Aumente os downloads do seu app sem elevar os custos de aquisição
Matheus Felix
8 de novembro de 2022
O que é tráfego e por que você deveria se importar com o seu?
Tráfego, dentro do universo digital, é a quantidade de usuários que acessam uma determinada página na internet.
Existem diversas fontes de tráfego, mas, em geral, podemos separar as fontes em dois grandes grupos: fontes de tráfego orgânico e fontes de tráfego pago.
As fontes de tráfego orgânico – ou simplesmente tráfego orgânico – são fontes de tráfego acessadas espontaneamente pelo usuário, sem a necessidade de investimento em anúncios ou campanhas pagas.
Geralmente essas fontes de tráfego tem como origem motores de busca (Google, bing, etc), conteúdos e/ou mídias publicados em redes sociais, notificações de apps e links disponibilizados também dentro dos apps.
Já as fontes de tráfego pago – ou simplesmente tráfego pago – são fontes de tráfego acessadas pelo usuário através de mídias e campanhas pagas, a exemplo de anúncios em plataformas como Facebook Ads, Google Ads, TikTok Ads, etc.
Não é necessário ser matemático para concordar que, quão maior for o tráfego de usuários na página de downloads do seu app, maior será também o número de usuários que realizarão esse download, certo?
Assim, sempre que falamos em aumentar o número de downloads de um app, falamos em aumentar o tráfego para a página de download do seu app.
Qual tipo de tráfego utilizar para sua estratégia de aumento de downloads?
Existem vantagens e desvantagens em cada um dos tipos de tráfego apresentados.
O tráfego pago, como seu próprio nome diz, possui a desvantagem de requerer investimento em plataformas de anúncio para acontecer.
Entretanto, esse tipo de tráfego funciona muito bem para alcançar públicos segmentados e trazer resultados – relativamente – rápidos.
Empreendedores com pouca estrutura digital podem fazer uso do tráfego pago para alcançar novos potenciais clientes e encontrar novas oportunidades de negócio.
O problema é que, não importa quanto investimento tenha sido realizado ou quanto resultado tenha sido gerado, no momento em que o saldo acabar na plataforma de anúncios, a campanha deixará de ser veiculada e não será possível atingir novas pessoas.
Por outro lado, o tráfego orgânico não requer investimento direto em plataforma de anúncios e, ainda assim, tem grande potencial de alcançar novos leads e gerar oportunidades de negócio – ou, em nosso caso, oportunidades de download.
Para isso, estratégias de tráfego orgânico demandam um trabalho contínuo na produção de conteúdos informativos – para o caso de motores de busca ou redes sociais – e, por isso, podem ser consideradas como estratégias a longo prazo.
Além de não demandarem investimentos em plataformas de anúncios (diminuindo o custo de operação do negócio), fontes de tráfego orgânico apresentam outras vantagens importantes, especialmente para empreendedores com pouco orçamento para divulgação de seus negócios.
A primeira é que, diferentemente do tráfego pago, as fontes de tráfego orgânico podem ser consideradas como ‘perpétuas’, isto é, não deixarão de ser veiculadas em algum momento.
Na verdade, pelo contrário: quanto mais tempo passar (e, claro, mais valor for entregue pelos conteúdos aos usuários), mais as ferramentas de busca e as redes sociais indicarão suas publicações às pessoas que deveriam encontrá-las.
Isso faz com que o empreendedor não se torne refém das plataformas de anúncio para conquistar novos públicos e tenha uma fonte de tráfego sempre disponível.
Outra vantagem é que estratégias de tráfego orgânico costumam gerar autoridade para as marcas que as utilizam.
Isso acontece primeiro porque, através dos conteúdos, os empreendedores podem passar dicas valiosas para seu público com relação à solução que está sendo buscada pelo usuário.
Além disso, conteúdos patrocinados podem ser encarados muitas vezes com maus-olhos pelo usuário, uma vez que tendemos a criar bloqueios mentais a conteúdos que estão tentando nos vender algo – e anúncios disparam esse alarme facilmente.
Dessa forma, não existe uma resposta simples à pergunta de qual tipo de tráfego utilizar. Essa escolha estratégica depende de diversos fatores, como verba (budget) disponível, tempo esperado para retorno do investimento, mão-de-obra disponível para elaboração de conteúdos, etc.
O ideal é possuir um balanço entre as duas estratégias, e lançar mão de campanhas de ambos os tipos.
No entanto, uma coisa é certa: o tráfego orgânico é uma estratégia que, se explorada da maneira correta, pode aumentar os seus resultados exponencialmente, sem a necessidade de investir um único centavo para isso.
Assim, separamos 10 dicas de como aumentar o seu tráfego orgânico para fazer parte da estratégia de crescimento do seu app mobile.
- 1. Campanhas de Pré-Lançamento
Essa é uma dica valiosa para quem ainda não lançou seu app ou para quem, mesmo já tendo lançado, pretende lançar versões atualizadas ou mesmo lançar novos aplicativos no mercado.
Criar e veicular campanhas de pré-lançamento é uma estratégia esquecida por muitos desenvolvedores durante a fase de desenvolvimento do app. Através dessas campanhas, é possível divulgar e gerar desejo sobre o produto antes mesmo de ele estar disponível no mercado.
É possível utilizar gatilhos mentais para estimular o pré-cadastro de usuários na versão inicial do app. Por exemplo, você pode limitar a quantidade inicial de usuários para a versão de testes, oferecendo acesso vitalício à versão Premium para os x primeiros usuários que se pré-cadastrarem.
- 2. Use e abuse das redes sociais (de forma estratégica)
A capacidade das redes sociais de divulgarem novos produtos e serviços é inegável. Você pode e deve tê-las como seu braço direito quando o assunto é conquistar novos usuários.
