O ano de 2022 está chegando ao fim, e com ele, geralmente chega também um novo ciclo de planejamento estratégico para os negócios. E com 2023 chegando, é hora de pensar na retenção do seu app para o ano que vem.

Se você e sua empresa seguiram a cartilha do marketing digital corretamente ao longo de 2022, naturalmente ampliaram o mercado de atuação, conquistaram novos públicos e, claro, converteram novos usuários. 0

 E, como empreendedor, você deve saber o valor que um cliente/usuário recorrente possui. Isso porque, um usuário recorrente, entre outros fatores:

  • Gera receita recorrentemente (parte óbvia)
  • Gera receita com previsibilidade  
  • Pode ter o ticket investido aumentado através de campanhas de up-sell 
  • Pode indicar seu negócio para outros potenciais usuários

Por isso, desenhar e seguir estratégias de retenção de usuários é tão importante. Manter a base de clientes fidelizada é um ponto fundamental para a saúde financeira e operacional de qualquer negócio. 

Assim, separamos hoje 05 estratégias vencedoras para aumentar a retenção de usuários do seu app mobile para 2023.

Confira abaixo!

1) Retenção do seu usuário! Conheça o seu cliente e entregue o que ele quer (e suas necessidades)  como a palma da tua mão!

Se conhecer o seu usuário é importante para conquistá-lo, para retê-lo é ainda mais! 

Isso porque, muitas vezes, usuários baixam aplicativos para testá-los, e, caso o aplicativo não entregue o valor esperado, será apenas questão de tempo para o usuário desinstalar ou nunca mais usar o app. 

Por isso é importante estar constantemente:

  1. revisando as features disponíveis no app
  2. atualizando-as de acordo com as novas ferramentas tecnológicas lançadas no mercado, otimizando a experiência de uso
  3. retirando features pouco ou não utilizadas pelos usuários, simplificando a experiência de uso
  4. acrescentando features que fazem sentido ao usuário e, claro, ao app em si

Dessa forma, você garante que estará entregando com excelência , dentro do seu app mobile, as funções que sejam prioridade para os usuários.

Para essa estratégia, você pode coletar e armazenar dados de pesquisa do seu mercado, bem como dados de usuários já cadastrados para posteriormente analisá-los e elaborar um relatório com as principais demandas exigidas no seu negócio. 

Além disso, ter uma base de dados analítica sobre cada um dos seus usuários será fundamental para personalizar a experiência do seu usuário, como veremos a seguir.

2) Personalize a experiência do seu usuário.

Quando nos referimos a nossa base de usuários, nos referimos a pessoas, cada uma com suas particularidades.

 Assim, a melhor experiência de usuário é aquela que leva em conta as particularidades e entrega uma experiência personalizada de acordo com as preferências, gostos e interesses de cada um.

E essa personalização vai muito além de simplesmente chamar seu usuário pelo nome. É uma estratégia completa de Business Intelligence cujo objetivo é aumentar o LTV (lifetime value) do seu negócio, bem como aumentar as taxas de retenção, ticket médio, e, claro, faturamento total. 

Para fazer isso, você vai precisar de ferramentas que permitam personalizar a aparência da sua aplicação, além de estruturas que permitam ao seu app mostrar as melhores recomendações de features ou produtos para cada um dos usuários. 

Por exemplo, supondo que você possua um e-commerce. Você pode segmentar seus usuários por idade e recomendar, para cada grupo, as melhores opções em roupas e calçados de acordo com os produtos mais vendidos para esse grupo no seu histórico. 

Dessa forma, você garante que seu usuário terá uma experiência completamente personalizada para seus interesses, aumentando – e muito – a possibilidade de retenção desse cliente.

3) Feedback: tenha seu cliente como um verdadeiro guia!

Muitas vezes temos uma visão limitada de como nossos clientes estão enxergando nossos produtos/serviços ou nosso negócio de maneira geral. 

Contar com feedbacks de usuários nesse momento é fundamental para termos clareza sobre a visão externa que as pessoas estão tendo sobre o que fazemos. 

É natural, por exemplo, que algumas features lançadas nos apps acabem não sendo utilizadas da maneira que deveriam – tanto por falhas no desenvolvimento quanto por falhas na comunicação com o cliente, avisando-o que a função já está disponível e ensinando-o a utilizá-la.

É natural, também, que algumas vezes produtos que acreditamos estarem entregando ótimas experiências na verdade não estejam performando tão bem assim. 

É natural, também, que alguns usuários cancelem suas assinaturas, por diversos motivos particulares a cada um. 

Mas é importante que a gente conheça os motivos pelos quais essas – e outras – coisas acontecem e que afetam diretamente nossa taxa de retenção, para que possamos ‘apertar’ esses parafusos no nosso motor e estar em constante otimização. 

Para isso, você deve contar sempre com o relato de usuário do seu cliente, o famoso ‘feedback’. Ter uma cultura de feedback vai muito além de pedir pro usuário explicar o porquê está cancelando o serviço. 

Uma cultura de feedback passa por estar constantemente pedindo avaliação de experiência ao usuário, solicitando opiniões sobre os produtos e serviços já desenvolvidos e, principalmente sobre os que poderiam futuramente ser.

Ouvir o seu cliente – e utilizar as respostas na tomada de decisão de negócio – faz dele parte da empresa, e, no final das contas, significa dar poder ao cliente de participar da construção da solução que resolverá um de seus problemas. 

4) Utilize Notificações Push.

5-estratgias-vencedoras-para-aumentar-a-reteno-de-usurios-em-2023

Muitas vezes os usuários baixam aplicativos para testá-los, e acabam não retornando ao app após o primeiro uso. 

Isso pode acontecer mesmo quando o aplicativo entrega o valor esperado, o que pode afetar negativamente  as taxas de engajamento, e consequentemente, as taxas de retenção.

Se o seu app sofre com esse tipo de ‘perda de público’, pode ser que você esteja deixando de fora uma estratégia essencial hoje em dia para engajamento e retenção de usuários: Notificações Push. 

As notificações push são mensagens disparadas por apps ou por sites (com permissão do usuário) para interagir com os usuários e relembrá-los do motivo pelo qual baixaram o app. 

Naturalmente, essas mensagens precisam ter um contexto alinhado ao app, ou seja, precisam ser coerentes com a função do app e ter uma comunicação alinhada à comunicação da marca. 

Você pode utilizar Notificações Push para enviar cupons de desconto, avisar sobre ofertas disponíveis no app, divulgar o lançamento de uma nova feature ou simplesmente relembrar o usuário que há muito tempo não usa o app do porquê ele deveria abrir a aplicação novamente. 

É uma estratégia essencial hoje em dia porque todos os grandes players utilizam e, se você não quiser ficar para trás em 2023, já deveria estar utilizando também.

Obs: temos diversas publicações especialmente sobre Notificações Push aqui no blog da Inngage, caso você queira se aprofundar nessa estratégia e fazer dela uma grande aliada na retenção dos seus usuários em 2023.

5)  Tenha uma plataforma de engajamento ao seu lado!

Imagina ter todas as ferramentas necessárias para implementar as 04 dicas anteriores centralizadas numa única plataforma. Essa é a função de uma plataforma de engajamento. 

Através das plataformas de engajamento, você pode administrar sua base de usuários, elaborar campanhas direcionadas, personalizar a experiência de usuários, coletar feedbacks, elaborar dashboards de análises e muito mais.

Portanto, se você ainda não sabe como tirar as ideias do papel e colocá-las em prática, ter uma plataforma de engajamento como parceira do seu negócio é a melhor forma de aumentar as taxas de retenção da sua base de usuários para 2023.

Aqui na Inngage fornecemos soluções completas para engajamento e retenção, todas aplicadas e personalizadas ao seu negócio. Que tal conversar com um de nossos consultores e descobrir tudo que podemos fazer por você e por seus usuários? 

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