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Automação de Marketing não é a Bala de Prata para seu problema de Retenção Mobile

Octavio Braga

9 de junho de 2020

Push Notifications

Se você deseja melhorar as taxas de retenção de seus usuários, provavelmente está se afogando em uma enxurrada de propostas de todas as plataformas de mobile marketing. Dê um passo atrás nessa lista tentadora de novas e brilhantes ferramentas de martechs e respire.

Simplesmente automatizar seus processos de mobile marketing não aumentará magicamente seus números de retenção.

Deixe-me ser claro: as ferramentas são ótimas. Quase todas as ferramentas de automação de mobile marketing vão resolver o problema das dificuldades dos grandes CRM’s em proporcionar uma boa experiência para Mobile, com uma automação bem estruturada.

Além disso, essas ferramentas ajudam a resolver o problema do alto volume que os profissionais de marketing enfrentam. A automação é um benefício real para aqueles que lutam para realizar muitas das tarefas tediosas do relacionadas ao marketing.

Mas simplesmente jogar uma ferramenta na mistura não é a solução.

O sonho de uma solução mágica

À medida que sua organização luta para manter os usuários de aplicativos móveis ativos, muitos ficam em busca de uma solução mágica, buscando diferentes plataformas que possam ajudar nesse desafio.

Contudo, não espere que esta plataforma resolva seus problemas no momento em que você a liga.

No final do dia, é como comprar uma chave inglesa quando sua torneira está vazando. Nenhuma ferramenta solucionará o problema, a menos que seja usada da maneira correta.

Ao avaliar uma ferramenta, você verá que cada marca é única em suas necessidades atendidas. Faça as perguntas certas para cada fornecedor e avalie adequadamente cada opção.

A solução do seu problema de retenção precisa mais do que apenas uma ferramenta de automação de marketing móvel. Também requer:

  • Uma revisão da experiência do usuário e/ou da interface do usuário
  • Otimização do fluxo do usuário e simplificação de sua jornada
  • Estratégias de engajamento que movem os usuários em direção à conversão e criam lealdade

O que é uma automação de mobile marketing?

A automação de mobile marketing é uma funcionalidade de certas plataformas que permite aos profissionais de marketing executar e gerenciar processos de marketing de seu aplicativo. Esses processos podem ser qualquer coisa, desde o agendamento de Push Notifications até seu envio baseado em critérios da jornada do usuário.

O objetivo do software é facilitar a realização de tarefas de mobile marketing e permitir que o sistema facilite a execução de tarefas comuns, incluindo: segmentar usuários, agendar mensagens e personalizar ofertas.

Como a automação de marketing pode ajudar na retenção

Com isso dito, a automação fornece um aumento poderoso em todos os processos que lidam com a retenção. Quando você a usa para ajudar adequadamente suas estratégias, ela pode efetivamente aumentar as conversões e a receita de seus negócios.

Confira 4 maneiras pelas quais a automação de campanhas de mobile marketing pode impulsionar a retenção e o crescimento da base de usuários:

1. Auxilia na segmentação do usuário

Em uma pesquisa da Liana Technologies, 68,5% dos entrevistados disseram que o envio personalizado e segmentado de mensagens é o benefício mais importante da automação de marketing.

Suas opiniões são respaldadas por resultados práticos: as notificações push personalizadas podem aumentar o envolvimento de um usuário mobile em quase 10%.

2. Melhora a experiência do cliente

Definimos a experiência do cliente como a soma de todas as interações entre um usuário e sua marca. E a automação pode melhorar essas interações em duas áreas: tempo e personalização.

Timing

Algo essencial para campanhas omnichannel é que as ações ocorram no tempo certo. Com ferramentas que possibilitam essa automatização, você consegue definir o momento certo no qual seu cliente receberá uma mensagem ou qualquer outra interação.

Dessa forma, sua ferramenta de automação de mobile marketing pode usar os dados por trás de cada segmento de usuário e enviar notificações baseadas nas ações desses clientes ou em seu comportamento de compra

Conteúdo Personalizado

A segunda maneira pela qual a automação pode te ajudar a entregar uma melhor experiência a seu cliente é enviando o conteúdo que o usuário deseja receber.

Lembre-se de que 77% dos compradores desejam conteúdo diferente em cada estágio de sua pesquisa/jornada. Portanto, enviar um programa de fidelidade a alguém que está apenas aprendendo sobre sua marca será uma maneira fácil de perder esse usuário.

Por exemplo, um usuário na camada de reconhecimento é alguém que clicou em uma notificação por push ou acabou de iniciar o aplicativo. Você não deseja inundá-los ainda com pacotes de produtos e códigos promocionais. Envie a eles lembretes para concluir determinadas ações no aplicativo ou destacar os principais recursos.

3. Conduz o processo de onboarding

Atualmente, automatizar seu processo de onboarding parece algo básico, mas você ficará surpreso com quantos aplicativos móveis ainda enviam essas comunicações de maneira aleatória, reunindo e-mails e notificações por push que dependem mais de sorte e supervisão manual do que o pensamento estratégico real.

O truque é usar a automação para facilitar o onboarding de seus usuários – envie uma cadeia de e-mails e notificações push específicas para um segmento de usuários e permita que a campanha siga seu curso.

4. Aumenta a conversão de carrinhos abandonados

A taxa média de abandono de carrinho em 2018 foi de 76% .

Provavelmente, uma das principais utilidades da automação de marketing é ajudar a recuperar o grande número de carrinhos abandonados que você vê diariamente.

Faça com que sua plataforma de mobile marketing envie um lembrete automático para um cliente que deixou um item no carrinho e continue enviando lembretes diariamente até que esse item seja comprado ou excluído do carrinho.

Permita que esses dados enviem anúncios direcionados ao cliente para que eles vejam o mesmo item quando estiverem navegando no Facebook ou lendo seus e-mails em um serviço online.

A automação de mobile marketing é apenas uma ferramenta

No final, qualquer que seja a ferramenta para automatizar suas campanhas de mobile marketing que você escolher, lembre-se de que é apenas uma ferramenta que ainda precisa ser usada corretamente para solucionar seus desafios de engajamento e retenção de usuários.

Contudo, esse processo se torna bem mais fácil se você selecionar uma plataforma focada em mobile marketing como a da Inngage, que oferece um conjunto completo de ferramentas de automação e segmentação de mobile marketing e todo o suporte necessário pra que isso seja feito da melhor forma.

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Octavio Braga

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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