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Notificações Push: Quais métricas mensurar e como otimizar seus resultados?

Notificações Push: Quais métricas mensurar e como otimizar seus resultados?

Notificações Push foram criadas para alertar usuários sobre mensagens recebidas, chamadas perdidas, eventos do calendário, entre outros. Porém, não demorou muito para se tornarem mais uma forma de comunicação entre empresa e cliente para os times de Marketing.

Como qualquer tipo de mensagem, existem os efeitos positivos e negativos. Enviar Notificações faz com seu App seja lembrado, porém, notificações demais ou ruins podem soar como SPAM e causar desinstalações. Logo, devem ser bem mensuradas, e existem várias métricas para isso.

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A métrica mais famosa para calcular a efetividade de Notificações Push é a taxa de cliques (CTR), porém olhar apenas para essa métrica pode ser uma prática desastrosa. De nada adianta ter altas taxas de clique se o seu App não está convertendo ou está com alta taxa de desinstalações.

Por isso é necessária uma análise ampla e, para isso, você deve considerar avaliar as seguintes métricas:

  1. CTR;
  2. Taxa de Conversão;
  3. Receita;
  4. ARPU;
  5. Retenção;
  6. Desinstalações.

Nesse artigo explicaremos cada uma delas, para que você entenda quais são importantes para seu negócio e como calculá-las. Mas antes existem alguns pontos importantes.

Segmentos diferentes demandam análises e métricas diferentes

Existem algumas métricas que são globais para medir a efetividade de Notificações Push, porém, cada segmento de mercado possui suas métricas-chave.

  • CTR e Desinstalações são métricas que todos Apps devem medir;
  • Apps de mídia e notícias devem olhar diretamente para CTR. Mais cliques = Mais tráfego no App = Mais cliques em anúncios;
  • Apps de e-commerce devem focar em aumentar as Taxas de conversão e receita;
  • ARPU e Retenção são métricas que Apps com modelo de assinatura devem priorizar.

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É preciso definir o Objetivo de Campanha

Qual é a ação que você deseja motivar seu público a realizar?

Caso seu objetivo seja simplesmente informar os usuários sobre algo, monitorar CTR e Taxa de Desinstalação pode ser o suficiente.

Mas, se o objetivo é motivar os usuários a realizarem uma ação específica em seu aplicativo, como uma compra ou utilização de um serviço, você deve mensurar e priorizar Taxa de Conversão, Receita e Ticket Médio, ou seja, métricas que têm um impacto direto em seu ROI.

Com essas duas observações em mente, conheça agora as principais métricas de Notificações Push que você deve monitorar para analisar a performance das suas campanhas, bem como dicas de ajustes para otimizar seus resultados.

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1 – CTR ou Taxa de Clique

CTR – do inglês Click-Through-Rate – é a métrica inicial e mais básica para começar a mensurar a efetividade de Notificações Push. Quanto mais cliques você tiver, provavelmente mais conversões terá também.

Como ela é calculada:

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Existem diversos “truques” para aumentar o CTR de Notificações Push, como o uso de Emojis no texto ou o envio de mensagens especiais em datas comemorativas. Entretanto, sem dúvidas a melhor maneira de ter maiores CTR é através da personalização das notificações enviadas.

Essa personalização pode se dar através de conteúdo dinâmico, segmentação de público ou mensagens automáticas de acordo com a jornada do usuário dentro do seu app. Notificações Push personalizadas são mais relevantes para os usuários, e tem o poder de aumentar em até 200% as taxas de CTR de Notificações Push.

Ainda assim, é bacana ressaltar: mesmo importante, o CTR é uma métrica provisória. Você pode facilmente aumentar o CTR com títulos “clickbait” ou outros truques que podem não trazer retornos consistentes para a sua empresa.

Tendo isso em mente, vamos entender algumas métricas com maior relevância nos resultados a longo prazo do seu negócio.

2 – Taxa de Conversão

Uma Notificação Push que tem um objetivo claro tenta direcionar um usuário para determinada ação ou evento. A Taxa de Conversão mede quantos usuários realmente realizaram uma ação motivados pela mensagem, por exemplo:

  • Assistiram a um vídeo ou a uma aula;
  • Adicionaram um produto ao carrinho;
  • Fizeram uma compra;
  • Leram um artigo;
  • Simularam um empréstimo;
  • Entre outros.

