Que o marketing é sobre comunicação qualquer profissional da área sabe. O problema, muitas vezes, é saber por onde estabelecer essa comunicação. 

Na verdade, marketing é sobre falar com a pessoa certa, na hora certa e, claro, pelo canal certo. 

Esse tripé é a chave para uma comunicação clara e, principalmente, efetiva. 

Assim, tão importante quanto a mensagem enviada, é o canal escolhido para enviá-la. 

E quando o assunto é mobile marketing, as Notificações Push e o SMS ganham destaque, cada um por diferentes motivos. 

Mas, afinal de contas, quando usar um e quando usar outro? 

Hoje trouxemos em nosso blog um artigo para clarear a diferença e os principais casos de uso de campanhas de Notificações Push e SMS.

Notificações Push

  • O que são Notificações Push?

As Notificações Push são mensagens disparadas por apps instalados e que chegam ao usuário no formato Push.

 Ou seja, são notificações rápidas com as quais os usuários podem interagir clicando ou puxando e serem redirecionados a uma página específica dentro do app.

De maneira geral, podemos dizer que as Notificações Push são como a ‘voz’ de um app, e, quando utilizadas da maneira certa, geram forte vínculo entre o app e o usuário.

Quando surgiram, mais ou menos na metade da década passada, tinham grandes restrições quanto ao formato e ao conteúdo a ser exibido. 

No entanto, conforme ganharam destaque na comunicação do app com o usuário, receberam também atualizações que permitem inúmeras possibilidades no envio das mensagens.

Essas possibilidades vão desde o formato do texto – com a utilização de emojis nas notificações push, por exemplo – até o conteúdo a ser exibido, como fotos, vídeos, gifs e até mesmo áudio.

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  •  Vantagens das Notificações Push

As Notificações Push têm vantagens importantes quando o assunto é se comunicar com seu usuário. 

A primeira delas é que o usuário já pode recebê-las ao instalar seu app. Diferentemente de um SMS, no qual você precisa captar o contato de telefone do cliente, as Notificações Push requerem apenas que o usuário instale seu app para poder receber essas comunicações. 

Além disso, a grande variedade de formatos com que se podem enviar as mensagens dá muito mais liberdade para o profissional de comunicação criar campanhas criativas em relação aos SMS’s. 

E, como você já deve saber, a criatividade na comunicação é um ponto fundamental para aumento de métricas importantes como o CTR, o Click-Through Rate (taxa de abertura).

  • Quando usar Notificações Push?

  1. Campanhas de onboarding

Enviar uma mensagem de boas vindas para um novo usuário pode estimulá-lo a começar de vez a abrir e utilizar o app. 

Além disso, nos primeiros dias, enviar notificações sobre diferentes funcionalidades do app podem fazer o usuário conhecer e experimentar por completo tudo que seu app oferece.

  1. Campanhas de vendas e ofertas.

Através delas, é possível enviar promoções, descontos ou mesmo exibir produtos, ideal para apps de e-commerce, por exemplo.

  1. Campanhas de re-engajamento

Enviar uma notificação push para aquele usuário que não entra no app há algum tempo pode fazer com que ele retome o uso e volte a usar a plataforma novamente. 

  1. Campanhas de feedback

As Notificações Push podem, ainda, servir como mensagens de coleta de feedbacks, essenciais para que você mantenha o usuário próximo ao negócio e tome decisões estratégicas baseadas nas necessidades dele.

Claro que tudo depende da mensagem enviada e do perfil do usuário, mas é aquela história, a mensagem certa, no canal certo pode fazer toda a diferença para o usuário certo!

SMS

  • O que são SMS?

Nesta altura do campeonato, você provavelmente já conhece o SMS, ou mensagens de texto. São mensagens com até 160 caracteres disparadas de e para dispositivos móveis que possuem uma rede de telefonia integrada. 

O que você talvez não saiba é que esse é um poderosíssimo canal de marketing. 

Estudos apontam que a taxa de abertura de SMS’s chegam a incríveis 98%, o que dá aos profissionais de comunicação uma vantajosa arma na hora de alcançar o usuário. 

