Os maiores erros dos Apps durante a Black Friday

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Os maiores erros dos Apps durante a Black Friday

Em outro post de nosso blog, comentamos sobre algumas das melhores Push Notifications da Black Friday de 2019, campanhas essas que utilizaram de estratégias como Rich Push Notifications, personalização, ofertas especiais e mais!

Contudo, em meio a tantas campanhas, é bem comum que muitos Apps acabem manchando sua imagem com campanhas que não agregam valor a seus usuários, por muitas vezes não considerarem a experiência única de cada um de seus consumidores e não se preocuparem em se tornarem SPAM.

Nesse post trouxemos alguns dos principais erros cometidos por aplicativos nesse período da Black Friday para que você possa preparar suas campanhas da melhor forma, evitando que seu App torne-se irrelevante ou até irritante para seus clientes. Confira:

 

1- Enviar notificações que não são relevantes para seus usuários

O envio de Push Notifications que não são úteis, relevantes e nem práticas para seus usuários, é um erro muito comum, porém, extremamente preocupante.

Push Notifications

Para que esse erro não ocorra, é necessário que você conheça muito bem seus usuários e entenda o que eles querem ver e receber. Provavelmente esse erro ocorreu devido ao próximo ponto:

2- Não segmentar seus usuários

A segmentação é a habilidade de criar pequenos grupos de usuários, a partir de uma grande base. É possível criar segmentos específicos filtrando usuários através de atributos em comum.

Uma das principais razões para se criar audiências de usuários é utilizar dessas informações para realizar envios mais relevantes para cada um desses públicos. De nada adianta conhecer todo histórico de utilização, por exemplo, se isso não servir para uma ação concreta.

Filtrar seu público te oferece a capacidade de criar um conteúdo personalizado e relevante para cada perfil de usuário.

A segmentação tornará uma tarefa fácil para criar automações de campanhas por contexto, pois os mesmos atributos podem ser utilizados como gatilhos para disparar campanhas através de eventos específicos, como primeiro acesso de um usuário, aniversário, retargeting de carrinho abandonado.

Esse é um ótimo jeito de criar novas experiências com os usuários e encorajar a conversão, além de poupar esforço e tempo da sua equipe.

 

3- Enviar notificações nos momentos errados

Quando digo momentos errados, não me refiro apenas aos horários inoportunos do dia, mas também ao momento da jornada que o usuário está. Não faz sentido mandar o mesmo push para um usuário que ainda está nos primeiros estágios da jornada e para um que está no final, concorda?

Para que você não cometa esse tipo de erro, é preciso que saiba o momento de cada usuário dentro da jornada para enviar mensagens que tenham sentido para determinado momento.

Como por exemplo, uma mensagem de boas-vindas para quem acabou de instalar o App, mostrando todos os benefícios do mesmo. Ou, para um usuário que ainda não realizou nenhum compra, enviar um cupom pode incentivá-lo a realizar a primeira conversão.

 

4- Não personalizar sua comunicação

Todo mundo gosta de se sentir único e especial. Por isso é tão importante utilizar da personalização em suas comunicações. As pessoas querem experiências que agreguem valor em seu dia a dia, experiências que façam sentido, em resumo, experiências que possuam contexto.

Quando pensamos em personalização, associamos à habilidade de inserir coisas como o nome de um destinatário em uma mensagem, mas isso é só o começo. Isso é feito com o que chamamos de conteúdo dinâmico, que são conteúdos de uma mesma mensagem que muda para cada destinatário.

Quanto mais dados temos disponíveis, maior a sua capacidade de segmentação, o que permite a criação de campanhas hiper-personalizadas, visto que estamos levando em conta que essas mensagens serão enviadas exclusivamente para um grupo selecionado.

Veja esses exemplos em que os Apps não utilizaram conteúdo dinâmico e fizeram suas comunicações de maneira genéricas, não utilizando recursos de nome nem de ofertas personalizadas para cada usuário.

 

Push Notifications Black Friday

Há inúmeras maneiras de criar uma comunicação personalizada. Então não tenha medo de usar recursos como nomes, geolocalização, audiências, mensagens e muito mais.

 

5- Não utilizar nenhum Rich Push

 

Rich Push

Nos últimos meses, as Rich Push Notifications se mostraram ser o futuro das notificações, sendo uma ótima ferramenta para aumentar a taxa de abertura, engajamento dos usuários, entre outros benefícios.

Não perca a oportunidade de utilizar alguns desses formatos em suas campanhas, sendo eles: imagens, GIF’s, vídeos e até mesmo áudios. Estude um pouco sobre cada formato e coloque em prática em suas futuras campanhas, tenho de que obterá melhores resultados.

 

Conclusão

Em época de Black Friday muitos Apps estarão disputando pela atenção dos usuários. Não faça como os exemplos citados nesse post, esteja preparado para se comunicar mais assertivamente e se destacar em meio a tantas ofertas.

Tem alguma dúvida sobre como melhorar o engajamento de seu público ou como aplicar essas dicas? Entre em contato aqui, que iremos te ajudar!

By |2020-10-06T22:36:47-03:0016 de dezembro de 2019|Sem categoria|0 Comments

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Head de Growth da Inngage, apaixonado por Customer Experience e Mobile Marketing. Adoro viajar, aprender coisas novas e estar sempre buscando minha melhor versão!

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