Há alguns dias, conversamos aqui no Blog da Inngage sobre alguns eventos comerciais que aquecerão o mercado digital nacional (e internacional) nos últimos meses de 2022. 

Lá falamos sobre o impacto que Eleições, Black Friday e Copa do Mundo terão sobre a economia nacional. De maneira geral, indicadores apontam que o comércio digital cresceu 13% já no primeiro semestre deste ano. 

E os números tendem a continuar subindo: o setor de e-commerce brasileiro deverá encerrar o ano com um faturamento de aproximadamente R$ 165 bilhões. E, se você quiser conferir as estratégias de Marketing Interativo que separamos pra você surfar nessa onda, é só conferir lá no artigo!

Hoje vamos apresentar novas estratégias para aproveitar o aquecimento do mercado digital no último trimestre de 2022. 

Desta vez falaremos sobre como fazer, do seu app, um app User Friendly e facilitar a jornada do seu usuário – da descoberta à compra!

O que significa User Friendly App? 

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O conceito de App User Friendly – em português, app amigável ao usuário – reflete a elevada qualidade com que a interação usuário e app acontece, considerando aspectos como: ter telas e recursos intuitivos, ser simples, seguro, confiável, entre outros.

Podemos separar esses aspectos de um User Friendly App em dois grandes conjuntos: aspectos de UI – User Interface – e aspectos de UX – User Experience

Quando falamos em UI, estamos considerando, sob a ótica da interface humano-máquina (no caso, humano-app), alguns pontos como:

  • Simplicidade – quão simples é logar e/ou começar a usar o app
  • Interatividade – quão interativo é o contato entre o app e o usuário (existe um relacionamento com o usuário?)
  • Intuitividade – quão simples é encontrar e aprender as funções básicas – e até as mais completas – dentro do app
  • Layout/Design – quão trabalhado foi o app para entregar todos os pontos acima também sob uma perspectiva estética e funcional

Já quando o assunto é UX, consideramos a experiência, de maneira geral, do usuário com o produto. Aqui é importante avaliar pontos como:

  • Usabilidade – quão fluido é o uso e, claro, quão bem o app entrega a solução ou a promessa que fez o usuário baixá-lo
  • Segurança – quão seguro contra exposições está o usuário que insere dados pessoais ou tem seus dados de navegação coletados pelo app
  • Suporte – com que rapidez e qualidade é realizado o suporte ao usuário em caso de problemas com o uso e/ou pagamento dentro do app

Lembrando que esses são apenas alguns dos pontos importantes. Há, ainda, diversos outros aspectos a serem considerados no projeto de um app user friendly.

Todos esses pontos – tanto UI quanto UX – estão integrados, se completam e fazem com que seu aplicativo tenha as características de um App User Friendly, isto é, seja amigável ao usuário final. 

Como ter um App User Friendly na prática?

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Embora os conceitos que fazem um app ser User Friendly sejam relativamente simples, implementá-los na prática muitas vezes não é. 

Isso porque muitos desses conceitos expressam recursos e tecnologias que abrangem diversos pontos do desenvolvimento de um app: design, programação (front-end e back-end), estudos de mercado, etc. 

Assim, preparamos uma lista de dicas e ideias pra você colocar na prática o que aprendeu sobre Apps User Friendly, Ux & UI. 

  •  Tenha um Onboarding SUPER simples!

Aplicativos cujos onboardings solicitem registro para um primeiro uso, ou que tenham longos vídeos de demonstração da plataforma podem reduzir o engajamento dos usuários que acabaram de realizar o download, fazendo com que deletem o app antes mesmo de o experimentarem. 

Isso se agrava ainda mais quando, já no primeiro contato, o app solicita dados de pagamento do usuário, que muitas vezes ainda nem o abriu direito. 

Assim, ter um onboarding e, consequentemente, um primeiro uso facilitado, tornará muito mais provável que o seu público tenha uma ótima primeira experiência de uso.

E você sabe que a primeira impressão é a que fica, né?

  •  Utilize Notificações Push de maneira estratégica

Notificações Push são aquelas ‘mensagens’ que aplicativos e aplicações-web podem disparar em nossos smartphones e tablets.

Elas são essenciais para manter um relacionamento com o usuário mesmo em momentos em que ele não se encontra dentro do app. 

Diversas campanhas podem ser estruturadas e disparadas em Notificações Push, como ofertas, lembretes, convites, promoções e, claro, como o próprio nome sugere, notificações.

O importante é que sejam de alguma forma úteis ao usuário e coerentes com a voz da marca, isto é, que conversem com o usuário da mesma forma que a marca conversa nos outros pontos de contato (se é mais séria, mais brincalhona, etc), mantendo a coerência no relacionamento marca-usuário. 

  • Personalize a experiência do seu usuário

Já abordamos aqui no Blog da Inngage diversas vezes a importância da personalização na experiência do usuário.

Personalizar a experiência do seu usuário vai muito além de apenas chamá-lo pelo nome. 

Ter telas interativas, em que o usuário possa escolher opções de interesse dentro do seu app (como tipos de roupas que o interessam num e-commerce, por exemplo) e recomendá-las durante a navegação é um grande diferencial na hora de conquistar um cliente fiel.

Além disso, coletar dados pessoais dos usuários – como datas de aniversários – e utilizar essa informação para entregar cupons de desconto em aniversários, por exemplo, é uma ótima forma de estruturar campanhas inteligentes, personalizar e aproximar a relação com o usuário. 

E já que estamos falando em dados pessoais, não esqueçamos da segurança.

  • Tenha um app seguro!

Não é novidade para ninguém que uma das maiores preocupações das empresas de tecnologia atualmente é com a segurança dos seus dados e, principalmente, com a de seus clientes. 

E não é por menos. Empresas que tiveram vazamento de dados de clientes enfrentaram multas milionárias e, claro, a perda de credibilidade do mercado. 

Ter uma plataforma de dados que te dê segurança para armazenar os dados do público a serem analisados e aplicados em campanhas de marketing é essencial para qualquer empresa de tecnologia. 

E nesse caso não existem simples dicas: a solução é ter toda uma equipe de Engenharia de Dados trabalhando para manter os seus dados e os dados dos seus clientes seguros. 

Outra opção é ter um time externo que cuide disso para você, que ofereça uma plataforma segura e confiável, para que você foque no resto do seu negócio. 

  • Aprenda com seus usuários!

Apps User Friendly têm o usuário como centro de toda a operação, do projeto à concepção. 

Entretanto, é possível que tomemos decisões que não agradem a base de usuários do nosso app ao longo do desenvolvimento, de modo que ter o feedback deles é essencial para direcionar as mudanças e a evolução do projeto. 

Para isso, você pode contar com telas de pesquisa de satisfação, questionários, disparo de e-mails e manter um canal de contato aberto e facilitado para reclamações e/ou sugestões. 

Isso fará com que seu público se sinta ouvido e, principalmente, considerado. E fará, também, com que você colete informações valiosas sobre o seu negócio e sobre como seus clientes o enxergam. 

Dessa forma, suas decisões estratégicas se tornarão muito mais assertivas e, ao mesmo tempo, aproximará seu app do público usuário,.

Se essas dicas ainda estão abstratas para você, fique tranquilo, é normal no começo. Temos uma equipe de consultores especialistas em engajamento, prontos para te ajudar a começar a tornar seu app User Friendly ainda HOJE! 

Entre em contato e agende sua demo!