O ano de 2022 chegou ao fim, encerrando um ano de grandes acontecimentos e mudanças no marketing digital.
Por outro lado, 2023 chega trazendo novas tendências e exigências para o mercado digital, especialmente para o mercado do marketing mobile.
Conforme o mercado digital se desenvolve, os clientes e usuários tornam-se cada vez mais conscientes e exigentes sobre suas decisões e compras online.
Assim, as ações publicitárias também devem evoluir para acompanhar esse ritmo e as novas demandas que surgem na hora de promover um produto ou uma solução.
Pensando nisso, o blog da Inngage separou 05 tendências para o Marketing Digital que você deveria estar atento ao elaborar suas estratégias de aquisição e vendas para o próximo ano!
01. Esteja atento à privacidade dos seus usuários
Pesquisas realizadas pela equipe do Google concluíram que marcas que respeitam a privacidade dos usuários têm melhores performances em seus anúncios.
E o buraco fica ainda mais fundo…
Segundo a gigante da tecnologia, experiências negativas com relação à privacidade dos dados são encaradas com a mesma gravidade que um ‘roubo’ pelos usuários.
Experiências como vazamentos, utilização indevida ou captura de dados sem consentimento são o suficiente para 43% dos usuários trocarem de marca – para sempre.
Por isso, além de elaborar campanhas para coletar dados dos seus usuários, é importante ter uma plataforma segura e confiável para armazená-los.
Afinal, você não quer colocar em risco todo o esforço que você teve para conquistar seus usuários por conta de um vacilo na hora de coletar e armazenar seus dados pessoais, certo?
Então esteja atento em como adquirir esses dados de maneira limpa, segura e prezando pela privacidade dos clientes que confiaram na sua marca.
A dica aqui é ter ao seu lado uma plataforma de engajamento que centralize e armazene as informações dos seus clientes de maneira segura e confiável.
Assim você pode focar no que faz de melhor, e deixar essa parte técnica extremamente importante com quem trabalha diariamente com isso.
02. Trabalhe o formato das suas publicações
Num contexto digital em que inúmeros conteúdos são veiculados diariamente, não é novidade que está cada vez mais difícil chamar a atenção dos usuários.
E, na verdade, a atenção dos usuários tende a ficar cada vez mais escassa.
Por isso, trabalhar o formato das publicações é essencial para aumentar o engajamento do público com sua marca na internet.
Nesse sentido, trouxemos três inspirações para você aproveitar na hora de desenvolver seus conteúdos em 2023:
- Use publicações e notificações criativas
Criatividade não tem modelo ou roteiro.
Publicações ou notificações criativas se baseiam em atingir seu usuário explicando porque ele deveria usar sua marca/seu produto de maneira divertida e amigável.
Pode ser,inclusive, que você crie conteúdos para não vender nada.
Conteúdos criativos podem simplesmente ser conteúdos ‘engajáveis’ que aumentarão o awareness da sua marca nas redes sociais.
Claro que esses conteúdos devem estar alinhados com a voz e o propósito da sua marca.
Entretanto, a forma com que essas publicações ou notificações devem ser criadas é livre, contanto que você atinja quem quer atingir de maneira única e memorável.
Nós já abordamos esse tópico numa publicação aqui no blog da Inngage. Caso tenha interesse, clique aqui e confira!
- Use e abuse de conteúdos em vídeo
Campanhas em vídeo são uma ótima forma de gerar engajamento e prender a atenção do seu público nas redes sociais.
Segundo pesquisa da Wyzowl Research, 86% dos negócios digitais utilizam vídeos como ferramentas de marketing.
Além disso, 92% dessas empresas consideram vídeos como uma estratégia importante para o branding do negócio.
E não é por menos: usuários tendem a engajar mais com campanhas em vídeo do que campanhas com imagens estáticas.
Assim, lembre-se de desenvolver campanhas em vídeos para divulgar sua marca no próximo ano.
- Não se esqueça do poder dos influenciadores digitais
Embora muita gente subestime o poder dos influenciadores, é inegável que aliá-los na sua estratégia pode trazer ROI’s altíssimos.