Manter um perfil ativo, entregando conteúdos de valor para o público certo, é essencial para construir seu posicionamento digital e gerar autoridade nas redes nas quais seus futuros usuários te descobrirão.
Mas lembre-se: a função primordial das redes sociais é conectar pessoas, e não ser um marketplace. Assim, prepare uma linha editorial congruente com esse escopo, trabalhando para criar, além dos conteúdos informativos, conteúdos compartilháveis (em especial, conteúdos viralizáveis) para tornar o alcance e divulgação orgânica uma arma para sua estratégia de crescimento.
- 3. Contate sites e blogs de tecnologia
Existem diversos sites e blogs que fazem reviews de apps e já possuem um público considerável em suas publicações.
Você pode pesquisar algumas e entrar em contato com essas plataformas sugerindo seu app como objeto de publicações para aumentar a visibilidade que seu produto terá para as pessoas.
Idealmente, encontrar um site/blog cujas publicações são alinhadas ao tema do seu app pode ser uma estratégia mais interessante. Entretanto, sites de tecnologia em geral já servirão para apresentar seu app a possíveis novos usuários.
- 4. Contate perfis de influenciadores
Da mesma forma que você pode contatar sites e plataformas de divulgação, você pode também entrar em contato com pessoas que já possuem grandes públicos e podem ajudar você a divulgar o seu app de maneira orgânica.
Geralmente essa relação se dá na forma de parceria, a depender do tipo de influenciador e do tamanho do seu negócio. Assim, é importante entender, para cada influenciador com quem você for falar, qual a moeda de troca mais estratégica a ser ofertada – como dinheiro, acessos premium em sorteios para o público dele, divulgação recíproca, etc.
- 5. O e-mail não morreu (e nem vai)
Muita gente se esquece, mas o e-mail ainda é uma das formas de comunicação mais utilizadas no meio digital.
Desenvolver campanhas de disparo de e-mail marketing para todos os níveis do seu funil de aquisição é uma forma eficiente e barata de conquistar novos usuários à sua plataforma.
Aqui entra a importância de possuir listas de contato sempre ativas, para os quais você pode enviar e-mails periódicos com ofertas, conteúdos, notícias e outras informações sobre seu app mobile e/ou seu negócio de maneira geral.
Assim, você pode linkar essa estratégia com a estratégia de pré-lançamento, para coletar dados de contato de pré-cadastro e disparar e-mails de ofertas e, quem sabe, futuramente, de upsell para aqueles que já se engajaram e compraram as versões pagas do seu app.
- 6. Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo (também conhecido como Outbound Marketing) é uma estratégia de marketing focada em criar conteúdos informativos – como esse aqui, que você está lendo agora. Ou como o da imagem acima, que se quiser ler mais sobre o tema, é só clicar aqui.
A ideia é desenvolver conteúdos de relevância para o seu público encontrar quando estiver pesquisando direta ou indiretamente pela solução do problema que você resolve.
Você pode criar um blog no site institucional do seu app e criar conteúdos relacionados ao seu app e ao público ideal dele.
As dicas aqui são: estudar seu público para acertar na linha editorial projetada e pesquisar sobre ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), que são as ferramentas com as quais os motores de busca – ex. Google – procuram, ranqueam e indexam os resultados de pesquisa para facilitar o encontro das publicações pelos usuários no momento de busca.
- 7. Conferências e Palestras podem mudar seu jogo!
Outra forma de divulgação orgânica que você pode aproveitar para conquistar novos públicos para o seu app é palestrando em conferências e eventos cuja temática aborda o nicho da sua solução.
Mostrar sua solução em apresentações é uma grande oportunidade não apenas de alavancar sua base de usuários, como também de conquistar novos parceiros comerciais, que podem fazer parte da sua estratégia de divulgação.
Você pode começar pesquisando e participando de eventos/conferências que fazem sentido para você e seu negócio para criar um networking inicial. Com o tempo, procure oportunidades para participar como palestrante e, finalmente, poder passar sua solução através de uma apresentação inesquecível.
- 8. Web Push
O Web Push é uma alternativa interessante para levar seus usuários nas páginas que você deseja, visto que você pode estar enviando suas mensagens mesmo se estes não estiverem em sua Landing Page.
Entenda sua estratégia de engajamento à Web em Desktops e Smartphones e a coloque em prática, se quer conhecer mais sobre o Web Push, como por exemplo, por meio de links curtos no Web Push, você consegue levar seus usuários diretamente para a página de download do seu App.
Converse agora com um de nossos especialistas e aprenda sobre a funcionalidade do momento, que acaba de ser implementada no Safari pelo IOS 16.
- 9. SMS
Sim!! O SMS ainda é usado, traga usuários que desinstalam o App por meio de mensagens estratégicas, engajando novamente usuários e descobrindo o que pode ter causado este churn.
Aleḿ disso, outra estratégia é enviar um SMS para sua base de Leads, engajando-os já pela tela de bloqueio dos seus respectivos Smartphones.
Esta é outra funcionalidade que os nossos especialistas usam de uma forma bastante estratégica, nossa plataforma conta com uma segmentação completa deste canal.
- 10. Plataforma de Engajamento
Pronto, agora chegamos na melhor parte, você já possui uma plataforma para automatizar suas campanhas de marketing? Se sua resposta for não, está passando da hora de procurar uma, e pode ficar tranquilo que estamos aqui para te ajudar e te dar uma demo de forma gratuita, para você testar e perceber a diferença que vai fazer no seu marketing, é só clicar aqui.
Matheus Felix
Analista de Growth na Inngage