07 Campanhas de Marketing para o aumento de atenção sobre seu App

Matheus Felix

25 de outubro de 2022

Em 1995, o economista Herbert Simon alertou o mundo sobre um fenômeno que ele tinha percebido: ‘o que a informação consome é bastante óbvio: ela consome atenção. Portanto, a riqueza de informações cria pobreza de atenção‘.

Simon se referia ao aumento do acesso à informação que a internet trazia na época, e, consequentemente, à diminuição de atenção que as pessoas depositam sobre essas informações.

Hoje, quase duas décadas depois, a teoria de Simon não poderia se mostrar mais correta: especialistas apontam que a capacidade de atenção humana está em constante diminuição. 

Isso se deve a imensa quantidade de anúncios, campanhas, apps e conteúdos com os quais os usuários têm contato diariamente em todas as redes digitais. 

Nesse sentido, elaborar campanhas de marketing diferenciadas, focadas em aumentar a atenção do seu público sobre sua marca ou seu produto é essencial para conquistar novos clientes e manter a base de usuários que você já possui. 

Especialmente quando o mercado digital está aquecido – caso do segundo semestre de 2022 – por conta de eventos como Black Friday, Eleições e Copa do Mundo, como explicamos aqui nesse outro post do Blog da Inngage.

Para te ajudar nesse caminho, separamos 07 campanhas de marketing fundamentais para aumentar o sucesso do seu app quando o assunto é conquistar a atenção de usuários e diferenciar de vez sua marca da concorrência!

E, como BÔNUS, deixamos ao final 2 Cases de Sucesso de campanhas de marketing reais para você se inspirar e colocar em prática tudo que aprendeu!

Campanhas de Marketing fundamentais para conquistar a atenção de usuários.

  • 1 – Campanhas de Reconhecimento (Awareness)

Como fazer uma campanha de reconhecimento

Você já deve ter ouvido aquela expressão: ‘quem não é visto não é lembrado’, certo? 

No mundo digital, especialmente no meio de tanta informação disponível, como nos dias de hoje, aparecer não é mais um diferencial para conquistar novos mercados: é uma obrigação

As campanhas de reconhecimento (ou campanhas de descoberta, ou awareness) são campanhas de marketing focadas em gerar um primeiro contato entre cliente e marca, ou entre cliente e produto. 

Em geral, são campanhas de custo reduzido nas plataformas de anúncio, pois não possuem como objetivo a conversão de usuários e a geração de receitas, pelo menos não diretamente.

Assim, é possível, com relativo pouco orçamento, atingir uma grande quantidade de pessoas, expondo sua marca ou solução para elas.

É um tipo importantíssimo de campanha pois é a partir dela que as pessoas conhecerão seu produto e, se realizada corretamente, lembrarão dele quando estiverem buscando soluções relacionadas ao problema que você resolve. 

Não apenas isso, essas campanhas também servem para gerar autoridade da sua marca para novos potenciais clientes. 

Isso significa que, se um dia estiverem buscando uma solução que você possui, e se depararem com sua marca, possivelmente lembrarão de já tê-la visto e enxergarão seu produto com destaque frente aos produtos da concorrência. 

  • 2 – Campanhas Transacionais

Campanhas Transacionais

Campanhas Transacionais são fundamentais para elevar a satisfação na experiência do usuário sobre seu produto ou serviço.

Essas campanhas de marketing visam tanto manter a transparência sobre operações de compra quanto manter o engajamento do usuário sobre seu pedido ou assinatura. 

Por exemplo, se você possui um e-commerce, enviar e-mails (ou mensagens SMS, whatsapp) com notificações sobre o status do pedido do seu cliente tornará o processo muito mais transparente e engajante para o usuário. 

Além disso, enviar e-mails relembrando usuários que seus planos premium irão vencer, por exemplo, é uma ótima oportunidade para diminuir taxas de churn e elevar a retenção de usuários sobre seu app mobile. 

Ou seja, com o mesmo tipo de campanha, você aumenta taxas de engajamento e retenção dos seus usuários. 

  • 3 – Campanhas Promocionais

Campanhas promocionais

Promoções são ótimas oportunidades de conquistar usuários que já estão procurando sua solução (ou mesmo usam uma versão gratuita dela) e que apenas esperam por uma oportunidade de comprar com condições de compra e/ou pagamento (preço, parcelamento, combos, etc) diferenciados.

Apostar em campanhas promocionais para elevar o faturamento do seu negócio é essencial, pois através delas você pode conquistar novos usuários, reconquistar usuários antigos, aumentar o ticket médio por venda, entre diversos outros motivos.

É fundamental conhecer o público para quem se irá ofertar, para desenhar ofertas coerentes e atrativas que serão essenciais para o sucesso da campanha. Você deve analisar dados sobre o seu público e entender tanto o que eles realmente procuram quando te encontram quanto como e quanto gostariam de pagar no(s) produto(s) ofertado(s).

Você pode, ainda, experimentar associar campanhas de promoção com campanhas de reconhecimento, para que seu público ideal conheça sua marca já com uma promoção atrativa, gerando um primeiro interesse em entrar nas suas redes e conhecer mais sobre a marca e seus produtos.

  • 4 – Campanhas de Reconquista

Reconquiste seu cliente

As campanhas de reconquista são campanhas de marketing focadas em trazer usuários e/ou clientes antigos (ou inativos) à atividade novamente. 

Para isso, você deve possuir listas de contatos (leads) que já engajaram ou compraram da sua marca e elaborar campanhas específicas para esse público. 

