleta dos dados do usuário e no envio da mensagem, a API do Web Push exige a utilização de https.
- Payload Encryption: o lançamento do Chrome 50 permitiu que o conteúdo da mensagem push pudesse ser enviado diretamente à API. Porém, como diria o Tio Ben, “grandes poderes vem com grandes responsabilidades”. Isso significa que todas as mensagens devem ser encriptadas antes do envio, garantindo que somente o destinatário, possuidor da chave, consiga ler seu conteúdo.
- Time To Live: essa “propriedade”, também conhecida como TTL, informa aos servidores de Web Push que caso a mensagem não seja entregue dentro do prazo determinado, seja descartada – nada mais lógico, considerando que notificações push são pontuais e precisas, né?
Imagine enviar uma notificação de uma promoção que ocorrerá na quarta-feira seguinte e o usuário, pelo motivo que seja, só a receba na sexta… lembre-se: notificações são interrupções (não interrompa seu cliente com coisas desnecessárias).
Sugestões de Uso
Tudo depende da sua criatividade e do seu público alvo. Abaixo listamos algumas alternativas de uso pro Web Push de acordo com a segmentação:
- Blogs: que tal notificar seus seguidores a cada nova postagem? O Web Push permite que seus leitores mantenham-se atualizados a cada publicação sua.
- Lojas/restaurantes: informe seus clientes sobre uma promoção ou sobre o status do pedido (saindo para entrega, por exemplo).
- Ecommerce: alguns sites têm notificado seus clientes quando eles abandonam o carrinho de compras antes de finalizar o pedido. Isso aumenta a probabilidade de retorno à loja e finalização da compra.
Agora que você está por dentro das vantagens do Web Push, que tal implementá-lo em seu site?
Entre em contato conosco! Nosso time de especialistas está pronto para te auxiliar.
Esse post foi criado com base nas apresentações de Pete LePage e Owen Campbell-Moore, durante a Google I/O 2016 e a Chrome Dev Summit 2015.
Octavio Braga
CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?