O LTV é uma métrica fundamental na tomada de decisões estratégicas de Marketing e Gestão de negócios. Entenda o que é o LTV – e por que você deveria se importar com ele!

É muito difícil medir o valor que um cliente possui para uma marca. 

Cada cliente traz consigo novas oportunidades de negócio e, claro, fontes adicionais de renda para sua empresa. 

Assim, medir o valor de um consumidor passa por entender qual é o faturamento adicional que esse cliente agrega ao business ao longo dessa relação de consumo.

O que é LTV?

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O LTV – sigla do termo em inglês “Lifetime Value” – pode ser entendido como o valor do lucro que um cliente gera para uma empresa durante toda a relação comercial que mantiver com a marca. 

De maneira geral, entender o LTV do seu negócio é simples – embora esse valor possa chegar a ser calculado através de técnicas complexas de modelagem preditiva e algoritmos de aprendizado de máquina, em casos especiais.

Você pode calcular o LTV do seu negócio através da seguinte relação:

LTV = Ticket Médio x Frequência Média de Compra no Período x Período de Retenção

Ou seja, o LTV será obtido multiplicando:

  • O valor médio que seu cliente gasta por compra 
  • A quantidade de vezes que ele compra de você no período de retenção
  • O período de tempo pelo qual você retém o cliente à sua marca

 Mas afinal, qual a importância de entender o LTV de um negócio? 

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Entender qual o faturamento gerado por um cliente ao longo do período de retenção é essencial na tomada de decisões estratégicas quando o assunto é gestão de clientes/produtos e definição dos investimentos em marketing digital!

Ao entender qual o investimento médio que um cliente faz no seu negócio (entenda no seu produto ou solução) você otimiza atributos como:

  • Inteligência de mercado: o LTV ajuda a quantificar o valor ideal de captação de um novo cliente.
  • Posicionamento: o LTV possibilita entender o preço e valor ideal do produto a ser ofertado.
  • Previsibilidade: através do LTV, pode-se estimar com maior precisão o valor esperado de receita a ser gerada nos próximos meses.
  • Otimização: com o LTV, também pode-se medir o sucesso de novos projetos, servindo como um dado importante no processo de desenvolvimento de produtos e otimização e experiência de usuário.

Ou seja, ter um LTV bem calculado ajuda o empreendedor a ter um panorama geral de como seu negócio está rodando internamente e, também, como é visto dentro do mercado.

 Como otimizar o LTV do seu negócio? 

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Se, quanto maior o LTV, naturalmente também maior a receita gerada por cada cliente à empresa, uma pergunta natural a se fazer é: como aumentar meu LTV? 

1. Aumento do Ticket Médio

A primeira forma de aumentar o LTV do seu negócio é elaborar uma estratégia de aumento do Ticket Médio de suas vendas. Isso é possível através de estratégias de up-sell e add-on, cujo objetivo é justamente aumentar o valor despendido pelo cliente a cada operação realizada. 

Estratégias desse tipo são utilizadas o tempo todo offline – como em supermercados, com todos aqueles doces e chicletes irresistíveis bem no caixa – e também online, com e-commerces recomendando produtos complementares ao pedido. 

Modelar e desenvolver estratégias de add-on e up-sell trará um aumento significativo no Ticket Médio do seu negócio, aumentando, também, o LTV dele. 

2. Aumento da Frequência Média de Compra

Aumentar a frequência com que seu cliente compra de você tem um impacto direto no aumento do LTV do seu negócio. 

Para isso, é importante fazer com que o cliente (ou usuário do app) utilize o app o máximo possível, para que você possa tanto conhecê-lo melhor através dos dados de sua navegação quanto gerar mais ofertas e possibilidades de negócio com ele. 

Através de campanhas de Notificações Push e In-App messages, por exemplo, direcionadas e segmentadas a cada um dos seus públicos, é possível aumentar muito a quantidade de vezes que um usuário retorna ao seu app mobile. 

Além disso, aumentar a qualidade da estrutura e da experiência de usuário da sua solução digital, como onboarding no app, facilidade no checkout, personalização e preferências, segurança nos dados fornecidos entre outros fatores, é também aumentar a frequência com que um cliente faz negócio com você.

3. Aumento da Retenção

O último fator da equação é o período de tempo em que um cliente se relaciona com sua marca. Aumentar esse período é aumentar a receita total gerada por este cliente. 

Essa é a importância do aumento da retenção do seu cliente ou usuário de app mobile. 

Além de conquistar um novo cliente ser muito mais caro que manter um atual cliente, prolongar a vida da relação faz muito bem à saúde financeira a longo prazo do seu negócio.

E, para não te dar apenas uma ou duas dicas, nós separamos 10 tipos de campanhas de mobile marketing para aumentar a retenção do seu app! 

Se você ainda possui dúvidas sobre como calcular o LTV do seu negócio, ou precisa de uma força na hora de trabalhar os três fatores de otimização do seu LTV, clique aqui e entre em contato ainda hoje com um consultor da Inngage e descubra como podemos alavancar o LTV do seu negócio!