Coronavírus: Os Impactos e Oportunidades para o seu Aplicativo
Nathan Pinheiro
25 de maio de 2020
Com o cenário de epidemia do Coronavírus e o confinamento, a internet se provou ser um mar de possibilidades para aqueles que querem sobreviver ao caos ou apenas aproveitar a baixa para construir um negócio altamente lucrativo. Afinal, se não fossem os aplicativos de entrega e reuniões, por exemplo, talvez não ocorresse tão rapidamente a adaptação durante o isolamento.
Uma pesquisa do RankMyAPP revela que, entre 20 de fevereiro e 16 de março, houve aumento de 24% em instalações de aplicativos, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Ao analisar os primeiros 16 dias de março, verifica-se um aumento de 15% com relação ao mesmo período de 2019.
Espera-se que algumas categorias possuam um alto desempenho durante a quarentena – condicionamento físico, saúde e bem-estar, entrega de alimentos etc. Curiosamente, o desempenho de aplicativos dominantes nessas categorias tem sido turvo desde o início do ano:
Uma análise interessante durante esse período se volta para os aplicativos de jogos. Considera-se geralmente que os videogames são uma categoria resistente à recessão: durante as recessões, como os consumidores exibem uma redução nos gastos discricionários, os gastos com entretenimento são direcionados para as opções de menor custo, o que significa que as vendas de jogos podem realmente aumentar (uma vez que o custo de horas de entretenimento para jogos é menor do que, por exemplo, ingressos de cinema, ingressos de parques temáticos etc.).
Somente na China , epicentro da doença, milhões de pessoas estão expostas a medidas de quarentena. Uma situação que desencadeou downloads de jogos para celular. Conforme refletido no estudo de dados realizado pela empresa de aplicativos Sensor Tower, somente durante o mês de fevereiro a taxa de download aumentou 39% em todo o mundo.
Contudo, não são apenas os jogos que estão passando por uma rápida expansão. O mercado de aplicativos em geral está passando por um momento ‘doce’, favorecido pela retirada social. Fevereiro registrou 10,4 bilhões de downloads de aplicativos , 21,9% a mais que no mesmo mês do ano anterior.
Portanto, tendo em vista o momento que estamos vivendo, todas as medidas de isolamento e o grande crescimento no setor dos Apps, mais do que nunca as empresas podem aproveitar esse período para olhar para seus aplicativos como um canal altamente estratégico, buscando oferecer uma experiência ainda mais completa para seus usuários. Por isso separamos aqui alguns pontos principais para que isso ocorra da melhor maneira:
Atente-se à sua comunicação Omnichannel
Comunique-se de forma efetiva com seus usuários utilizando de uma estratégia Omnichannel que realmente leve em conta os dados que você possui sobre seus usuários.
A experiência digital que você fornece é mais importante do que nunca – agora e depois que tudo isso acabar. À medida que as marcas transferem mais de suas atividades para o digital para atender à crescente demanda, o número de canais de comunicação com os usuários e a frequência com que eles estão sendo usados também aumentam.
Portanto, os canais que canalizam para aplicativos – como email, web, social e SMS – desempenham um papel crucial na jornada do usuário e, além disso, é fundamental a necessidade de garantir uma transição suave entre todos os canais e aplicativos digitais.
Com o crescente uso de aplicativos que vemos no mercado, mais do que nunca é de suma importância um olhar bastante crítico à experiência que está sendo entregue pelo seu App, buscando torná-la o mais amigável possível, entregando ao usuário justamente o que ele espera ao utilizar seu aplicativo.
Fale com o público certo
Durante a pandemia, os profissionais de marketing devem ser extremamente sensíveis à enxurrada diária de comunicações de marketing às quais seus clientes estão sendo expostos, de familiares, colegas e amigos, bem como às marcas e personalidades que seguem.
Um ponto chave é segmentar sua base de usuários, disparando os avisos mais importantes para todos os clientes, enquanto limita certas mensagens a públicos mais envolvidos.
Além disso, uma boa segmentação de usuários é essencial para agregar ainda mais valor a esses usuários, entregando-lhes somente conteúdos que fazem sentido para eles. Afinal, segundo pesquisas, uma comunicação personalizada, criada para um determinado perfil de cliente, pode aumentar em até 2,3x as taxas de conversão de um App, como você pode ver no gráfico abaixo:
Mostre-se presente e ativo
À medida que nossas vidas passam para o digital em um ritmo ainda mais rápido e estamos restritos a trabalhar em casa, nos deparamos com mais informações e cada vez mais sentimos a necessidade de permanecer conectado.
Esse é um grande desafio para as marcas, pois elas precisam atualizar suas mensagens e conteúdo em um ritmo rápido e ajustá-las às suas audiências globais à medida que a situação evolui.
Comece aproveitando os pontos de contato existentes por meio da mídia de propriedade e informe aos usuários como você está lidando com a situação, atualizando seu aplicativo e site com conteúdo relevante.
Vá direto ao ponto, agora, todas as caixas de entrada estão cheias de mensagens sobre o COVID-19, por isso é melhor concentrar-se na conexão específica do cliente com sua marca.
Fale sobre quais medidas você tomou para ajudar suas comunidades locais. Além de desenvolver uma cadência regular de comunicações relevantes com os usuários, pois as notícias do COVID-19 estão se movendo rapidamente e as informações podem ficar desatualizadas rapidamente.
Conclusão
Como pudemos ver nos últimos meses, o COVID-19 já causou inúmeros impactos na economia e, com certeza, provocou diversas mudanças na maneira como nos relacionamos e utilizamos a tecnologia, acelerando o processo de transformação digital de várias empresas. Nesse contexto, o canal mobile tornou-se um ponto chave no relacionamento com clientes.
Tendo isso em vista, certifique-se de que as mensagens certas sejam enviadas aos usuários certos e meça o impacto de seus esforços de divulgação para identificar áreas em que eles podem fazer melhor.
O envolvimento bem-sucedido do cliente envolverá transparência, abertura e autenticidade, incorporando feedback robusto e comunicação interna – sempre lembre-se de trabalhar em estreita colaboração com os colegas e reavaliar continuamente o impacto dessa situação, conforme necessário.
Além de resiliência, teremos que ter a capacidade de passar por essa situação difícil aprendendo a crescer com ela. Mais do que nunca é preciso adotar uma abordagem criativa, agregar valor a seus clientes e manter suas mensagens consistentes, a fim de se fortalecer com essa crise.
Buscando ajudar aplicativos a passar da melhor maneira por esse cenário, a Inngage está auxiliando todos os seus clientes e demais aplicativos durante esse momento, por isso, conte conosco para colocar em prática sua estratégia de engajamento e gerar ainda mais valor para seus usuários.
Nathan Pinheiro
Head de Growth da Inngage, apaixonado por Customer Experience e Mobile Marketing. Adoro viajar, aprender coisas novas e estar sempre buscando minha melhor versão!