Deep Links Mobile: Dicas Essenciais para seu App
Maria Beatriz Garcia
2 de dezembro de 2020
Deep Links são uma parte essencial do kit de ferramentas do profissional de mobile marketing.
Os deep links permitem que as Push Notifications enviem os usuários diretamente para páginas específicas dentro de um aplicativo, tornando mais fácil para os usuários reconsiderar um carrinho abandonado, visualizar novo conteúdo, comprar uma promoção, ou se apaixonar por novos recursos.
Neste artigo, falaremos sobre os fundamentos dos deep links de aplicativos móveis e como você pode usá-los para enviar push notifications que encantam os usuários de seus aplicativos.
O que é Deep Linking Mobile?
Deep linking, em termos mais simples, é a capacidade de linkar algo, como uma mensagem, diretamente ao conteúdo de seu aplicativo.
Em vez de simplesmente iniciar o aplicativo e deixar os usuários na tela inicial, clicar em um deep link leva os usuários a uma tela específica em seu aplicativo. Pense em páginas de produtos, perfis, novos conteúdos ou carrinhos de compras.
Você pode usar um Deep Link para levar seus usuários em um lugar específico do App através de:
– Link da Web para o aplicativo
– Anúncio para o aplicativo
– Push Notifications para o aplicativo
– SMS para o app
– E-mail para o aplicativo
– Post nas mídias sociais para o aplicativo
– Aplicativo para aplicativo
– Lista de resultados de pesquisa para aplicativo (usando indexação de aplicativo)
Use Deep Links para melhorar a experiência do usuário mobile
Os usuários mobile têm grandes expectativas. Não basta que os aplicativos sejam rápidos, confiáveis e seguros – os usuários exigem uma experiência personalizada. E é exatamente isso que os deep links ajudam você a oferecer.
Os deep links permitem que os profissionais de marketing e desenvolvedores de aplicativos ajustem a maneira como os usuários interagem com seus aplicativos.
Com deep links, os profissionais de mobile marketing podem criar campanhas personalizadas que ajudam os usuários – fornecendo conteúdo útil e relevante em vez de um chato “Estamos com saudades!” .
Na verdade, para os profissionais de marketing, o deep linking é uma tática matadora para retenção e engajamento, porque leva os usuários a pontos de conversão específicos dentro do aplicativo, ajustados por seu comportamento anterior ou interesses declarados.
Benefícios do Deep Linking em aplicativos móveis
Digamos que você receba uma push notifications sobre um item da sua lista de desejos que agora está à venda. Você toca no link para abrir o aplicativo e adicionar o item ao seu carrinho, mas o “non-deep link” simplesmente o levará na tela inicial do aplicativo. Você terá que navegar de volta para a lista de produtos, o que pode ser irritante na melhor das hipóteses. Você pode até decidir que não vale a pena e fechar o aplicativo.
Deep links proporcionam transições sem atrito e melhores experiências do usuário.
E eles funcionam: os aplicativos que implementam deep links têm demonstrado dobrar a retenção de usuários em 1 dia, 7 dias e 30 dias.
Na verdade, os usuários que receberam deep links mostraram o dobro da taxa de ativação e visitaram o aplicativo duas vezes mais do que os usuários que não receberam deep links.
Usar deep links é responsável por um aumento médio de 66% nas conversões. Isso não é nada desprezível.
O desafio do Deep Linking para celular
Infelizmente, nem tudo é um mar de rosas. O deep linking móvel também tem um grande desafio em sua implementação.
Ao contrário dos URLs e endereços da web que são padronizados em dispositivos e plataformas, os deep links não são universais. Para iniciar seu aplicativo Android, você precisará de um Deep link diferente daquele necessário para iniciar seu aplicativo iOS.
Isso pode gerar confusão para desenvolvedores de software e profissionais de mobile marketing, cada um precisando ter deep links diferentes, dependendo da plataforma móvel.
