Personalização em CRM: Como Destacar Suas Campanhas
Maria Beatriz Garcia
12 de abril de 2021
Destacando suas campanhas de marketing
Os clientes querem se sentir especiais, por isso é importante investir em personalização. É aqui que o seu CRM entra em ação, já que ele fornece uma grande quantidade de informações sobre os usuários do seu aplicativo para você personalizar as comunicações.
Para uma campanha de marketing se destacar, é preciso usar os dados do cliente de forma correta e estratégica. Você precisa levar a mensagem certa ao público certo no momento certo com o canal certo. Para isso, você deve conhecer as necessidades dos seus clientes potenciais e existentes.
Sua empresa pode usar os dados coletados pelo CRM para criar campanhas de marketing personalizadas e ainda rastrear os resultados, usando uma variedade de métricas para medir o desempenho.
Dessa forma é possível ajustar as campanhas para obter melhores resultados ou cancelar campanhas que claramente não estão dando certo. Isso permitirá que você faça um melhor uso do seu orçamento de marketing.
O que é CRM?
CRM significa “gerenciamento de relacionamento com o cliente”. O objetivo desse sistema é melhorar as relações comerciais com os clientes. Ele abrange todas as estratégias, métodos e processos que envolvem o uso de dados para desenvolver, melhorar e gerenciar relacionamentos com os usuários do seu app.
Por meio do CRM, as empresas segmentam clientes em grupos de acordo com uma ampla gama de características, como dados demográficos, idade, localização geográfica, profissão, faixa etária, sexo etc. Além disso, há outros dados fundamentais nesse processo, por exemplo: compras recentes e anteriores, preferências pessoais etc.
Usando os detalhes do histórico de transações dele, você pode conhecer seus interesses. Esses dados podem ser usados para direcionar melhor suas campanhas para aumentar as oportunidades de vendas.
Mas é preciso usar a personalização de forma inteligente para obter bons resultados. As informações obtidas permitem criar perfis de clientes bem definidos e, em seguida, personalizar suas mensagens para atingir grupos de clientes muito específicos.
Os CRMs gerenciam e melhoram a maneira como você:
– Coleta informações dos usuários do seu aplicativo, desde a primeira interação até o final do ciclo de vida do cliente.
– Segmenta seus clientes para executar campanhas de marketing eficazes.
– Usa as informações coletadas dos usuários para otimizar o processo de vendas.
– Rastreia e gerencia as interações do cliente para maximizar sua satisfação e retenção.
A importância da personalização em CRM
À medida que os sistemas de CRM se tornam mais sofisticados, a personalização tende a crescer em importância. Os clientes não apenas respondem de forma positiva à personalização das campanhas, mas também esperam por isso.
Então, para fazer sua campanha se destacar, você precisa personalizá-la de acordo com a base de usuários para a qual está enviando. A personalização da mensagem vai mais além de simplesmente usar o nome do cliente.
Quando uma campanha via SMS, Push Notifications ou In-app Message é personalizada, o usuário tende a interagir com a proposta do app.
Isso requer certo esforço, mas compensa, já que oferece uma taxa de resposta melhor. Uma mensagem altamente direcionada é mais eficaz e também ajuda a construir um relacionamento com o cliente.
Quanto mais você investir em personalização em seu CRM, maior será a vantagem que seu aplicativo terá sobre a concorrência. O conhecimento obtido a partir dos dados dos usuários do seu app ajudará a expandir seus negócios.
Criação de conteúdo personalizado
Os usuários mobile não gostam de mensagens de marketing impessoais que começam com introduções genéricas como “Prezado cliente”. Então, não cometa o erro de tratar todos os usuários do seu app da mesma forma.
O melhor a fazer é criar uma campanha sob medida para sua base de clientes. Sem dúvida, isso deve chamar a atenção do seu público. Saiba que um conteúdo personalizado resulta em maiores taxas de resposta, percepção positiva da marca e receitas mais altas.
Os dados de CRM ajudam a avaliar e classificar o quão próximo os clientes potenciais estão em conformidade com os perfis de comprador ideais para priorizar oportunidades lucrativas.
Como personalizar seu CRM?
Antes de mais nada, ao começar a trabalhar em uma campanha, é preciso se dedicar a segmentação. Definitivamente, ao dividir os usuários do seu aplicativo em grupos você poderá entender melhor sua base de clientes e identificar quais suas necessidades.
A partir disso, torna-se mais fácil definir como cada segmento deve ser tratado e quais conteúdos e designs devem gerar bons resultados em termos de conversão.
Depois dessa etapa, considere o seguinte elemento: o tempo. Por exemplo: ao analisar o engajamento de uma campanha você percebe que ocorre uma interação maior no turno da tarde por parte de alguns segmentos de clientes.
No entanto, outros públicos interagem mais pela manhã. Portanto, com base no interesse do seu público, você pode personalizar o tempo de sua campanha.
Da mesma forma, isso acontece com a personalização de CRM baseada em canais. A maioria dos usuários pode preferir receber Push Notifications, enquanto outros são mais receptivos as mensagens SMS ou In-app Message.
A ideia é identificar qual canal é melhor para cada usuário, com o objetivo de não bombardeá-lo com campanhas em diferentes canais. Portanto, integrar os principais canais de comunicação do seu aplicativo ao sistema de CRM da sua empresa facilita a personalização de suas campanhas direcionadas a diferentes segmentos de usuários.
Com relação à personalização de CRM baseada no seu público, é preciso entender as necessidades individuais de cada cliente. Por exemplo: um usuário solteiro tem interesses diferentes de um casado e assim por diante.
Conclusão
Seu CRM não é apenas uma coleção de dados dos usuários do seu app, ele oferece informações acionáveis para a criação de melhores campanhas. A personalização do CRM desempenha muitas funções úteis, pois contribui para avaliar e repetir campanhas de alto desempenho e assim evitar a repetição de campanhas insatisfatórias.
Vivemos em um mundo supersaturado com mensagens de marketing, por isso ignoramos muitas coisas. Mas, quando as pessoas sentem que estão recebendo um tratamento especial tentem a responder de forma satisfatória às campanhas de uma empresa.
Maria Beatriz Garcia
Gerente de Marketing na Inngage