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Como mensurar a efetividade de Notificações Push

Notificações Push foram criadas para alertar usuários sobre mensagens recebidas, chamadas perdidas, eventos do calendário, entre outros. Porém, não demorou muito para se tornar mais uma maneira de comunicação para times de Marketing.

Como qualquer tipo de mensagem, existem os efeitos positivos e negativos. Enviar Notificações faz com seu App seja lembrado, porém, notificações demais ou ruins podem soar como SPAM e causar desinstalações. Logo devem ser bem mensuradas, e existem várias métricas para isso.

A métrica mais famosa para calcular a efetividade de Notificações Push é a taxa de cliques (CTR), porém apenas olhar para essa métrica pode ser uma prática desastrosa. De nada adianta ter altas as taxas de clique, porém seu App não está convertendo ou causando desinstalações.

Por isso é necessário uma analise ampla e você deve considerar avaliar as seguintes métricas:

  1. CTR;
  2. Taxa de Conversão;
  3. Receita;
  4. ARPU;
  5. Retenção;
  6. Desinstalações.

Nesse artigo vamos explicar cada uma delas, quais são importantes para seu negócio e como calcula-las. Mas antes existem alguns pontos importantes:

 

Setores diferentes merecem analises e métricas diferentes

Existem algumas métricas que são globais para medir a efetividade de Notificações Push, porém, cada setor possui suas métricas chave.

  • CTR, Desinstalações são métricas que todos Apps devem medir;
  • Apps de mídia e noticias devem olhar diretamente para CTR. Mais cliques = Mais tráfego no App = Mais cliques em anúncios;
  • Apps de e-commerce devem focar em aumentar as Taxas de conversão e receita;
  • ARPU e Retenção são métricas que Apps com modelo de assinatura devem priorizar.

 

Objetivo da campanha

Qual a ação que você deseja motivar seu público a realizar?

Se sua meta é simplesmente informar os usuários sobre algo, CTR e Taxa de Desinstalação pode ser o bastante.

Mas, se o objetivo é motivar os usuários a realizar uma ação específica em seu aplicativo, como uma compra ou utilização de um serviço, você deve mensurar e priorizar Taxa de Conversão, Receita, Ticket Médio, métricas que têm um impacto direto em seu ROI.

 

Se você já entendeu as métricas importantes para seu setor e já traçou um objetivo claro para suas campanhas, podemos começar a capturar dados, e utilizar a calculadora para mensurar a efetividade de suas Notificações Push:

 

1 – CTR ou taxa de clique

CTR é a métrica inicial e mais básica para começar a medir a efetividade de Notificações Push. Quanto mais cliques você tiver, provavelmente mais conversões terá também.

Como ela é calculada:

CTR = (Número de usuários que clicaram no Push / Número de usuários que receberam o Push ) * 100%

Existem alguns truques para aumentar o CTR de Notificações Push, como o uso de Emojis, mensagens especiais em datas comemorativas, porém, dentre todas a melhor maneira de ter maiores CTR é através de personalização.

Seja através de conteúdo dinâmico, segmentação de publico, mensagens automáticas de acordo com a jornada. Notificações Push personalizadas são mais relevantes para os usuários, e tem o poder de aumentar em até 2x as taxas de CTR de mensagens.

Mesmo importante, o CTR é uma métrica provisória. Você pode facilmente aumentar o CTR com títulos “clickbait” ou outros truques, que não trarão nenhum retorno para o seu negócio, então vamos entender algumas métricas mais importantes para seu negócio…

 

2 – Taxa de Conversão

Uma Notificação Push que tem um objetivo claro tenta direcionar um usuário para determinada ação ou evento. Taxa de conversão mede quantos usuários realmente realizaram uma ação motivados pela mensagem, por exemplo:

  • Assistiram um vídeo ou uma aula;
  • Adicionaram um produto no carrinho;
  • Fizeram uma compra;
  • Leram um artigo;
  • Simularam um empréstimo;
  • Entre outros.

A formula para seu calcular a taxa de conversão é muito parecida com a de CTR. A diferença é que vamos colocar o número de eventos realizados em determinado período após o recebimento de uma mensagem.

