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Como Aumentar CTR de Notificações Push

Octavio Braga

4 de agosto de 2021

Aumentando a conversão de suas Notificações Push

 

Vamos ser bem sinceros, não é possível construir uma estratégia de marketing mobile sem Notificações Push. Elas desempenham um papel único de atrair os usuários e engajá-los através de mensagens e lembretes, a fim de conquistar sua lealdade e transforma-la em venda, e nesse contexto, um dos principais indicadores a ser observado é o CTR.

Sem dúvida, as Notificações Push podem ajudar a aumentar o engajamento, reduzir a taxa de rotatividade e transformar usuários inativos em clientes pagantes. Porém, para termos certeza que elas estão sendo enviadas corretamente e sendo eficientes, precisamos sempre estar de olho no CTR de suas mensagens.

 

O que significa e como calcular o CTR de Notificações Push?

CTR (Click Through Rate), ou simplesmente taxa de clique, é uma métrica que mostra a porcentagem de pessoas que clicaram em determinado conteúdo. É uma métrica comum para websites, e-mails, SMS, e não diferente para Notificações Push.

Podemos dizer que o CTR mede a atratividade do conteúdo enviado, e para calcula-lo, basta dividir o número de cliques, pelo número de envios feitos e multiplicar por 100. Por exemplo, se uma campanha de Notificação Push foi enviada para 10 mil pessoas e recebeu 100 cliques: CTR = (100 / 10.000) x 100. Nesse caso, o CTR dessa campanha é de 1%.

Existem várias pesquisas que mostram fatores que influenciam as taxas de cliques de Notificações Push. Desde o tipo do disposto que está recebendo a mensagem, dia da semana e hora do dia, frequência de envios durante a semana, entre outros. Aqui você pode conferir uma série de dados selecionados pela nossa equipe para Benchmark.

CTR de Notificações Push

Existem várias pesquisas que mostram fatores que influenciam as taxas de cliques de Notificações Push. Desde o tipo do disposto que está recebendo a mensagem, dia da semana e hora do dia, frequência de envios durante a semana, entre outros. Aqui você pode conferir uma série de dados selecionados pela nossa equipe para Benchmark. -> Transformar esse conteúdo em conteúdo download, e só liberar ele após preencher formulários

 

Fatores que influenciam no CTR de Notificações

Uma boa maneira de entender o que influencia um bom CTR é o que influencia um CTR ruim, muitos usuários acham Notificações Push irritantes, sem proposito, não pessoais e irrelevantes, entre outros pontos.

O que usuários não gostam em Notificações Push

Com isso vemos alguns fatores que podem influenciar (de maneira positiva ou negativa) o CTR de suas Notificações Push, como:

  • O conteúdo que está sendo entregue;
  • O segmento que está recebendo as Notificações Push;
  • O dia da semana e a hora que o push é enviado;
  • O engajamento médio dos usuários com o App;

 

Esses dados podem trazer inspiração para pensar em estratégias para aumentar seu CTR e todas elas devem ter foco em criar relevância para os usuários.

 

Qual é o CTR médio para empresas do seu setor?

As taxas de CTR podem oscilar muito entre setores, por isso, antes de começar a implementar estratégias para tentar aumentar o CTR de suas Notificações Push, é importante estabelecer um benchmark com o setor de mercado do seu aplicativo.

Diferentes taxas de CTR entre setores

Entender qual a média do seu setor, permite a você entender como está sua taxa de CTR comparada com a média do seu mercado e definir quais devem ser seus próximos passos.

Agora que você já possui esse Benchmark, vamos conhecer algumas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar o CTR de suas Notificações Push.

 

4 estratégias testadas e comprovadas para aumentar o CTR de Notificações Push

Após alguns anos ajudando clientes a implementar estratégias de engajamento conhecemos algumas maneiras de aumentar o engajamento e o CTR de Notificações Push. Algumas são específicas para um App, porém existem algumas que podem ser usadas em (quase) todos.

Aqui nesse artigo explicarei 4 estratégias utilizadas e comprovadas que aumentam o engajamento e o CTR de Notificações Push.

 

 

1 – Agregar valor

Você provavelmente já ouviu isso antes, mas vale a pena repetir: não importa o canal, suas mensagens de marketing devem sempre agregar valor. Por isso, esse deve ser um dos primeiros pontos a se pensar.

Todos negócios querem vender mais, reter clientes, repetir vendas, reduzir churn, entre outros. Mas, se você deseja obter melhores retornos em longo prazo, deve manter o foco em fornecer valor e fortalecer a conexão com os usuários do seu aplicativo.

Boas Notificações Push conseguem encontrar a interseção entre os objetivos da empresa com os benefícios que os usuários esperam para comprar determinado produto ou utilizar determinado serviço por exemplo.Interesses do usuário vs objetivos da marca

Se você se consegue encontrar esses fatores para compor suas Notificações Push e concentrar em aumentar o engajamento, o CTR e conversões aumentarão no longo prazo.

