fbpx

Estatísticas de notificações push de 2021 para você melhorar suas campanhas

Matheus Felix

3 de maio de 2022

Estatísticas de notificações push de 2021 para você direcionar seus esforços e tirar novos insights

Com o tempo, a notificação push cresceu bastante em relação a sofisticação. Quando começou, a notificação push apenas avisava que você tinha recebido um email. O iPhone da Apple trouxe a notificação push para o mainstream. E o Google logo atrás quando entrou no mundo dos smartphones.

A notificação push hoje em dia pode incluir mídia, botões de ação, e pode ser adaptada a usuários individuais. A notificação push também pode ser usada para transmitir informações e atualizações, incentivar os usuários a se envolverem com um aplicativo, enviar lembretes, servir como um passo na jornada do usuário, e muito mais. E além disso, a notificação push hoje também se estende além dos dispositivos móveis, para notificações via web push em computadores e laptops.

Na batalha contínua para manter os usuários engajados em um mercado de alta competição e de alto risco, as notificações push podem desempenhar um papel fundamental. No entanto, elas também podem ser problemáticas se usadas de forma errada.

Saiba mais sobre as notificações push abaixo, com estatísticas sobre quem as envia, os melhores horários para enviá-las, que tipos de notificações push os usuários gostam de receber, e como aumentar o engajamento e o CTR.

Notificação push e as taxas de opt-in

De acordo com o relatório Push Notification 2021 da Business of Apps, as taxas de opt-in para notificações push no Android variam de 49% a 95%, com média igual a 81% e no lado iOS varia de 29% a 73%, com média igual a 51%.

Retenção de usuários de Android

Retenção de usuários de IOS

Taxas de opt-in no Android

Em geral, as taxas de opt-in do iOS são muito mais baixas se comparadas com as do Android, porque este último tem notificações push permitidas por padrão, enquanto os usuários do iOS são tem que escolher aceitar ou não as notificações push. 

Taxas de opt-in no IOS

O que faz alguém desativar a notificação push do seu aplicativo?

O usuário americano médio de smartphones recebe 46 notificações push todos os dias.

A restrição torna-se fundamental nesse caso. A empresa Helplama descobriu que enviar uma notificação push por semana fará com que 10% dos usuários desativem as notificações push do aplicativo. Se forem de 3 a 6 notificações push, o número aumenta para 40%.

Mas então uma coisa interessante acontece, enviar mais de 20 mensagens fará com que apenas 5% dos usuários de aplicativos desliguem as notificações push em seus smartphones. Acreditamos que a chave é que tipo de mensagens estão sendo enviadas, dependendo do conteúdo da notificação push, os usuários realmente não se importam.

Número de notificações push por semana

Olhando para estes números, parece que, em média, os usuários de aplicativos não esperam receber notificações push das empresas de software como serviço e preferem estar no controle quando se envolvem com o aplicativo ou serviço web. Quando se trata de mídia, obter informações extras é algo que se espera e as notificações push vêm a calhar.

Frequência das notificações push vs. taxa de cancelamento de inscrição por indústria

Em todas as indústrias, o descadastramento permanece abaixo de 1% até a marca das cinco notificações push por dia. O aumento mais acentuado está entre 11-15 por dia (um pouco abaixo de 3%) e 16-20 (7%). Certamente os marqueteiros devem pensar cuidadosamente antes de enviar mais de 15 notificações push por dia.

O que faz a notificação push ser classificada como spam?

Mais da metade da amostragem disse que estava irritada com as notificações push. Quase todos acharam que se tratava de uma distração, e mais de um terço disseram que os perturbavam na hora errada. Mais um motivo, claramente, para medir seu uso.

O que os usuários acham das notificações push?

Taxas de reação às notificações push por continente

Na Europa ocidental, os usuários alemães do Android têm maior probabilidade de reagir a notificações push (12,2%), enquanto a maior taxa de reação push em dispositivos iOS pode ser encontrada na Itália (6,3%).

Taxa de respostas a notificações push por dias da semana

As estatísticas de notificação push da Business of Apps analisaram como o CTR varia por dia da semana para as cinco principais indústrias. O resultado não mostra uma grande variação ao longo da semana. 

CTR das notificações push por dia da semana

Uma análise combinada confirma um pico de atividade de domingo. Não vemos, no entanto, uma grande variação entre os dias. Se olharmos para as horas do dia, vemos um pico diurno na hora do almoço e uma atividade menor durante o trabalho e as horas de deslocamento.