Como Push Notifications com Deep links podem aumentar o engajamento
Uma mensagem push personalizada e oportuna pode ser incrivelmente eficaz para engajar os usuários. Mas uma notificação direcionada e bem escrita que deixa os usuários entusiasmados com um novo recurso ou promoção apenas para levá-los na tela inicial? É uma oportunidade perdida.
Aqui estão alguns exemplos de deep links em push notifications para encantar os usuários e aumentar o engajamento, as conversões e a retenção.
Deep Link para promoções e produtos específicos
Leve os usuários diretamente para a página da categoria relevante ou lista de produtos.
Deep Link para novos recursos
Você lançou um novo recurso empolgante, mas os usuários estão demorando um pouco para descobri-lo por conta própria. Ajude-os a aprender e adotar recursos ou funcionalidades importantes com mais rapidez.
Deep Link para conteúdo baseado em localização (requer acesso à localização)
Envie uma push notifications com um Deep link para a página ou cupom de um restaurante próximo enquanto um usuário estiver na área.
Deep Link para notícias de última hora e conteúdo de tendência
Mantenha os usuários informados sobre as últimas notícias à medida que acontecem, sem pesquisar ou navegar pelas categorias de conteúdo.
Deep Link para conteúdo personalizado
Compartilhe atualizações sobre artistas ou tópicos de conteúdo nos quais um usuário mostrou interesse, produtos relacionados com base no histórico de compras, uma nova mensagem em sua caixa de entrada, etc.
Deep Link para personalizar a experiência de Onboarding
Traga novos usuários que não foram ativados com sucesso de volta ao fluxo de integração com incentivos especiais ou aplique automaticamente um código promocional clicado ao primeiro pedido.
Deep Link para recapturar carrinhos abandonados
Envie os usuários de volta a um carrinho de compras abandonado ou a uma página específica no processo de checkout.
Deep Link para melhorar as campanhas de reengajamento
Usuários inativos não estão abrindo seu aplicativo, então você precisa usar canais externos como push notifications para alcançá-los. Use deep links para direcionar esses usuários diretamente ao seu conteúdo no aplicativo mais envolvente, ou incentive ações que comprovadamente reengajam os usuários.
Deep Link para ativar parcerias com outros aplicativos
A parceria com outros aplicativos pode ajudá-lo a fornecer uma experiência de usuário ainda melhor. Por exemplo, a Yummly fez parceria com a Instacart * para permitir que os usuários adicionem ingredientes da receita para entrega com um único toque. O Yelp e o OpenTable formaram uma parceria para tornar a reserva de um lugar em um restaurante badalado rápido e fácil.
O uso de deep links adiados * por meio de um serviço como o Branch pode garantir que os usuários que não têm o aplicativo parceiro instalado sejam enviados ao local adequado.
Conclusão
Deep link é uma ferramenta poderosa de mobile marketing. Mas, como qualquer ferramenta, você precisa saber como usá-los corretamente para colher os benefícios.
Como os deep links levam os usuários diretamente para o conteúdo do aplicativo, isso pode tirá-los do fluxo de usuário ideal pretendido. Você precisa ser estratégico sobre como usar deep links, especialmente quando se trata de novos usuários.
Dê uma olhada em cada tela em seu aplicativo. Se você colocasse um novo usuário nessa página, ele entenderia o que seu aplicativo faz? Eles precisariam ter registrado uma conta, adicionado informações de faturamento, etc., para concluir a ação desejada?
Os deep links devem levar os usuários diretamente ao conteúdo pretendido, sem nenhum login obrigatório ou páginas que não fazem sentido os interrompendo. Planeje cuidadosamente como sua estratégia de deep links funcionará com a estrutura e a lógica do seu aplicativo para aprimorar a experiência do usuário – não interrompê-la.
A Inngage fornece push notifications com deep links que permitem que você personalize a experiência do usuário para aumentar a retenção, conversão e o engajamento do seu App. Fale com nosso especialista aqui que iremos ajuda-lo!
Maria Beatriz Garcia
Gerente de Marketing na Inngage