Semana passada, separamos as melhores Push Notifications da Black Friday para que possamos nos inspirar e usá-las como exemplo. Nesse post, vamos falar sobre os erros que alguns aplicativos cometeram em suas campanhas da Black…

Fique atento para não cometer os seguintes erros:

 

  1- Enviar notificações que não são relevantes para seus usuários

Se você enviou algum push que não foi útil, relevante e nem prático para seus usuários, você cometeu um erro muito comum porém, extremamente preocupante.

Para que esse erro não se repita, é necessário que você conheça muito bem seus usuários e entenda o que eles querem ver e receber. Após entender as necessidades e desejos do seu público, estude as melhores maneiras de sanar essas necessidades e como se comunicar com os usuários.

 

  2- Enviar notificações nos momentos errados

Quando digo momentos errados, não me refiro apenas aos horários inoportunos do dia, mas também ao momento da jornada que o usuário está. Não faz sentido mandar o mesmo push para um usuário que ainda está nos primeiros estágios da jornada e para um que está no final, concorda?

Para que você não cometa esse tipo de erro, é preciso que saiba segmentar suas notificações e classificar bem qual estágio cada usuário está. Após categorizar e separar os usuários, fica mais fácil para enviar campanhas segmentadas e que façam sentido.

 

  3- Não personalizar sua comunicação

Todo mundo gosta de se sentir único e especial. Por isso é tão importante utilizar da personalização em suas comunicações. As pessoas querem experiências que agreguem valor em seu dia a dia, experiências que façam sentido, em resumo, experiências que possuam contexto.

Quando pensamos em personalização, associamos à habilidade de inserir coisas como o nome de um destinatário em uma mensagem, mas isso é só o começo. Isso é feito com o que chamamos de conteúdo dinâmico, que são conteúdos de uma mesma mensagem que muda para cada destinatário.

Veja esses exemplos em que os Apps não utilizaram conteúdo dinâmico e fizeram suas comunicações de maneira genéricas, não utilizando recursos de nome nem de ofertas personalizadas para cada usuário.

Esse é o tipo de notificação que é facilmente descartada pelo usuário e, muitas das vezes, não é nem lida por eles. Se você não faz seu cliente se sentir especial, ele não lembrará da sua marca, podendo desinstalar seu App.

Há inúmeras maneiras de criar uma comunicação personalizada. Então não tenha medo de usar recursos como nomes, geolocalização, audiências, mensagens e muito mais.

 

  4- Não utilizar nenhum Rich Push

Eu sei que vocês já não aguentam mais escutar que os Rich Push são o futuro das notificações, que eles aumentam a taxa de engajamento, entre outros benefícios. Por mais repetitivo que seja, você precisa entender a importância desses formatos.

Se em suas campanhas da Black Friday você não enviou nenhum Rich Push e não está nos seus planos para as próximas ações, é hora de reformular suas estratégias.

Alguns formatos que você pode utilizar em suas notificações são: imagens, GIF’s, vídeos e até mesmo áudios. Estude um pouco sobre cada formato e coloque em prática em suas futuras campanhas, tenho certeza que você não irá se arrepender.

 

  5- Não segmentar seus usuários

A segmentação é a habilidade de criar pequenos grupos de usuários (Segmentos), à partir de uma grande base. É possível criar segmentos específicos filtrando usuários através de atributos em comum. 

Uma das principais razões para se criar audiências de usuário é tirar proveito dos seus dados.

De nada adianta conhecer todo histórico de utilização, por exemplo, se isso não servir para uma ação concreta e filtrar seu público te oferece a capacidade de criar um conteúdo personalizado e relevante para cada perfil de usuário.

A segmentação tornará uma tarefa fácil para criar automações de campanhas por contexto, pois os mesmos atributos podem ser utilizados como gatilhos para disparar campanhas através de eventos específicos, como primeiro acesso de um usuário, aniversário, retargeting de carrinho abandonado.

Esse é um ótimo jeito de criar novas experiências com os usuários e encorajar a conversão, além de poupar esforço e tempo da sua equipe.

 

Tem alguma dúvida sobre como melhorar o engajamento de seu público ou como aplicar essas dicas? Mande um e-mail para contato@inngage.com.br que nós te ajudamos!