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A automação de marketing mobile

 

O Marketing é a estratégia comercial mais antiga do mundo e assim como as demais táticas, o marketing passa por mudanças e evoluções todo ano, e como esperado, empresas que não acompanham as tendências ficam para trás.

Hoje em dia para fazer o marketing da sua empresa você conta com diversas ferramentas que te ajudam a automatizar várias coisas, desde emails, até posts nas redes sociais, publicações em blog entre outras.

Automatizar o seu marketing mobile é mais uma das táticas essenciais para todas as empresas otimizarem o seu tempo e, principalmente, o seu investimento. O poder de uma boa automação ajuda você a priorizar seus objetivos e torna suas ações muito mais efetivas, o que reflete diretamente no seu bolso.

Essa noção de automação do marketing não é nova e já se provou ser ouro para todas as empresas. Existe uma razão do porque empresas gigantes como a HubSpot ter tanto sucesso. Mas por alguma razão, o conceito de automatizar o marketing ainda não foi trazido para o ambiente mobile.

 

A automação de marketing mobile é crucial para o sucesso das suas campanhas

A automação do marketing para mobile é mais importante do que para os canais tradicionais como o e-mail. Isso porque as notificações push aparecem diretamente na tela do usuário. Para explicar esse conceito, considere os dois cenários: 

CENÁRIO 1: Enviar um email ruim para o cliente: Se você envia algo irrelevante ou irritante, existe o risco do cliente dar opt-out da sua lista. Mas existem chances dele nem sequer notar o e-mail. 

CENÁRIO 2: Enviar uma notificação push ruim: Nesse caso, as notificações push aparecem diretamente na tela do usuário, ele vai vê-la. Isso faz a notificação push muito poderosa, mas também pode ser problemática caso seja feita de modo indevido. Interromper o dia de alguém com spam pode ser fatal para a reputação da sua marca.Os riscos são maiores com notificações push, o que aumenta ainda mais a necessidade de automação do seu marketing.

 

Como automatizar o marketing para mobile em seu aplicativo

Nós separamos 5 passos para você começar a automação do seu marketing ainda hoje.

Passo 1: Se baseie em dados para potencializar os resultados da automação do seu marketing

 

  1. Comece conhecendo quem são seus usuários

 

Comece pegando informações de perfil básicas como idade, genêro e localização. Este é o primeiro passo para automatizar seu marketing. Uma vez que você tenha as informações corretas sobre o perfil dos usuários, passe à segunda fase da automação, que é onde você vai capturar seu comportamento e como eles utilizam seu aplicativo. 

 

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  1. Como seus usuários usam o seu aplicativo

 

Ter conhecimento das ações e dos caminhos habituais dos seus usuários dentro do seu aplicativo fará com que você crie um engajamento melhor com eles, já que você poderá personalizar o envio das notificações push de acordo com as ações que o usuário teve. 

Por exemplo, se um usuário recentemente viu um hotel específico em seu aplicativo de viagem, quando você enviar um cupom de 10% de desconto, você pode incluir o mesmo hotel na notificação push:

 

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Passo 2: atraia os usuários certos para o seu aplicativo

 

Atrair novos usuários não é a mesma coisa que atrair os usuários certos. 80% dos novos usuários deixam de usar seu aplicativo em menos de 90 dias. Por isso, métricas como o número de dowloads do seu aplicativo são chamadas de métricas de vaidade. Quem liga se você convenceu 250 mil usuários a baixarem seu aplicativo apenas para desinstalar depois? 

Abaixo colocamos algumas táticas de alto nível para atrair os usuários certos para o seu aplicativo:

 

  • Look-alike profiles: Uma vez que você identificar o seu usuário ideal, você pode criar campanhas para usuários que se parecem com eles. 

 

  • Website: Ter um website para o seu aplicativo ajuda a criar autoridade e a passa a ideia para as pessoas de que você veio para ficar.

 

  • Social Media: Social media é o melhor lugar para você rodar anúncios do seu aplicativo. Você também pode usar organicamente para promover seu aplicativo por meio do seu próprio perfil profissional.

 

  • Relações públicas: Todos sabemos que as menções na mídia vão muito longe. Tente criar alguma conversa sobre o seu aplicativo através de um comunicado à imprensa, festa de lançamento (ou aniversário), fazendo entrevistas com a imprensa local e muito mais.

