Dicas para ter um App User Friendly e diferenciar-se de vez dos seus concorrentes!

Matheus Felix

17 de outubro de 2022

Dicas App User Friendly

Há alguns dias, conversamos aqui no Blog da Inngage sobre alguns eventos comerciais que aquecerão o mercado digital nacional (e internacional) nos últimos meses de 2022. 

Lá falamos sobre o impacto que Eleições, Black Friday e Copa do Mundo terão sobre a economia nacional. De maneira geral, indicadores apontam que o comércio digital cresceu 13% já no primeiro semestre deste ano. 

E os números tendem a continuar subindo: o setor de e-commerce brasileiro deverá encerrar o ano com um faturamento de aproximadamente R$ 165 bilhões. E, se você quiser conferir as estratégias de Marketing Interativo que separamos pra você surfar nessa onda, é só conferir lá no artigo!

Hoje vamos apresentar novas estratégias para aproveitar o aquecimento do mercado digital no último trimestre de 2022. 

Desta vez falaremos sobre como fazer, do seu app, um app User Friendly e facilitar a jornada do seu usuário – da descoberta à compra!

O que significa User Friendly App? 

O conceito de App User Friendly – em português, app amigável ao usuário – reflete a elevada qualidade com que a interação usuário e app acontece, considerando aspectos como: ter telas e recursos intuitivos, ser simples, seguro, confiável, entre outros.

Podemos separar esses aspectos de um User Friendly App em dois grandes conjuntos: aspectos de UI – User Interface – e aspectos de UX – User Experience

Quando falamos em UI, estamos considerando, sob a ótica da interface humano-máquina (no caso, humano-app), alguns pontos como:

  • Simplicidade – quão simples é logar e/ou começar a usar o app
  • Interatividade – quão interativo é o contato entre o app e o usuário (existe um relacionamento com o usuário?)
  • Intuitividade – quão simples é encontrar e aprender as funções básicas – e até as mais completas – dentro do app
  • Layout/Design – quão trabalhado foi o app para entregar todos os pontos acima também sob uma perspectiva estética e funcional

Já quando o assunto é UX, consideramos a experiência, de maneira geral, do usuário com o produto. Aqui é importante avaliar pontos como:

  • Usabilidade – quão fluido é o uso e, claro, quão bem o app entrega a solução ou a promessa que fez o usuário baixá-lo
  • Segurança – quão seguro contra exposições está o usuário que insere dados pessoais ou tem seus dados de navegação coletados pelo app
  • Suporte – com que rapidez e qualidade é realizado o suporte ao usuário em caso de problemas com o uso e/ou pagamento dentro do app

Lembrando que esses são apenas alguns dos pontos importantes. Há, ainda, diversos outros aspectos a serem considerados no projeto de um app user friendly.

Todos esses pontos – tanto UI quanto UX – estão integrados, se completam e fazem com que seu aplicativo tenha as características de um App User Friendly, isto é, seja amigável ao usuário final. 

Como ter um App User Friendly na prática?

Embora os conceitos que fazem um app ser User Friendly sejam relativamente simples, implementá-los na prática muitas vezes não é. 

Isso porque muitos desses conceitos expressam recursos e tecnologias que abrangem diversos pontos do desenvolvimento de um app: design, programação (front-end e back-end), estudos de mercado, etc. 

Assim, preparamos uma lista de dicas e ideias pra você colocar na prática o que aprendeu sobre Apps User Friendly, Ux & UI. 

  •  Tenha um Onboarding SUPER simples!

Aplicativos cujos onboardings solicitem registro para um primeiro uso, ou que tenham longos vídeos de demonstração da plataforma podem reduzir o engajamento dos usuários que acabaram de realizar o download, fazendo com que deletem o app antes mesmo de o experimentarem. 

Isso se agrava ainda mais quando, já no primeiro contato, o app solicita dados de pagamento do usuário, que muitas vezes ainda nem o abriu direito. 

Assim, ter um onboarding e, consequentemente, um primeiro uso facilitado, tornará muito mais provável que o seu público tenha uma ótima primeira experiência de uso.

E você sabe que a primeira impressão é a que fica, né?

  •  Utilize Notificações Push de maneira estratégica

Notificações Push são aquelas ‘mensagens’ que aplicativos e aplicações-web podem disparar em nossos smartphones e tablets.

Elas são essenciais para manter um relacionamento com o usuário mesmo em momentos em que ele não se encontra dentro do app. 

Diversas campanhas podem ser estruturadas e disparadas em Notificações Push, como ofertas, lembretes, convites, promoções e, claro, como o próprio nome sugere, notificações.

O importante é que sejam de alguma forma úteis ao usuário e coerentes com a voz da marca, isto é, que conversem com o usuário da mesma forma que a marca conversa nos outros pontos de contato (se é mais séria, mais brincalhona, etc), mantendo a coerência no relacionamento marca-usuário. 

  • Personalize a experiência do seu usuário

Já abordamos aqui no Blog da Inngage diversas vezes a importância da personalização na experiência do usuário.

Personalizar a experiência do seu usuário vai muito além de apenas chamá-lo pelo nome. 

Ter telas interativas, em que o usuário possa escolher opções de interesse dentro do seu app (como tipos de roupas que o interessam num e-commerce, por exemplo) e recomendá-las durante a navegação é um grande diferencial na hora de conquistar um cliente fiel.

Além disso, coletar dados pessoais dos usuários – como datas de aniversários – e utilizar essa informação para entregar cupons de desconto em aniversários, por exemplo, é uma ótima forma de estruturar campanhas inteligentes, personalizar e aproximar a relação com o usuário. 

E já que estamos falando em dados pessoais, não esqueçamos da segurança.

  • Tenha um app seguro!

Não é novidade para ninguém que uma das maiores preocupações das empresas de tecnologia atualmente é com a segurança dos seus dados e, principalmente, com a de seus clientes. 

E não é por menos. Empresas que tiveram vazamento de dados de clientes enfrentaram multas milionárias e, claro, a perda de credibilidade do mercado. 

Ter uma plataforma de dados que te dê segurança para armazenar os dados do público a serem analisados e aplicados em campanhas de marketing é essencial para qualquer empresa de tecnologia. 

E nesse caso não existem simples dicas: a solução é ter toda uma equipe de Engenharia de Dados trabalhando para manter os seus dados e os dados dos seus clientes seguros. 

Outra opção é ter um time externo que cuide disso para você, que ofereça uma plataforma segura e confiável, para que você foque no resto do seu negócio. 

  • Aprenda com seus usuários!

Apps User Friendly têm o usuário como centro de toda a operação, do projeto à concepção. 

Entretanto, é possível que tomemos decisões que não agradem a base de usuários do nosso app ao longo do desenvolvimento, de modo que ter o feedback deles é essencial para direcionar as mudanças e a evolução do projeto. 

Para isso, você pode contar com telas de pesquisa de satisfação, questionários, disparo de e-mails e manter um canal de contato aberto e facilitado para reclamações e/ou sugestões. 

Isso fará com que seu público se sinta ouvido e, principalmente, considerado. E fará, também, com que você colete informações valiosas sobre o seu negócio e sobre como seus clientes o enxergam. 

Dessa forma, suas decisões estratégicas se tornarão muito mais assertivas e, ao mesmo tempo, aproximará seu app do público usuário,.

Se essas dicas ainda estão abstratas para você, fique tranquilo, é normal no começo. Temos uma equipe de consultores especialistas em engajamento, prontos para te ajudar a começar a tornar seu app User Friendly ainda HOJE! 

Entre em contato e agende sua demo!

Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

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