A fórmula para se calcular a taxa de conversão é muito parecida com a de CTR. A diferença é que dividiremos o número de eventos desejáveis realizados em determinado período após o recebimento de uma Notificação Push sobre a quantidade total de usuários que receberam essa notificação.

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Campanhas de Carrinho Abandonado são eficientes para trazer aumento da Taxa de Conversões, pois os usuários já demonstraram determinado interesse no produto ou serviço. Utilize dados capturados nesse momento para personalizar o conteúdo da mensagem com o nome do produto, fornecer cupons, entre outros.

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3 – Receita

Se o seu objetivo é monetização, venda de produtos ou serviços, medir a receita gerada pelas suas Notificações Push deve ser uma prioridade.

Essa métrica deve ser vinculada a um evento de conversão, adicionando o valor monetário gerado na conversão, e é calculada somando o valor bruto de todas as conversões.

Caso você seja um App de e-commerce a receita será calculada pelo valor das vendas, se for um App de serviços o valor gerado pelas contratações, logo vários tipos de Apps podem calcular essa métrica.

 

4 – ARPU ou Ticket Médio

ARPU – do inglês Average Revenue Per User – ou Receita Média Por Usuário é a métrica que nos ajuda a entender o valor médio gerado por cada conversão. É uma métrica importante para avaliar o ROI das Notificações Push.

Um baixo ARPU pode indicar a necessidade de estimular mais compras no aplicativo, atualizações de assinaturas ou implementação de estratégias de Upsell – dependendo do seu modelo de receita. Também pode inspirá-lo a fazer alguns ajustes em seu modelo de negócios.

Como é calculado:

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Se você utiliza a Inngage, não existe necessidade de ficar capturando dados e fazendo o cálculo em planilhas Excel para calcular conversões, receita e ARPU.

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Essas métricas são calculadas automaticamente quando o App envia corretamente os eventos de conversão para a API da Inngage e ficam disponíveis na parte de relatórios da plataforma.

 

5 – Taxa de Retenção

A realidade é dura: na primeira semana de instalação, os aplicativos normalmente perdem de 80 a 90% dos usuários. Portanto, outra métrica importante para a análise da performance das Notificações Push é a Taxa de Retenção dos usuários que instalaram o aplicativo.

Quando um novo usuário de seu aplicativo móvel atinge a marca de 7 dias, o risco de abandono cai consideravelmente. Isso significa que vale a pena investir em Notificações Push para melhorar a retenção do seu aplicativo especialmente durante esse período inicial.

Quando bem feitas, as Notificações Push podem aumentar a retenção em até 40%, de acordo com os resultados médios que obtivemos com nossos clientes.

Existem várias fórmulas para calcular a retenção. Aqui na Inngage, usamos essa:

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Onde:

  • UT = Número de usuários totais no fim do período;
  • UN = Número de novos usuários no período;
  • UC = Número de usuários no começo do período.

No Blog da Inngage, retenção é um tema abordado constantemente, recomendamos ler nosso artigo com 10 tipos de campanha para aumentar retenção de Apps.

6 – Taxa de Desinstalação

Em 2020, as taxas de desinstalação de aplicativos aumentaram 70% em todos os setores, e os aplicativos de e-commerce foram os mais atingidos, perdendo até US $ 120 mil mensais. Existem algumas causas para isso.

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Envio de muitas Notificações está entre uma das principais causas de desinstalação de Apps. Portanto saber se suas Notificações Push estão causando desinstalações é muito importante. Como descobrir? Encontre a resposta usando a seguinte formula:

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Felizmente, muitos aplicativos podem evitar “não estar em uso”, a maior causa de desinstalações, usando campanhas de reengajamento. Por outro lado, enviar Notificações Push precisas e personalizadas impedem com que seu App “seja o App chato que manda muitas notificações inúteis”.

Conclusão

Sabemos que as Notificações Push são o principal mecanismo para manter seu App vivo. Porém, se mal feitas, podem ter efeito contrário. Dessa forma, mensurar de maneira correta e profunda a performance dessas mensagens é de extrema importância, além de ser a única maneira de entender o real impacto das Notificações Push em sua estratégia de marketing.

Aqui trouxemos métricas essenciais que você deveria estar utilizando para medir a performance de suas Notificações Push. Se você possui alguma dúvida sobre como calculá-las, estratégias para melhorar suas métricas, não hesite em nos contatar. Teremos o maior prazer em ajudar.

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Por |18 de outubro de 2021|Engajamento|0 Comentários

Sobre o Autor:

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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