 

  • App Store Optimization (ASO): ASO é o SEO para o mundo de aplicativos mobile. É necessário um bom ASO para você ser descoberto nesse mercado saturado em que vivemos. E como você faz isso? Se liga:
    • Nome do seu aplicativo – Ele é único?
    • Palavras chave – Inclua palavras chaves relevantes para o seu público alvo.
    • Descrição – Sua descrição transmite claramente os valores e é frequentemnete atualizada com as atualizações e notas de lançamento do seu aplicativo?
    • Screenshots/Video – Você tem de 2 a 3 imagens das características principais do seu aplicativo? Você possui um vídeo tutorial ressaltando as maiores funcionalidades do seu aplicativo?
    • Avaliações – Você tem avaliações positivas no seu aplicativo?

 

  • Anúncios de busca: Com o lançamento do iOS 10, a Apple introduziu os Anúncios de busca, que são anúncios pagos dentro da App Store. É uma forma de fazer com que seu aplicativo apareça primeiro para os usuários. Mesmo os anúncios de busca sendo bem novo, pesquisas da AdWeek provaram sua eficácia de 50% mais cliques nos aplicativos que estavam sendo anunciados.

 

  • Apoio de Celebridades/Influencer: Associar o seu aplicativo a influencers ou celebridades já se provou ser bem eficaz. Apenas certifique-se de que os valores do influencer ou celebridade que você está escolhendo esteja bem conectado com os valores do seu público alvo.

 

  • Anúncios tradicionais: Se você é uma loja tradicional de tijolo e cimento, você precisa anunciar seu aplicativo na sua loja, em seu website e em qualquer tipo de publicidade que você faça. Seus clientes precisam saber que seu aplicativo é uma parte essencial de sua marca. 

 

  • Boca a boca: O boca a boca ainda é uma das formas mais eficazes de atrair novos usuários. Como fazer isso organicamente está um pouco fora de seu controle. Mas você pode influenciar a conversa, oferecendo uma experiência de alto nível em seu aplicativo.

 

  • KPIs para novos usuários 

Uma vez que você atraiu novos usuários para seu aplicativo, é importante colocar em prática indicadores-chave de desempenho (KPIs) para garantir que suas campanhas estejam dando retorno para você. Comece medindo o seguinte:

  1. Sessões por usuário
  2. Valor de vida
  3. Taxa de Retenção

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Passo 3: Comece com o básico

 

Agora que você tem a base para a automação do marketing do seu aplicativo, é hora de começar a trabalhar com suas campanhas. 

 

Com quais campanhas você deve começar?

 

  • Onboarding: O onboarding é a primeira introdução do usuário ao seu aplicativo. As primeiras impressões são importantes, e esta é sua chance de destacar sua proposta de valor para o novo usuário. O onboarding precisa ser claro, conciso e convincente. 

 

Por que eles devem usar seu aplicativo?

 

Sua estratégia de automação de onboarding deve ser baseada nos dados que você reuniu no Passo 1 em torno das ações e caminhos mais populares tomados pelos usuários dentro do seu aplicativo. Também é inteligente vincular dados baseados em permissão, como a localização, sempre dando ênfase ao benefício que o usuário receberá quando optar por entrar:

  • Notificações push: Como sabemos, as notificações push tem o poder de aparecerem diretamente na tela inicial do usuário, tornando-as extremamente eficazes quando feitas corretamente, mas também muito danosas quando feitas de forma errada. 

A automação de marketing garante que você esteja enviando as notificações push certas para as pessoas certas no momento certo, integrando os dados que você tem sobre os usuários, tanto de perfil quanto de comportamento, você consegue criar notificações push perfeitas. 

  • Caixa de entrada do aplicativo:

A caixa de entrada do seu aplicativo te permite nutrir seus usuários com conteúdo personalizado, que pode ser enviado para uma caixa de entrada dedicada dentro de seu aplicativo. Esta caixa de entrada pode assumir muitas formas, desde uma caixa de entrada tradicional semelhante ao e-mail, até mesmo a tela inicial de seu aplicativo. Ao contrário das notificações push e in-app, o conteúdo da caixa de entrada do aplicativo pode ser de forma longa e pode ficar o tempo que você desejar.

