Abordagem Full-funnel para Mobile App Growth
Maria Beatriz Garcia
30 de abril de 2021
Mobile app growth é uma estratégia de longo prazo que usa técnicas inovadoras baseadas em dados para nutrir o relacionamento da marca com o cliente em cada estágio do funil, desde a aquisição até o engajamento e a retenção. Também conhecido como marketing de crescimento, é uma abordagem completa do funil de vendas.
Para o crescimento do seu aplicativo, você tem se concentrado mais na ativação ou na aquisição de usuários? Saiba que em qualquer estratégia de mobile growth é preciso focar primeiro na ativação para crescer de forma sustentável e eficiente. A ativação é a etapa na qual novas instalações se tornam usuários ativos.
Geralmente, as empresas se concentram no topo do funil, criando campanhas para aumentar o reconhecimento da marca e adquirir o maior número possível de novos leads. Assim, muitas vezes, a ativação e a retenção são deixadas de lado.
Abordagem Full-funnel para Mobile App Growth
Normalmente, os gerentes de marketing de aplicativos móveis tendem a direcionar suas estratégias de mobile growth para a aquisição de usuários, que é a parte mais fácil comparada à ativação, retenção, receita e referência. Dessa forma, muitas vezes ignoram outras questões como o design do produto, growth hacking ou análise de marketing.
No entanto, a estratégia de crescimento mais eficaz para aplicativos móveis é estabelecer uma abordagem full-funnel, ou seja, de funil completo. Quando falamos em “funil”, estamos nos referindo ao processo que descreve a jornada que seu cliente pode fazer até a compra.
A parte superior do funil de marketing representa os compradores no estágio de conhecimento e a parte inferior do funil representa os compradores no estágio de compra. Uma estratégia de marketing de funil completo cria consciência, consideração e compra simultaneamente.
A abordagem de funil completo não separa o lead ou estágio do usuário do restante do funil de vendas. Isso porque considera todas as etapas do funil como parte dos esforços de marketing. Essa abordagem leva em consideração diferentes estratégias para otimizar cada etapa do funil tomando decisões baseadas em dados.
Portanto, é preciso analisar a jornada do usuário usando os dados existentes que devem levar aos seguintes cenários:
1 – O app está pronto para escalar, pois retém usuários e gera receita.
2 – O app está enfrentando problemas relacionados à ativação, engajamento e / ou monetização. Isso precisa ser resolvido antes de investir na aquisição de usuários.
Cenário 1
No primeiro cenário, temos um aplicativo raro, mas caso você tenha um, a questão é: ‘quanto ele pode escalar?’ A resposta dessa pergunta está relacionada à proporção entre o valor da vida útil do usuário (LTV) e o custo por instalação (CPI), bem como o tamanho do mercado a que se destina o seu app.
O mercado total do app está diretamente relacionado ao seu produto e ao seu foco. Quanto maior for seu nicho de mercado, mais usuários engajados você atrairá, mas menor será o pool potencial.
Porém, esse público-alvo é menos propenso a se envolver e pagar pelo seu produto ou serviço. Por outro lado, escolher um segmento limitado em um mercado pequeno pode dificultar a aquisição de usuários suficientes para cobrir as despesas do seu aplicativo.
Cenário 2
No segundo cenário, temos um aplicativo que precisa ser salvo porque não está pronto para ser escalonado. Alguns problemas relacionados ao produto podem ser facilmente corrigidos, porém outros, nem mesmo algumas mudanças na proposta do produto serão suficientes para salvá-lo. Então, é importante saber determinar se o aplicativo pode ser salvo ou não.
Saiba que no estágio de ativação algumas correções exigem menos investimento do que resolver problemas relacionados à retenção ou monetização. Mas, se não for possível corrigir a queda no funil de conversão no estágio de ativação, isso significa que a proposta de valor do app não é forte o suficiente. Diante dessa constatação, o ideal é que o produto seja alterado ou eliminado.
A ativação é importante na jornada do cliente porque é o momento de fazer com que os usuários vejam valor em seu produto, para que voltem. Isso facilitará o processo de retenção, referência e receita. Então, se você puder aumentar suas taxas de conversão durante o estágio de ativação do ciclo de vida do cliente, será mais fácil reduzir o custo por aquisição e fornecer uma experiência positiva que faça com que o usuário volte.
Estratégias de Mobile App Growth
A seguir, vamos citar algumas estratégias eficientes de mobile growth:
– Desenvolver conteúdo novo e envolvente é um método econômico para encantar os usuários. Criar conteúdo direcionado para resolver um ponto problemático específico envolve os usuários e agrega valor a eles;
– Focar em canais orgânicos para impulsionar o seu app.
– Investir em mídia paga amplia de maneira confiável o alcance de uma marca em todas as fases do funil;
– Escolher um influenciador digital para ajudar a promover sua marca para que alcance seus objetivos de negócios.
Priorize a Ativação
Ao focar na ativação é possível aplicar grandes melhorias na retenção de usuários. E quando você consegue reter seus clientes, todo o resto pode ser facilmente conquistado. Sem dúvida, priorizar a ativação é a abordagem mais eficaz para obter o melhor retorno sobre o seu investimento (ROI).
É claro que será preciso de um grande volume de usuários para coletar dados e avaliar as mudanças. Mas, se você precisar crescer mesmo com alguns problemas no caminho, invista em estratégias menos caras, como ASO (App Store Optimization), juntamente com um planejamento de mobile marketing estruturado.
Assim aumentará suas chances de atrair seu cliente ideal. Faça isso em vez de gastar dinheiro em aquisição de usuário paga em redes de anúncios como o Facebook, por exemplo. Portanto, gaste seu orçamento com sabedoria para aprender, ajustar, melhorar e, só então, crescer.
Conclusão
Por fim, saber quais prioridades de crescimento considerar é fundamental para o sucesso de um aplicativo móvel. Então, não é pela aquisição que você deve começar se quiser crescer, é pela ativação. A ativação gera mais retenção e ainda melhora todas as métricas posteriores, garantindo um impacto significativo no seu custo de aquisição.
Maria Beatriz Garcia
Gerente de Marketing na Inngage