Conversão = (Número de eventos gerados / Número de usuários que receberam o Push)* 100%

 

Campanhas de carrinho abandonado são eficientes para trazer conversões, pois os usuários já demonstraram determinado interesse no produto ou serviço. Utilize dados capturados nesse momento para personalizar o conteúdo da mensagem com o nome do produto, cupons, entre outros.

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3 – Receita

Se o seu objetivo é monetização, venda de produtos ou serviços, medir a receita gerada pelas suas Notificações Push deve ser uma prioridade.

Essa métrica deve ser vinculada a um evento de conversão, adicionando o valor monetário gerado na conversão, e é calculada somando o valor bruto de todas as conversões.

Caso você seja um App de e-commerce a receita será calculada pelo valor das vendas, se for um App de serviços o valor gerado pelas contratações, logo vários tipos de Apps podem calcular essa métrica.

 

4 – ARPU (Receita media por usuário)

ARPU ou ticket médio é a métrica que nos ajuda a entender o valor médio gerado pelas conversões, é uma métrica importante para avaliar o ROI de Notificação Push.

Um baixo ARPU pode indicar a necessidade de estimular mais compras no aplicativo, atualizações de assinaturas ou Upsell (dependendo do seu modelo de receita). Também pode inspirá-lo a fazer alguns ajustes em seu modelo de negócios.

Como é calculado:

ARPU = (Receita / Número de conversões) * 100%

Se você utiliza a Inngage, não existe necessidade de ficar capturando dados e fazendo o calculo em planilhas Excel para calcular conversões, receita e ARPU.

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Essas métricas são calculadas automaticamente quando o App envia corretamente os eventos de conversão para a API da Inngage e ficam disponíveis na parte de relatórios da plataforma.

 

5 – Retenção

A realidade é dura, na primeira semana de instalação, os aplicativos normalmente perdem de 80 a 90% dos usuários. Portanto, outra métrica importante para Notificações Push é retenção.

Quando um novo usuário de seu aplicativo móvel atinge a marca de 7 dias, o risco de abandono cai consideravelmente. Isso significa que vale a pena investir em Notificações Push para melhorar retenção do seu aplicativo.

Se bem feito, as Notificações Push podem aumentar a retenção em até 40%. Pelo menos, esses são os resultados médios que obtemos com nossos clientes.

Existem vária formulas para calcular retenção. Aqui na Inngage, usamos essa:

Retenção = (UT – UN ) / UC * 100%

  • UT = Número de usuários totais no fim do período;
  • UN = Número de novos usuários no período;
  • UC = Número de usuários no começo do período.

No Blog da Inngage, retenção é um tema abordado constantemente, recomendamos ler nosso artigo com 10 tipos de campanha para aumentar retenção de Apps.

 

6 – Taxa de Desinstalação

Em 2020, as taxas de desinstalação de aplicativos aumentaram 70% em todos os setores, e os aplicativos de e-commerce foram os mais atingidos, perdendo até US $ 120 mil mensais. Existem algumas causas para isso.

como-mensurar-a-efetividade-de-notificaes-push

Envio de muitas Notificações está entre uma das principais causas de desinstalações de Apps. Portanto saber se suas Notificações Push estão causando desinstalações é muito importante. Como descobrir? Encontre a resposta usando a seguinte formula:

Taxa de Desinstalação = (Número de Desinstalações / Número de Notificações Push) * 100%

Felizmente, muitos aplicativos podem evitar “não estar em uso”, maior causa de desinstalações, usando campanhas de reengajamento. Por outro lado, enviar Notificações Push precisas e personalizadas impendem com que seu App “seja o App chato que manda muitas notificações inúteis”.

 

Conclusão

Sabemos que Notificações Push são o principal fator para manter seu App vivo, porém se mal feitas podem ter o efeito contrario, por isso, mensurar de maneira correta e profunda é de extrema importância, além de ser a única maneira de entender o real impacto das Notificações Push na sua estratégia de marketing.

Aqui trouxemos métricas essenciais que você deveria estar utilizando para medir a performance de suas Notificações Push. Se você possui alguma dúvida sobre como calcula-las, estratégias para melhorar suas métricas, não hesite em nos contatar. Teremos o maior prazer em ajudar.

 

Por |4 de outubro de 2021|Engajamento|0 Comentários

Sobre o Autor:

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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