Como a Mobilidade vem transformando o setor bancário
Octavio Braga
26 de dezembro de 2018
Sem sombra de dúvidas os Aplicativos de Mobile Banking se tornaram um serviço praticamente padrão para os setor bancário nos últimos anos. Gestores de instituições financeiras descobriram que os clientes esperam muito de seus aplicativos hoje em dia.
Ao longo da última década, a popularidade dos aplicativos de mobile banking está consistentemente em uma trajetória ascendente, especialmente entre os millennials. Considere o seguinte:
- Até o final deste mês (dezembro de 2018), o número de pessoas que usam ativamente as plataformas de Mobile Banking será de 2 bilhões. Número que representa cerca de 40% da população adulta em todo o mundo.
- O número de pessoas que usam serviços bancários on-line aumentará em 6% a cada ano, enquanto o número de pessoas que usam aplicativos de mobile banking aumentará em 14%.
- Em 2017, no Brasil, o número de transações realizadas em Mobile Banking representou mais que 1/3 do número total de transações.
Por causa de estatísticas como as citadas acima e devido a grande competitividade do setor, os bancos vêm focando esforços para melhorar seus aplicativos e várias empresas e startups criando soluções para ajudar instituições financeiras a revolucionar o setor bancário.
A seguir, confira algumas das maneiras pelas quais os aplicativos móveis revolucionam o setor bancário:
1) Chatbots
Quase todas as instituições financeiras fazem uso de chatbots. Eles estão integrados aos aplicativos e facilitam a comunicação com os clientes.
Os chatbots permitem que os bancos se comuniquem com milhares de clientes de maneira amigável e extremamente ágil, utilizando recursos de análise preditiva e inteligência artificial para permitir que os clientes tomem decisões financeiras maiores.
Em alguns casos de uso, os chatbots ajudam os clientes a compensar dívidas, efetuar pagamentos, minimizar despesas e verificar saldos.
2) Tudo em Real Time
Os aplicativos ficam instalados em nossos smartphones, e nossos smartphones estão com a gente durante todo o dia, por isso nunca foi tão fácil consumir e receber conteúdo em tempo real.
Além disso, com os aplicativos, empresas podem utilizar Push Notifications para informar seus usuários de acontecimentos em suas contas, como transações, recebimentos, alertas de fraude, entre outros. Isso trouxe aos usuários mais segurança e confiabilidade nas informações do seu banco.
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3) Open API Economy
Pessoas tornaram-se mais experientes e exigentes se tratando de tecnologia, por isso esperam que os bancos ofereçam aplicativos móveis sofisticados e com serviços avançados.
Atualmente, os bancos oferecem serviços em seus próprios aplicativos ou em parceria com outras empresas e instituições financeiras. As Interfaces de programação (APIs) tornaram tudo isso possível. As APIs permitem o compartilhamento eficiente, seguro e confiável de dados entre sistemas.
Fornecer serviços e produtos de maneira integrada oferece maior flexibilidade e mais recursos aos clientes, o que aumenta o número e a frequência geral de transações.
4) Blockchain
Blockchain várias vezes é associada somente a Bitcoin e criptomoedas, porém seu potencial vai bem além disso.
Muitos dos desafios que desencorajam os clientes de otimizar o uso do mobile banking podem ser superados com o uso de tecnologias blockchain.
Blockchain garante que todas as transações realizadas pelos clientes sejam seguras. A tecnologia pode ajudar a prevenir esquemas fraudulentos, gastos duplicados, e muito mais. Além disso, aumenta a eficiência dos pagamentos móveis.
A relação entre os bancos e seus clientes está, sem dúvida, mudando. O relacionamento não é mais impulsionado por grandes bancos e banqueiros elegantemente vestidos. Pelo contrário, é impulsionado principalmente pela maior adoção de tecnologia móvel.
Aproximadamente 40% das pessoas em todo o mundo usam ativamente smartphones. Além disso, mais de quatro bilhões de pessoas usam a Internet globalmente. À medida em que mais pessoas adotam os smartphones, e aumenta a disponibilidade de Internet, surgem novas inovações tecnológicas de potencial excepcional.
Indo adiante, os Aplicativos Móveis continuarão a transformar o setor bancário, e nós clientes seremos diretamente impactados positivamente.
Octavio Braga
CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?