Não se limite a pensar apenas em grandes influenciadores com milhões ou centenas de milhares de seguidores.
Muitas vezes perfis de consumidores, revendedores, ou mesmo de influenciadores menores podem ser de grande valia no momento de expor sua marca para novas pessoas.
Lembre-se de escolher bem o influenciador de acordo com o público que você quer atingir e, claro, com o nível de audiência que esse perfil possui.
03. Trabalhe suas automações de Marketing
O desenvolvimento do mercado digital exige cada vez mais que você possua automações de marketing durante toda a jornada do seu consumidor.
Fluxos de mensagens, cadências de e-mail marketing e disparo de notificações programadas.
Todas essas e muitas outras são ferramentas fundamentais para o sucesso da sua estratégia digital.
Afinal, todo mundo gosta de ter o status do pedido atualizado ou de ser avisado quando uma promoção for ao ar.
A ideia das automações é ter um contato contínuo e constante com seu cliente/usuário antes, durante e após a compra.
Dessa forma, você garante que a comunicação não se perca, e que seu lead será atendido em qualquer etapa da jornada de compras.
Novamente entra em jogo a possibilidade de você ter uma plataforma de engajamento ao seu lado para te auxiliar a criar, disparar e gerir os fluxos e cadências.
Até porque, tão importante quanto desenvolver e enviar as automações, é coletar os dados de abertura (CTR) e conversões geradas.
Com essas métricas você pode otimizar continuamente os disparos para garantir estar utilizando a melhor estratégia possível.
04. Personalize a experiência do seu usuário
Se em 2022 personalizar a experiência do seu usuário era um diferencial, de 2023 em diante será obrigação.
Essa personalização vai muito além de colocar o nome do lead no assunto do e-mail marketing.
A personalização da experiência passa por conhecer a fundo as necessidades, os desejos, as dores e o comportamento de consumo do seu público.
Com essas informações em mãos, desenvolver conteúdos e produtos que realmente chamem a atenção e resolvam problemas reais se tornará muito mais simples.
Além disso, é importante criar uma cultura de coleta de feedback dos usuários. A partir desses dados, você será capaz de otimizar seu produto com as necessidades de quem mais importa: seu cliente.
No final das contas, personalizar a experiência do usuário passa por colocar o usuário no centro da dinâmica do seu negócio.
É para eles que os produtos são desenvolvidos, ofertados e, claro, vendidos.
Tê-los no centro do seu negócio é, portanto, essencial para a saúde a longo prazo da sua marca.
05. Explore todos os recursos das Rich Push Notifications
As notificações push se desenvolveram muito em 2022.
Novos formatos, layouts e funcionalidades foram adicionados ao arsenal de possibilidades no uso dessa ferramenta.
As tradicionais notificações com simples textos já são coisa do passado.
Hoje já é possível criar e disparar notificações com muito mais conteúdo agregado. Por exemplo imagens, vídeos e até mesmo informações internas de aplicativos – como informações sobre uma o status de uma corrida num aplicativo de transporte.
Essas são as chamadas Rich Push Notifications, que com certeza devem estar presentes na sua estratégia de marketing em 2023.
E por que?
Essas mensagens possuem maiores taxas de abertura, maiores taxas de redirecionamento e, claro, naturalmente maiores taxas de conversão.
Não utilizar esses recursos pode ser um erro grave em sua estratégia.
Isso pode acabar custando caro no momento de avaliar os resultados das campanhas de disparo.
A Inngage é especialista em Notificações Push, e tem tudo que você precisa para explorar ao máximo o potencial de alcance e venda dessa ferramenta.
Agora que você já está ligado nas tendências no marketing digital para 2023 é hora de arregaçar as mangas e colocar tudo isso na prática.
Elabore um plano estratégico que contemple essas tendências e garanta que 2023 seja um ano repleto de sucesso na jornada do seu negócio.
E se você ainda tem dúvidas de como tirar essas ideias do papel, nós podemos te ajudar: entre em contato com a Inngage e agende sua demo hoje mesmo!
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