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10 Maneiras de Aumentar o Engajamento de Usuários Mobile

Maria Beatriz Garcia

8 de setembro de 2020

Com o crescimento do mercado mobile, fazer com que seu App se destaque virou um enorme desafio. Afinal, estamos falando de mais de 5 milhões de aplicativos no mundo. Fazer com que as pessoas baixem e usem o seu App com certa constância não é uma tarefa muito fácil.

Além de se destacar e conquistar a tão desejada instalação, é necessário usar estratégias para manter o usuário utilizando seu App. Para te ajudar nesse grande desafio, listamos 10 insights de como aumentar o engajamento do seu App trazendo algumas dicas que irão ajudar a melhorar a experiência do seu usuário em todas as etapas da jornada do usuário mobile.

 

1. Faça com que o seu Aplicativo se destaque na App Store

O envolvimento começa com a primeira interação do usuário com seu aplicativo e isso acontece na App Store. Reserve um tempo para pensar sobre por que as pessoas vão querer dar uma chance ao seu aplicativo. Quais problemas você está tentando resolver? Como você usa seu aplicativo? Concentre-se nos benefícios.

Os feedbacks podem influenciar na posição no qual seu App aparece dentro da App Store. Para isso, utilizar ferramentas de ASO fazem a diferença. Não se esqueça que também é útil examinar regularmente os aplicativos em destaque. Eles geralmente fornecem uma boa inspiração.

 

2. Eduque os usuários com um bom App Onboarding

Se os detalhes do App na loja são considerados um aperto de mão, o onboarding será a primeira conversa que você terá com usuários em potencial. Com o onboarding, sua meta é realmente colocá-los para dentro e fazer com que usem seu aplicativo.

Um erro comum é usar o onboarding para ensinar as pessoas a usar um aplicativo. O onboarding não deve ser um tutorial, porque ainda não há familiaridade com seu aplicativo. Em vez disso, continue a se concentrar em educar os usuários sobre os benefícios de seu aplicativo, mostrar seu valor.

 

3. Deixe os usuários conhecerem seu App

Aplicativos que requerem algum tipo de login ou autenticação, nunca devem exigir que seja usado antecipadamente. Em vez disso, permita que os usuários explorem seu aplicativo o máximo possível e só solicite o login, ou autenticação quando necessário. Essa abordagem continua a desenvolver a ideia de mostrar o valor do seu aplicativo antes que o usuário realmente tenha que se comprometer com ele.

A maneira simples de abordar esse problema é que, enquanto estiver em um modo de navegação ou somente leitura, nenhum usuário precisa se autenticar. Assim que o usuário desejar realizar uma ação, ele será solicitado a criar uma conta. Isso também funciona bem para aplicativos que exigem acesso pago, ou assinaturas apenas para dar aos usuários uma amostra do aplicativo.

 

4. Siga as práticas recomendadas para solicitações de permissão de aplicativos

Como já detalhamos, é importante fazer as solicitações de permissão da maneira certa. Caso contrário, você pode mais uma vez assustar os usuários e fazer com que excluam imediatamente seu aplicativo.

As recomendações que sugerimos incluem pensar sobre o timing, contexto, tom, linguagem e mensagem. Como comentamos aqui nesse artigo, o soft ask é uma estratégia interessante para aumentar o opt-in dentro do App. Também é importante ter um plano para lidar com usuários que, por acidente ou propositalmente, negam essas solicitações de permissão.

 

5. Torne a velocidade um recurso em seu aplicativo

A sociedade está mais exigente do que nunca. Mais e mais varejistas podem entregar produtos no mesmo dia. As pessoas podem pegar uma carona com o toque de um botão.

Inerente à velocidade é que tudo nos bastidores está funcionando bem. Isso não significa que o aplicativo esteja totalmente livre de bugs. Isso significa, no entanto, que os recursos principais são rápidos e confiáveis. Se seu aplicativo não for rápido e confiável cada vez que for aberto, é apenas uma questão de tempo antes de ser abandonado.

 

6. Não se esqueça das Push Notifications!

Aplicativos que ficam “quietos” por longos períodos de tempo podem ser esquecidos e eventualmente excluídos. Isso não significa que você deve enviar SPAM aos usuários, mas deve pensar em Push Notifications relevantes que os atraiam de volta ao seu aplicativo.

Hoje, as Push Notifications podem ser personalizadas, o que as torna ainda mais relevantes. Você pode direcionar dispositivos, plataformas, usuários que realizaram certas ações e muito mais.

 

Nesse artigo falamos de como as Push Notifications pode ser uma grande aliada na sua estratégia de engajamento.

 

7. Vá fundo com deep links

As notificações, seja via SMS ou Push, são ainda mais poderosas ao usar deep links em seu aplicativo. Utilizando os parâmetros corretos, você pode direcionar usuários para qualquer lugar do seu App, como ofertas específicas ou páginas de benefícios. Por exemplo, e-commerces podem enviar automaticamente os usuários para o carrinho quando uma notificação é clicada, ajudando aumentar as vendas feitas no app.

 

8. Facilite o contato com você

O feedback dos usuários é a força vital do seu aplicativo e uma maneira simples de aumentar o engajamento. Ainda assim, muitos tornam quase impossível entrar em contato com eles. Os usuários então colocam esse feedback diretamente em uma avaliação da app store em vez de compartilhá-lo com você.

Forneça acesso fácil a seu FAQ, bem como entrar em contato com você. Você pode enviar uma resposta automática informando que você recebeu a solicitação e forneça as expectativas sobre o tempo de resposta normal.

 

9. Mantenha seu aplicativo atualizado

Deixar de manter seu aplicativo atualizado pode fazer com que os usuários saiam em busca de outras opções ao longo do tempo. As atualizações aparecem nas lojas de aplicativos e demonstram aos usuários que você está comprometido com seu App. Eles também são uma ótima maneira de comercializar novos recursos para seus usuários.

 

10. Crie uma experiência

Embora seja uma consideração mais ampla, o engajamento florescerá quando você pensar em criar uma experiência, não apenas um aplicativo ou recurso.

Atualmente, os Apps são pessoais, têm uma conexão humana e são contextuais. Eles precisam ser planejados e pensados ​​em todos os detalhes para gerar uma experiência única para seus usuários.

 

Conclusão

Todas essas estratégias para impulsionar um melhor engajamento, precisam ser analisadas mais a fundo para gerar resultado. É difícil, senão impossível, manter seu aplicativo focado em seus usuários e no que eles precisam quando você não tem conhecimento sobre seu público.

Entenda a maturidade, o momento no qual seu App encontra para entender quais dessas estratégias podem funcionar para o seu aplicativo. Se precisar, conte com a ajuda de profissionais especialistas para te orientar.

Caso deseje entender melhor como a Inngage pode te ajudar a aumentar o engajamento e a retenção do seu App, fale com um de nossos especialista clicando aqui!

Maria Beatriz Garcia

Gerente de Marketing na Inngage

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