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Entenda o que é CTR e como aumentá-lo através de Notificações Criativas

Matheus Felix

30 de setembro de 2022

Quando analisamos nossas campanhas de marketing, devemos observar diversas métricas para entender se estamos tendo bons resultados ou não.

Uma das métricas mais importantes a serem medidas e analisadas  é o CTR da campanha ou dos anúncios, como veremos a seguir. 

O que é CTR?

O CTR, sigla em inglês para Click Through Rate, é uma métrica de campanha que mede a taxa de cliques num anúncio em relação a quantidade total de exibições (impressões) desse mesmo anúncio na campanha. 

Ou seja, o CTR é a razão – geralmente em porcentagem – entre quantas vezes um anúncio foi clicado e quantas vezes foi exibido. 

CTR definition

Qual a importância do CTR?

No universo digital, os anúncios possuem links que levam usuários a páginas de destino, em que se deseja obter uma ação do usuário – como uma compra, no caso de um e-commerce, ou uma instalação, no caso de um app mobile.

Como vimos, o CTR é uma relação entre a quantidade de cliques num anúncio sobre a quantidade total de impressões desse anúncio. Assim, CTR’s maiores indicam maior taxa de cliques nos anúncios veiculados

Naturalmente, maiores taxas de clique são um bom indicativo de que nossa campanha (ou nosso anúncio) está corretamente configurada para atingir a pessoa certa com a mensagem certa

No fim do dia, o CTR é uma métrica importantíssima de engajamento de usuários/leads com o seu conteúdo – e, especialmente, de sucesso do seu funil de vendas. 

Além disso, outro motivo para se preocupar com o CTR é que ferramentas de busca (como o Google, por exemplo) costumam analisar os CTR’s das páginas no momento da indexação dos resultados durante uma pesquisa por um usuário. 

A ferramenta entende que páginas com melhores CTR’s tendem a possuir conteúdos mais próximos ao que o usuário procura e, assim, as indexa nos primeiros resultados da pesquisa. 

Dicas que podem dobrar o CTR das suas campanhas!

Separamos 03 insights fundamentais para você aplicar na prática em suas campanhas para aumentar o CTR das suas mensagens. 

  • 01 – Personalize o Conteúdo da Mensagem

Entender quem é seu público é essencial para enviar mensagens coerentes e que façam sentido para seus usuários e/ou leads.

Notificações personalizadas tendem a possuir maior taxa de abertura (e, portanto, maior CTR) pois aumentam a proximidade entre a mensagem e o usuário.

Chamar o usuário pelo nome ou enviar mensagens coerentes com seus interesses, por exemplo, certamente resultará em maiores taxas de clique e ação desejada para suas campanhas. 

Uma dica importante: ter ao seu lado uma plataforma de engajamento pode ajudar tanto na segmentação do(s) público(s) do seu app quanto no envio e metrificação dos resultados de campanhas de marketing. 

Com uma plataforma de engajamento, você pode desenvolver campanhas de disparo de notificações personalizadas e aumentar os resultados de CTR dos seus anúncios. 

  • 02 – Faça testes A/B

Testes A/B são o coração do marketing digital.

Isso porque permitem que analisemos campanhas (ou anúncios) semi-idênticos – com estrutura e objetivos iguais, porém com diferentes designs ou copys, por exemplo – para medirmos a performance de cada uma e descobrirmos a melhor alternativa para a divulgação do nosso produto ou negócio. 

Test A/B Control Variation

Em testes de CTR, geralmente são utilizados diferentes criativos para os anúncios, mantendo-se as copys (descrições), ou o inverso, mantém-se o mesmo criativo para diferentes copys. 

Após ambas campanhas performarem, é possível analisar qual delas obteve maior taxa de cliques, ou seja, qual combinação de mensagem + estrutura obteve melhor desempenho em relação ao objetivo geral da campanha: atrair novos usuários, realizar vendas, obter downloads, etc. 

Novamente, você pode contar com a ajuda de uma plataforma de engajamento para realizar os testes A/B, administrar os resultados e otimizar as futuras campanhas com os dados obtidos. 

  • 03 – Utilize conteúdos dinâmicos

Quando falamos em notificações push ou notificações in-app, geralmente pensamos naquelas mensagens com texto que recebemos todos os dias dos apps instalados em nossos smartphones.

Entretanto, essas notificações já há algum tempo suportam estruturas muito mais chamativas e interativas a seus usuários. 

É possível incluir, além das clássicas mensagens com textos e emojis, mensagens com imagens, vídeos, botões clicáveis e muito mais.

Rich Notification Pizza

Interative Notification

Você não só pode como deve se aproveitar dessas estruturas, para obter taxas de CTR (clique e/ou engajamento) maiores em suas campanhas.

Dica Extra: Use Notificações Criativas!

Ainda dentro dos conteúdos dinâmicos, uma dica extra – e muito importante – na hora de escrever e enviar suas mensagens é utilizar Notificações Criativas.

Tudo se baseia no fato de que os usuários recebem inúmeras mensagens e notificações diariamente, e, para se diferenciar dos demais e chamar a atenção do usuário, a criatividade na mensagem deve ser um fator fundamental na hora de redigir seu conteúdo. 

Não existe uma técnica ou um roteiro a ser seguido aqui: você deve lembrar seu usuário do porquê ele baixou seu app de maneira divertida e amigável. 

Como não há técnicas a serem seguidas, vamos listar algumas notificações super criativas disparadas por empresas especialistas na comunicação com seus usuários para você ter uma referência do que seguir. 

Tinder Notification

O tinder usa humor para chamar a atenção do seu usuário ao avisar que há um novo like em seu perfil na plataforma.

Netflix Notification

A Netflix também se aproveita do humor (e de um pouco de curiosidade) para anunciar a nova série a ser estreada, com base nas preferências de um usuário.

App Level Notification

O app Level (de controle financeiro) relembra o usuário do progresso que obteve na semana e o motiva a continuar utilizando a plataforma para manter o resultado gerado

App Delectable Notification

O app Delectable se aproveita da curiosidade do usuário ao perguntar sobre alguns dos vinhos disponíveis em sua plataforma para aumentar as taxas de clique nas mensagens.

Inspire-se nessas mensagens e crie suas próprias Notificações Criativas para se diferenciar da concorrência e aumentar ainda mais a taxa de CTR das suas campanhas. 

Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

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