Como Usar In-App Messaging para Reter Seus Usuários

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Como Usar In-App Messaging para Reter Seus Usuários

Como um canal de mensagens móveis, as in-app messages são altamente eficazes. Uma pesquisa revelou que as in-app messages geralmente recebem 8 vezes as taxas de resposta direta das push notifications.

Em combinação com push notifications, as in-app messages recebem uma taxa média de engajamento de 26% para aplicativos de desempenho médio, já para aplicativos de alto desempenho (aqueles no percentil 90) recebem uma taxa de leitura de 44%, portanto, a oportunidade de engajamento por meio de in-app messages é bem alta.

Como são um canal de comunicação mais pessoal, os usuários esperam receber informações úteis e relevantes. In-app messages são uma maneira ideal de se comunicar com eles sobre os pontos de interesse relevantes mais recentes quando eles abrem seu aplicativo. In-app messaging é um componente-chave na estratégia de engajamento do cliente, na qual atinge os usuários no lugar certo, na hora certa.

 

O que é In-app messaging?

As In-app messages são notificações hiper-direcionadas enviadas aos usuários enquanto eles estão usando um aplicativo móvel ou desktop. Elas permitem que os profissionais de marketing engajem os usuários na hora certa, para facilitar a integração, compartilhar atualizações de produtos, oferecer suporte ou promover ofertas relevantes.

Como as In-app messages são acionadas quando um usuário está ativo dentro de um aplicativo, elas são uma maneira especialmente produtiva de aumentar a tração com seus usuários mais engajados. Sua capacidade de ser aproveitada para aplicativos da web e móveis as torna um componente-chave de uma estratégia de integração, suporte e marketing coesa.

Existem vários tipos diferentes de In-app Messages que você pode enviar, são elas:

Review: Você pode usar in-app messages para pedir aos usuários que participem de uma pesquisa, ou solicitar que os usuários avaliem seu aplicativo ou postem um comentário. Isso permite que você aprenda novas maneiras de melhorar a experiência do usuário, ao mesmo tempo que identifica os usuários que classificariam seu aplicativo positivamente.

Carrosséis mobile: Os carrosséis permitem que você receba novos usuários com onboarding, destaque novos recursos, compartilhe promoções de marketing ou anúncios de produtos e oferecer suporte aos clientes de forma proativa com dicas úteis, tudo em seu aplicativo.

Como exemplificado abaixo, os carrosséis são experiências de tela inteira, ao contrário de chats e postagens.

 

 

Tours de Produtos: Os tours de produto são uma solução apenas para desktop, na qual o usuário é conduzido pela UI do produto, destacando os recursos dos mesmos.

 

Quando e onde usar in-app Messaging?

As campanhas de In-app Messaging são eficazes por causa de sua capacidade de hiper-direcionar mensagens com base no comportamento do público, atributos e seu lugar na jornada do usuário. Por isso, pode ser usada estrategicamente para:

 

  1. Reter usuários

Manter os usuários de longo prazo é difícil, não importa em qual setor você esteja. E esse problema é particularmente acentuado para a retenção de dispositivos móveis – cerca de 68% dos usuários acessam um aplicativo móvel menos de 10 vezes após baixá-lo da loja de aplicativos.

In-app Messaging é uma ótima ferramenta para fornecer dicas valiosas e lembrar os usuários por que eles devem continuar usando seu aplicativo ou dar opt-in em determinados recursos.

Você também pode enviar mensagens proativas para resolver dúvidas comuns dos clientes através de mensagens automatizadas, assim você poderá informá-los antes mesmo que as dúvidas apareçam. Aborde perguntas simples, como “Onde posso ver os detalhes da minha conta?” ou notifique-os no caso de uma emergência: “Nosso aplicativo está passando por uma interrupção. Notificaremos você quando estivermos funcionando novamente.”

 

  1. Converta usuários que estão em trial

A In-app Messaging também podem desempenhar um papel crucial em sua estratégia de expansão para usuários em trial e clientes atuais. A melhor maneira de fazer isso é mostrar as limitações de sua assinatura atual e, ao mesmo tempo, atraí-los com recursos mais avançados.

Por exemplo, o aplicativo de edição de fotos VSCO bloqueia seus filtros de fotos premium e gera uma In-app Message que permite ao usuário saber que o recurso está disponível apenas com uma assinatura paga.

 

 

  1. Fazer Onboarding

Para deixar os usuários confiantes e prontos para usar seu aplicativo, você pode usar in-app  para criar um guia completo de recursos importantes que eles precisam saber utilizar o app sem dificuldades. A melhor maneira de fazer isso é criar experiências divertidas, fáceis de seguir e guiadas que orientem o usuário e o mantenham focado na conclusão de tarefas que levam à adoção.

Carrosséis móveis são uma maneira de fornecer uma experiência de integração perfeita para seus usuários em seu aplicativo.

 

  1. Promova recursos de destaque

Se você estiver realizando uma promoção em seu site, use in-app message para exibir essa mesma promoção em desktop e mobile para manter uma experiência consistente entre plataformas.

Ao promover um novo recurso de produto, a in-app message pode mostrar aos usuários como ativar esse recurso ou como começar a usá-lo. O Yelp faz isso com o recurso “Coleções do Yelp” em seu aplicativo móvel.

 

 

Você também pode usar um carrossel para destacar esses novos recursos e convidar os clientes a “experimentar agora!”

 

 

  1. Obtenha feedback dos usuários

In-app messages também são uma ótima maneira de obter feedback do cliente sobre como eles estão usando o aplicativo. Por exemplo, se um usuário abriu seu aplicativo todos os dias durante uma semana, você pode enviar uma mensagem pedindo feedback para entender melhor o que eles estão achando do seu App.

 

Diferenças entre push notifications e in-app messages

Push notifications e in-app messages são os dois tipos de canais de mensagens diretas, mas diferem principalmente na forma como são usadas. Na maior parte, as push notifications trazem as pessoas de volta ao produto, enquanto as in-app messages incentivam o uso e educam os usuários a usarem o app.

Push Notifications: enviadas mesmo se um usuário não estiver ativamente em um aplicativo. As push notifications são enviadas diretamente para a tela inicial do celular do usuário e, muitas vezes, tentam reconquistá-lo para fazer uma compra, concluir uma meta ou manter-se atualizado sobre a atividade do aplicativo.

As push notifications têm como objetivo fazer com que os usuários voltem ao aplicativo. Eles também podem ser usados ​​para enviar atualizações em tempo real sobre o status do pedido, alertas de segurança, etc.

In-app Messages: As in-app messages só podem ser visualizadas quando você está usando o aplicativo. Seu objetivo é mostrar os recursos dos usuários ativos, material promocional, atualizações e outras informações relacionadas ao aplicativo.

 

Conclusão

As in-app messages são usadas estrategicamente para conduzir os usuários depois que eles entram dentro do aplicativo. Podem ser usadas para diferentes tipos de estratégias e ao serem usadas em conjunto com as Push Notifications, podem trazer resultados ainda melhores.

Aqui na Inngage trabalhamos com essas duas ferramentas para buscar melhores resultados na performance de aplicativos móveis. Caso tenha uma dúvida, ou queria falar com um de nossos especialistas, entre em contato conosco clicando aqui!

By |2020-11-03T15:45:34-03:0030 de outubro de 2020|Canais, Engajamento, Retenção|0 Comments

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