Legal, né!? Mas vamos ver como isso se aplica a realidade mobile?
Customer Success Mobile na prática:
São diversas ações de CS que podemos fazer, mas para que sua estratégia funcione perfeitamente é imprescindível que você se atente a esses 4 passos:
1- Onboarding
Este é o principal momento ao qual devemos nos atentar. O Onboarding começa desde o primeiro acesso do usuário no aplicativo, ele é responsável por guia-lo através de suas funções.
Sem dúvidas sua importância é enorme nesse processo pois, afinal, sem entender o funcionamento do aplicativo é muito difícil que um usuário atinja seus objetivos com o mesmo.
2- Entender o que é sucesso para o seu cliente
Agora que seu usuário conhece seu aplicativo podemos começar a fazer o que nós da Inngage adoramos: personalizar. Com isso digo entender os objetivos específicos de cada cliente para ajudá-lo precisamente.
Posso usar como exemplo um aplicativo de venda de roupas. Geralmente, cada usuário faz o download do aplicativo para realizar a compra de um item específico, uma calça, uma camiseta, entre outros.
Se você entende isso é possível criar uma experiência personalizada para seu usuário afim de ajudá-lo a encontrar exatamente o que ele procura!
3- Kickoff
Depois de entender o que realmente importa para o seu cliente, chega a hora de mostrá-lo que ele fez a escolha certa ao fazer o download de seu aplicativo.
Seguindo o exemplo anterior, supondo que o usuário está a busca de novas calças de moletom para o inverno, no kickoff você deve guiá-lo a toda a sua coleção de calças de moletom.
4- Milestones
Por fim, as milestones virão para garantir que seu cliente obtenha o sucesso que ele busca, ou como no exemplo, suas calças de moletom. Podemos dizer que essas milestones são ações ou momentos pontuais pelos quais o cliente passa para atingir seu objetivo, como Push Notifications que lhes orientam aos próximos passos.
Um exemplo excelente para isso são os aplicativos de exercícios físicos que acompanham toda a evolução do usuário e vão lhe guiando com o passar dos dias a fim de fazê-los alcançar o objetivo definido no momento do kickoff.
Conclusão
Claramente, a maior parte das suas ações ocorrerão após o momento do download, estou falando das ações In-App que ajudarão os usuários a alcançar os objetivos que seu aplicativo atende.
Haverão sim usuários ultra-engajados que exploram seu aplicativo de forma mais independente e encontram os recursos e canais mais valiosos, porém existirão outros que podem precisar de um empurrão extra.
Para isso é muito importante entender toda a jornada do usuário para ajudá-lo a alcançar o sucesso, realizando ações como: otimização do fluxo da tela e do layout do aplicativo para que os usuários encontrem os elementos de forma mais fácil ou simplificação do processo de descoberta com uma comunicação oportuna e relevante, sempre visando os objetivos do seu cliente!
Agora é com você!
Basta colocar em prática o que aprendemos e, caso haja alguma dúvida, conte com a gente! ? |