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Web Push: O que é e como utilizá-lo na sua estratégia de vendas? 

Matheus Felix

6 de janeiro de 2023

Web Push

As Web Push Notifications (Notificações Web Push) são um formato de notificação derivado das Notificações Push dos dispositivos móveis. 

Sabe aquelas notificações que recebemos dos aplicativos, com as quais podemos interagir deslizando para cima para removê-las, para baixo para respondê-las, ou clicando para acessar uma página de destino dentro de um app? 

Então, esse formato agora está disponível para a web, e possibilita uma comunicação até então não aproveitada entre sites e seus usuários. 

Veja a seguir o que são essas notificações e entenda como aproveitar essa nova oportunidade dentro da sua estratégia digital!

O que são as Web Push Notifications? 

São notificações enviadas – de um site ou uma aplicação web – a um usuário através de um navegador, como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox. Essas mensagens são entregues quando o navegador é aberto, estando o usuário no site que enviou a mensagem ou não.

O formato desse tipo de notificação para web ainda é mais ‘engessado’ que as possibilidades que já estão disponíveis para dispositivos mobiles. Geralmente os elementos básicos que compõem essas mensagens são:

  • Imagem: logo ou uma imagem que ilustra a mensagem
  • Headline (Título): uma chamada curta e cativante para prender a atenção do público
  • Conteúdo: em poucas palavras, a mensagem que deve ser passada

web push google

Por quê utilizar Notificações Web Push? 

Existem diversos motivos para você incluir as Notificações Web Push na sua caixinha de estratégias digitais. 

Confira algumas vantagens apresentadas pelas Web Push que separamos abaixo:

  • Relacionar-se com o público com mensagens extremamente personalizadas, com base nas ações de navegação tomadas por ele anteriormente. 
  • Enviar mensagens mesmo que os usuários não estejam navegando no seu site
  • Enviar notificações offline, que serão recebidas pelos usuários quando se reconectarem.
  • Possibilidade de conseguir (re)engajar todo tipo de usuários, inclusive usuários anônimos. 
  • Possibilidade de gerar tráfego destinado à sua página de vendas (ou de captura).
  • Não há necessidade de solicitar informações pessoais do seu público (como o e-mail exige), basta que ele aceite receber as notificações em seu navegador.
  • Costumam apresentar boas taxas de CTR e, inclusive, de conversão. 

Quando utilizar Notificações Web Push?

Campanhas com Web Push Notifications podem ser estruturadas das mais diversas formas.

 Para facilitar, separamos algumas ideias de campanhas que podem se aproveitar dessa ferramenta para te inspirar a montar sua própria estratégia de Web Push:

  • Campanhas de Awareness

Ideal para campanhas de branding e campanhas de inbound marketing, nas quais se utilizam conteúdos ricos para gerar valor e autoridade ao público alvo. 

Você pode utilizar uma notificação web push para avisar sua base de usuários que há um conteúdo novo esperando por eles em seu blog.

  • Campanhas de Recuperação

As Notificações Web Push também podem ser grandes aliadas na recuperação de vendas em carrinhos abandonados. 

Relembrar seu cliente que o seu produto espera por ele naquele carrinho – e, quem sabe, enviar um cupom para estimular a compra – pode fazer toda a diferença na hora de realizar uma venda a mais. 

  • Campanhas de Promoção

Todo mundo gosta de uma promoção. Quando bem segmentada, isto é, direcionada ao público certo, promoções e ofertas podem se tornar irresistíveis. 

É por isso que as Web Push também podem ser utilizadas para veicular ofertas de seus produtos, como reduções de preços, campanhas de 2×1, ou qualquer outro tipo de promoção que você tenha desenvolvido. 

  • Status Notifications

Outra coisa que todo mundo gosta é saber o status de entrega do seu pedido, seja uma compra online ou uma refeição num app delivery. 

As mensagens Web Push também podem ser uma estrutura para notificar os clientes dos status de seus pedidos, mantendo uma comunicação clara, direta e objetiva com o público.

Web Push é na Inngage!

Que web push é uma estratégia inovadora e com muito potencial para alcançar melhores métricas você já sabe. 

Mas tem mais: aqui na Inngage a gente estrutura sua campanha de Web Push com alguns diferenciais únicos, dá uma olhada! 

  • Hiperpersonalização da mensagem

Tenha a garantia de ter as mensagens web push mais personalizáveis que existem no mercado atualmente, com diversos campos e opções para você segmentar o disparo da maneira que achar melhor! 

Segmente usuários que compraram produtos da mesma categoria, sugira produtos relacionados e aumente as segundas vendas.

Segmentação for users

  • Fluxos de automação para engajar seus usuários em toda a jornada

Enviar uma única mensagem não basta! 

Campanhas sólidas e frutíferas se baseiam em fluxos e cadências de disparos, estrategicamente desenhados para levar o usuário da descoberta à ação. 

Conte com a Inngage para elaborar seu fluxo de automação para que você se preocupe apenas em desenvolver as mensagens, e deixe a responsabilidade de exibi-las na hora certa por nossa conta!

Fluxo de automação inngage

  • Solicitação de permissão em duas etapas personalizáveis

Como comentamos acima, campanhas web-push dependem do aceite do usuário para poderem ser exibidas em seus dispositivos. 

Desfrute de altas taxas de Opt-in criando uma mensagem chamativa, testando cores para os botões e muito mais utilizando nossa solicitação de permissão personalizada.

Aceite do usuário web push

  • Report completo de campanhas e conversões

Também não basta disparar centenas de mensagens e não coletar, analisar e extrair informações importantes dos dados de disparo.

Analise a eficácia e o desempenho geral de suas mensagens Web Push usando relatórios ricos em dados e painéis visuais em tempo real. Entenda o número de conversões por campanha e o valor da receita que está contribuindo para seus resultados.

report completo dos usuários

Curtiu? Esses são apenas alguns dos diferenciais que temos para implementar campanhas de web-push dentro do seu negócio e fazer delas uma nova fonte de aquisição de clientes e vendas para sua estratégia digital. 

Chame um consultor da Inngage hoje mesmo e descubra como podemos te acompanhar nessa inovadora estratégia!

Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

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