 

Passo 4: Construa seu público alvo

 

Cada uma das notificações que você envia para os usuários do seu aplicativo precisam estar personalizadas para ele. Isso significa ter as ferramentas corretas para capturar os dados que você precisa e construir um público alvo em cima desses dados.

Uma notificação personalizada leva em consideração o comportamento de um usuário em múltiplos pontos de contato e interações, não apenas em um. Já olhou para um produto para comprar como presente, mas mudou de idéia e o anúncio te perseguiu por semanas? Este é um anúncio direcionado que deu errado. 

Uma única ação não representa o interesse de um usuário – o que importa são as múltiplas ações ao longo de um período de tempo. Por exemplo, se você tiver um aplicativo de varejo, alguns de seus públicos-alvo podem incluir:

 

  • Usuários que compram uma categoria específica, como calçados
  • Usuários que adquiriram uma marca de moda em particular
  • Usuários de um determinado sexo e faixa etária
  • Em que cidade eles vivem (para promoções sazonais)

 

A melhor parte de ter uma plataforma certa é que esta vai lhe permitir a capturar e organizar dados sobre seus usuários, e assim, faz do seu marketing um investimento realmente eficiente. A inngage possui todas estas funcionalidades e você pode conferir e entender melhor sobre como usar estes dados conosco.

Agora você tem tudo o que precisa saber sobre seu público a fim de construir relações poderosas com eles através de notificações push. 

Tudo o que você precisa fazer agora é usar suas habilidades de marketing para criar a copy perfeita (e imagens se você estiver usando uma notificação rich push) e combiná-la com o público alvo que você criou no passo 4 e BOOM – você está pronto para o sucesso. 

A Smiles me enviou a notificação push abaixo depois que eu criei meu registro com eles. Este é um exemplo perfeito de uma notificação push direcionada especificamente para mim, com base em minha atividade e informações de perfil:

 

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Essa é a notificação push de um aplicativo de viagem que busca reativar os usuários inativos. 

Esse é um aplicativo de mídia usando uma notificação push em busca de aumentar o consumo de conteúdo. Tente enviar uma notificação push mostrando o conteúdo que foi adicionado recentemente na categoria que o usuário mais frequenta:

 

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É fácil ver porque as notificações push acima são tão eficazes. Você está agregando valor a seus usuários ao oferecer algo em que eles estão realmente interessados, ao invés de enviar mensagens de spam. 

 

Colocando tudo junto

Agora o quinto e último passo para uma estratégia de marketing eficiente e verdadeiramente automatizada.

Chegou a hora de integrar todo seu marketing para que você tenha uma visão omni-channel (multi-canal) de seus usuários. Sua campanha de marketing mobile deve se ligar a todas as suas outras campanhas de marketing para que seus clientes tenham uma experiência de marca sem interrupção e em multi canais. 

Quaisquer ações tomadas dentro do aplicativo, tais como adicionar algo ao carrinho ou visualizar um item, devem ser compartilhadas para os outros canais. Não deve importar onde eles interagem com você: os usuários devem ser capazes de retomar onde pararam sem nenhum problema, independente de onde for.

Isto está se tornando cada vez mais importante no mundo multitarefa de hoje. Não sei dizer com que freqüência começo minha pesquisa em um aplicativo, depois mudo para um laptop e talvez até volte para o aplicativo para terminar a compra. Isto é comum. Os usuários não estão vinculados a um único canal e suas campanhas de marketing precisam funcionar com isto em mente.

Hoje, uma experiência personalizada é o que faz uma marca ter sucesso. Isto não deve ser muito surpreendente, considerando que as marcas agora tem acesso aos dados dos usuários como nunca antes.

O celular se tornou a primeira preferência de tela, portanto, ter uma estratégia sólida no lugar que você pode não apenas automatizar, mas conectar com seus outros canais é a chave para desbloquear o sucesso à medida que caminhamos em direção a um mundo de experiências de marca personalizadas, 1:1.  

E para isso, você pode contar com a Inngage e nosso time de especialistas altamente treinados. Quer saber mais? Agende sua demo agora mesmo!

 

Por |17 de março de 2022|Engajamento|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Growth na Inngage

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