Quando a jornada de trabalho termina, vemos uma claro aumento que atinge seu ponto máximo em torno da hora em que esperaríamos que as pessoas estivessem indo para a cama – aparentemente com o telefone na mão e aberto à distração.

Quando as notificações push são enviadas?

Como veremos a seguir, tomar certas medidas de precaução pode produzir resultados significativos. Muitos desenvolvedores/marketers não estão fazendo isso. Aparentemente, apenas 8% dos marqueteiros usam notificações rich push, de acordo com pesquisas de especialistas no Marketing Mobile.

A análise de nossos especialistas de Marketing Mobile sobre nossos próprios clientes também encontra alguns resultados interessantes a este respeito. Apenas 20% das notificações push são segmentadas, por exemplo. Embora o valor de 38% para notificações ricas seja maior do que o acima, ainda significa que quase dois terços das notificações push não utilizam características ricas.

Push notification user preference

De acordo com as estatísticas da Business of Apps, os usuários estão mais interessados em receber notificações push das plataformas de mídia social. Esta é a única opção escolhida por mais da metade da amostra da pesquisa – embora notícias e informações cheguem perto. Além destas duas, nenhuma opção ganha mais do que um quarto.

De que tipo de aplicativo os usuários gostam de receber notificações push?

Os usuários acham as notificações push úteis?

Quando os usuários gostam de receber notificações push?

De manhã, à noite e aos fins de semana – ou seja, quando estão desocupadas – são os momentos em que as pessoas estão mais felizes em receber notificações push.

Personalização das preferências do aplicativo

Estatísticas da Businesse of Apps, constatam que a utilização de notificações push ricas pode resultar em aumentos nas taxas abertas de até 56%. 

A varejista de comércio eletrônico brasileira Dinda conseguiu aumentar em 25% sua taxa de abertura através de uma combinação de notificações push ricas, segmentação de público e testes A/B.

O CTR de notificações push segmentadas vs. Não segmentadas

As estatísticas de notificação push medem as taxas abertas comparando diferentes tipos de notificação push umas contra as outras. Podemos ver claramente que, mesmo sem a segmentação da base de usuários, as mensagens dinâmicas obtêm os melhores resultados. O Santo Graal da notificação push, entretanto, é uma mensagem dinâmica e segmentada.

Uma empresa que aplica essas duas ações pode ver um aumento de até duas vezes mais respostas para suas notificações push. 

Parece que estamos vendo uma tendência positiva na segmentação da notificação push, com cada vez mais marqueteiros enviando mensagens segmentadas em vez de transmissões.

A partir de 2017, a porcentagem de notificações push que haviam sido segmentadas havia subido para 85%, em comparação com 65% em 2015.

Frequência de notificações push/CTR

Em todas as indústrias, vemos uma perda no CTR após cinco notificações push. Três notificações push parecem ser a melhor prática, dando melhores resultados.

Usando seus dados de notificação push, a Business of Apps identifica o número ideal de notificações push por indústria. De acordo com estes números, carreiras & aplicações de treinamento e agências de marketing digital podem lucrar com o envio de mais notificações push. Aqueles em artes/esporte/entretenimento e diretórios on-line, por outro lado, devem tomar cuidado.

Número ideal de notificações push para maximizar o CTR

Pode ser tão simples quanto usar as palavras certas. Identificamos uma gama de palavras que aparecem freqüentemente em notificações push que com forte engajamento.

As palavras que sugerem urgência aparecem fortemente: ‘hoje’, ‘em breve’, ‘agora’, ‘limitado’, etc. Vemos também palavras de ação (explorar, ‘reservar, ‘desfrutar), e claro, a palavra ‘grátis’.

CTR e CTA das notificações push

O tamanho da foto também pode ajudar, as pessoas gostam de ver fotos grandes. Este é particularmente um caso a parte quando se trata de comércio eletrônico. Porém, a maioria das indústrias pode lucrar com isso.

CTR e o tamanho da imagem na notificação push 

Com essas informações, você já está preparado para criar novas ideias nas suas próximas campanhas de marketing com notificações push. E em toda jornada de sucesso, estar bem acompanhado é uma virtude. 

Por isso, nós da Inngage servimos a plataforma completa para o engajamento e crescimento do seu aplicativo. Agende uma demo agora mesmo e veja com um de nossos especialistas como podemos te ajudar a lucrar mais.

Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

Compartilhe com sua equipe

Pronto para começar?

Solicite uma demo para nossos especialistas mostrarem como a Inngage se enquadra em sua estratégia de engajamento e retenção