 

2 – Inclua emojis ?

Emojis se tornaram uma linguagem de comunicação usada por todos os públicos devido à simplicidade de uso e a eficácia para se expressar. De acordo com o jornal Social Neuroscience, o cérebro humano reage aos emojis como rostos reais, ativando partes que só se ativam quando olhamos para outro rosto humano.

Portanto quando usamos emojis, nós estamos humanizando a empresa, quebrando aquela barreira tradicional entre marca e consumidor. Por isso é uma boa ideia inseri-los em suas Notificações Push, transmitindo certa emoção. Isso deve acionar engajamento em tempo real, além de contribuir para melhorar as conversões.Emojis em Notificações Push

Para obter bons resultados ao usar emojis em suas mensagens, siga as seguintes regras:

  • Não exagere, pois os emojis em uma mensagem também podem torná-la confusa e levar os usuários a ignorá-la.
  • Não basta usar qualquer tipo de emoji em sua mensagem. O ideal é escolher aqueles que são mais relevantes para a sua marca e que irão agradar seu público-alvo.
  • Para obter melhores resultados, faça sua própria pesquisa e não copie de outros apps. O que funcionou bem para outras empresas pode não funcionar para você.

 

3 – Utilize {{conteúdo dinâmico}}

Os usuários são bombardeados todos os dias com várias mensagens de todos os tipos. Portanto mensagens genéricas não irão se destacar, muito menos ser relevantes, logo serão rapidamente apagadas das telas dos smartphones dos usuários.

Você possui um grande desafio de destacar sua mensagem, uma boa prática é adicionar conteúdo relevante nelas. Ler uma mensagem com seu nome ou com coisas que gostam aumentarão a empatia do usuário com sua mensagem, sentindo que é algo relevante para os mesmos, logo fazendo clicar nela.

Crie mensagens que substituíam automaticamente variáveis por dados coletados dos usuários. Assim você consegue enviar mensagens para seus usuários com seu nome, produtos favoritos e outras preferências, fazendo com que suas Notificações Push se pareçam como únicas.

Personalização de Notificações Push

 

Na Inngage, além de utilizar variáveis para personalizar o título e o corpo das Notificações, também é possível redirecionar para Links ou Deep Links e até apresentar imagens de Rich Push Notifications que foram coletados pelo histórico de utilização do App.

Conteúdo dinâmico permite que você envie mensagens únicas para seus usuários, sem gastar tempo da sua equipe de marketing enviando mensagens usuário por usuário, e será um grande aliado para aumentar o CTR de suas Notificações Push.

 

4 – Segmentação

Dentre todas estratégias, segmentação de Notificações Push é a mais efetiva. Dados de Notificações mostram que o CTR de campanhas segmentadas chegam a ser até 2x maior que campanhas genéricas.

Portanto, se você deseja obter melhores taxas de cliques, não adote uma abordagem padronizada para seus usuários, já que eles possuem características e objetivos diferentes.

Então, como você pode segmentar suas Notificações Push? Bem, existem várias maneiras de fazer isso. A seguir, estão as formas mais eficazes:

  • Histórico de acesso, recebimento de Notificações;
  • Histórico de navegação, eventos realizados no App;
  • Gênero, idade e data de aniversário;
  • Dados de perfil;
  • Combinação entre esses dados.

O ideal é que você tenha um mecanismo avançado para segmentar seus usuários, que possibilite criar segmentações de maneira visual em tempo real e permita combinar diferentes tipos de dados chegando assim no público ideal para certa mensagem.

Por exemplo, podemos criar um segmento de novos usuários que ainda não fizeram cadastro no App, para enviar condições especiais que incentivem a realização do mesmo.

Segmentação em Notificações Push

Ou segmento de mulheres que ainda não realizaram nenhuma compra, e assim enviar um cupom especial para algum tipo de produto voltado para esse público.

Segmentação em Notificações Push

Uma ferramenta de segmentação, como a da Inngage, da poder ao time de marketing criar suas próprias audiências, sem necessidade de conhecimento técnico de forma simples e completa. Mas, caso você não tenha algo estruturado, bases segmentadas exportadas em CSV já conseguirão te ajudar a dar o primeiro passo.

 

Conclusão

Definitivamente, o sucesso das Notificações Push do seu aplicativo depende muito do CTR, se ninguém clicar em suas mensagens, seu App não será capaz de gerar conversões. Portanto, não se esqueça de otimizar suas Notificações Push para obter uma melhor taxa de cliques.

Como vimos, personalização e segmentação são ferramentas indispensáveis se você procura aumentar a atratividade e assim o CTR de suas Notificações Push. Converse com um de nossos especialistas para descobrir como a Inngage pode ser utilizada para aumentar exponencialmente o nível de personalização e segmentação das suas campanhas.

Lembre-se, não importa o quão boas sejam as notificações do seu aplicativo, se elas não estiverem agregando valor, você não conseguirá obter conversões. Por fim, faça o melhor possível para encantar os usuários do seu App.

Octavio Braga

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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