Você pode oferecer cupons de desconto, condições de pagamento especiais, brindes, bônus, dentre outras estratégias para cativar esse público que já conhece e já confia no seu negócio.

Tão importante quanto, você pode realizar Campanhas de Feedback (como abordaremos à frente) simultaneamente às Campanhas de Reconquista. Dessa maneira você pode entender o porquê desses clientes terem desengajado sua marca, otimizando pontos de contato para diminuir a taxa de churn ao longo do tempo. 

  • 5 – Campanhas de Upsell

Campanhas de UpSell

Similares às campanhas promocionais, campanhas de Upsell tem como objetivo o aumento direto do faturamento do negócio, ao aumentar o ticket médio por venda realizada. 

Para desenhar essas campanhas, você precisa pesquisar e modelar produtos que conversam diretamente com o produto principal que você vende, para ofertá-los e vendê-los juntos, aumentando o valor da venda.

Para e-commerces, por exemplo, você pode desenvolver campanhas de:

  • COMPRE 2 LEVE 3!
  • COMPRE ACIMA DE X REAIS E GANHE FRETE GRÁTIS!
  • NA COMPRA DO PRODUTO X, POR MAIS Y REAIS LEVE O PRODUTO Z TAMBÉM!

E assim por diante. 

Para Apps Mobile, campanhas de Upsell que funcionam geralmente são campanhas do tipo:

  • ASSINE 12 MESES E GANHE O PRIMEIRO!
  • PARA CLIENTES DO PLANO PRATA, ASSINE O PLANO OURO COM X% DE DESCONTO APENAS HOJE!

Entre outras possibilidades.

  • 6 – Campanhas de Indicação

Campanhas de Indicação

Campanhas de indicação são campanhas de marketing focadas em aumentar as vendas de um negócio de maneira orgânica.

Geralmente são oferecidas vantagens para pessoas que indiquem a marca/produto para amigos que posteriormente convertam (comprem).

Você pode oferecer, por exemplo:

  • X% de cashback para cada amigo que comprar utilizando o código do indicador
  • 1 mês gratuito no seu app para o indicador, para cada X indicados que assinarem o plano Premium
  • 1 semana de uso do plano Premium para cada indicado, para estimular o cadastro por parte deles (e futuramente convertê-los em usuários Premium recorrentes)

São ótimas campanhas de marketing, porque geram tanto autoridade quanto reconhecimento para o seu negócio, além de grandes taxas de conversão, visto que costumamos enxergar muito positivamente recomendações de produtos por amigos. 

  • 7 – Campanhas de Feedback

Campanhas de feedback, finalmente, são campanhas de marketing essenciais para você conversar com seu público e obter insights fundamentais na otimização do seu negócio como um todo. 

Através dessas campanhas, você pode perguntar à base de usuários ativa (e mesmo à base de usuários que já desengajou do seu app) como está a experiência de uso, solicitar sugestões de otimização e detectar oportunidades de melhoria. 

Para estimular que as pessoas respondam às perguntas, você pode oferecer, ao final da pesquisa, cupons de desconto ou períodos de avaliações gratuitas. 

BÔNUS: 02 CASES DE SUCESSO REAIS PARA VOCÊ SE INSPIRAR

1. Starbucks incentivando downloads através de gamificação

Um case de marketing muito legal a ser trazido é o do Starbucks, que teve uma sacada fantástica para atrair a atenção do público e engajar novos usuários em sua base.

A campanha de marketing era a seguinte: usuários que enviassem as melhores fotos com produtos da marca seriam escolhidos para aparecerem no feed da página oficial da cafeteria.

Essa iniciativa é bacana porque aproxima a empresa e o público, além de ajudar o Branding da marca, uma vez que gera fotos reais de consumidores como prova social a ser publicada nas redes sociais.

E o mais interessante de tudo é que a marca levava os usuários que caíam no perfil diretamente à pagina de download do app, convertendo usuários do instagram em usuários do app. 

(link = https://jmango360.com/wp-content/uploads/2020/11/starbucks-blog-recording.gif)

2. Nike+ como Conteúdo Compartilhável  

Alguns aplicativos fornecem conteúdos em formatos compartilháveis nas redes sociais. Essa tática ajuda a divulgação orgânica do app por usuários. 

Esses conteúdos devem ter relação direta com o principal valor entregue pelo app. 

Por exemplo, aplicativos de monitoramento esportivo, como o Nike+, possuem a funcionalidade de gerar um ‘relatório’ do desempenho do praticante, em formato compartilhável, para que o atleta poste em suas redes e compartilhe com seus amigos. 

A ideia é gerar um conteúdo tão relevante quanto visualmente atrativo, para que os usuários tenham interesse de compartilhar em suas redes sociais.

Esse tipo de divulgação ajuda novas pessoas a conhecerem sua plataforma.

Agora você já tem cartas na manga o suficiente para desenhar suas próprias campanhas de marketing e impactar cada vez mais potenciais usuários. 

Caso você ainda tenha dúvidas de como colocar em prática os conceitos que você aprendeu aqui, não tem problema: é só clicar aqui e entrar em contato com a Inngage, que um consultor retornará o quanto antes pra te ajudar a tirar do papel todas as ideias que você teve. Agende sua DEMO GRATUITA hoje mesmo!

Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

Compartilhe com sua equipe

Pronto para começar?

Solicite uma demo para nossos especialistas mostrarem como a Inngage se enquadra em sua estratégia de engajamento e retenção