  • Vantagens dos SMS

Como dissemos, a alta taxa de abertura do SMS é, talvez, a maior vantagem de todas. 

É só pensar na quantidade de notificações disparadas por aplicativos em relação a quantidade de SMS’s recebidos diariamente.

Como recebemos muito menos SMS’s, tendemos a dar mais atenção a esse canal de comunicação, e por isso ele pode ser muito valioso na sua estratégia. 

Além disso, outra vantagem do SMS frente a outros canais é a de que o usuário não precisa estar conectado a uma rede de internet para receber a mensagem.

Basta que tenha uma rede de telefonia ativa em seu dispositivo para estar apto a receber a comunicação.

Contudo, nem tudo são flores. 

O SMS possui um custo de envio, diferentemente de Notificações Push. 

Assim, é importante avaliar o custo total dos disparos para toda sua base, caso esteja pensando em utilizar esse canal na sua estratégia.

Outro fator importante a ser considerado é a cadência de envio dos SMS’s. 

Por ser visto como um canal mais ‘invasivo’ em relação às Notificações Push, é importante ponderar a quantidade de disparos, bem como a necessidade e os casos de uso, como veremos a seguir. 

  • Quando usar SMS?

Como dito acima, o SMS é um canal muito mais ‘pessoal’, especialmente por conta de precisar do contato do telefone do usuário para ser enviado. 

Isso faz com que a boa comunicação através desse canal esteja restrita a menos casos em relação às Notificações Push. 

Mas também faz com que, quando usado corretamente, seja um canal que estreita e reforça positivamente a relação entre usuário e negócio. 

Assim, podemos separar três casos em que faz muito sentido enviar um SMS ao seu usuário ou cliente, saca só:

1. Recuperação de desinstalação

Como não é possível enviar notificações push a usuários que desinstalaram o aplicativo, campanhas de SMS podem servir (e MUITO) para recuperar esses usuários num momento posterior. 

Importante: se o usuário desinstala seu app, provavelmente teve uma razão. Procure entender o porquê e sempre ofereça algum valor no SMS enviado na tentativa de trazê-lo de volta.

Caso contrário, a mensagem pode ser interpretada negativamente pelo usuário, sendo até mesmo um fator detrator para ele. 

2. Comunicação de grande urgência

Muitas vezes precisamos entrar em contato com grande urgência com nossos usuários para avisá-los de informações sobre seus pedidos, compras ou mesmo seus perfis.

A comunicação da mudança do horário de um vôo ou a saída para a entrega ao destinatário, por exemplo, são esperadas e muito bem vistas pelo cliente. 

Assim, utilizar SMS’s nesse caso pode ser um diferencial importante em sua comunicação. Desta forma você não depende de o usuário possuir uma rede de internet para comunicá-lo sobre algo importante e que precisa ser resolvido rápido.

3. Mensagens de alta relevância

Na mesma linha da comunicação de grande urgência, as mensagens de alta relevância também são esperadas pelos clientes.

Mensagens como tentativas de fraudes em seus cartões/contas, status de pedidos ou mensagens importantes sobre o clima (como um temporal que se aproxima). 

Todas essas são comunicações bem-vindas e que trazem ao cliente a sensação de ‘cuidado’ por parte da empresa.

Extra: estratégia Cross-Channel

Como você deve ter percebido, no final das contas a pergunta não é qual canal utilizar, mas sim quando utilizar cada canal.

Ambos os canais não são concorrentes e possuem diferentes casos de uso. Cada um possui vantagens e desvantagens e, a melhor estratégia certamente é utilizar os dois em conjunto. 

As Notificações Push são mensagens com custo de disparo gratuito – o que não significa que devem ser enviadas em excesso, claro. 

Os SMS’s possuem maior custo de disparo, mas são essenciais em comunicações de alta relevância e/ou de grande urgência temporal.

Para um marketing mobile de sucesso, use ambos canais de forma estratégica, enxergando o valor de cada um e as melhores oportunidades para envio.

Aqui na Inngage nossos clientes possuem a funcionalidade de envios multi-canal, elaborando campanhas tanto via Push Notifications quanto via SMS. 

Caso queira conhecer melhor nossa oferta de comunicação Cross-Channel, entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores!