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Porque os apps precisam investir mais em personalização e na jornada de seus usuários

Matheus Felix

11 de abril de 2023

Personalização na Jornada do usuário

Não restam dúvidas de que um dos fatores mais importantes para melhorar as interações dentro do app, é a jornada do usuário e sua personalização. Uma vez que, à medida que os aplicativos móveis se tornam cada vez mais saturados, pode ser difícil se destacar. Assim, é importante oferecer uma experiência que seus clientes se lembrarão. Ademais, é através da análise da jornada do seu usuário que você será capaz de identificar e corrigir pontos fracos do app fazendo com que seu objetivo seja concluído com mais facilidade.

Ficou interessado? Continue conosco e siga a leitura! 

Como as marcas podem aproveitar ao máximo a personalização da jornada de seus usuários?

Pesquisas recentes realizadas nos mostram que 58% dos consumidores alegam que a falta de experiência personalizada os impediria de comprar um produto ou serviço online. E essa percentagem sobe para 62% quando os produtos não estão adaptados às suas necessidades. 

Além disso, 44% dos consumidores responderam que uma marca que entende seu gosto e realiza recomendações de produtos ou serviços faz com que se destaquem e estimulem a fidelização, ponto crucial para o sucesso das marcas, independentemente do setor. Prova disso é que uma  pesquisa recente descobriu que o aumento de 5% retenção de clientes impacta em aumento dos lucros da marca em 25 a 95%.

Portanto, mais do que nunca, para uma marca ter sucesso, é preciso provar a seus clientes que você os conhece conquistando assim sua lealdade. E para isso, sua marca precisa garantir experiências personalizadas para os clientes. 

Entretanto, como oferecer experiências personalizadas com eficiência e de forma escalável? A resposta é: análise

Assim, para sua marca entregar as experiências personalizadas mencionadas, é preciso conhecer seus clientes em um nível mais profundo, ver o que funciona e por quê, e isso será impossível de ser identificado sem análise para usar os insights para fortalecer a experiência dos usuários com a marca. 

Estratégias eficazes para Personalização da Jornada do Usuário

Como já mencionamos anteriormente, fazer com que as pessoas tenham uma boa experiência precisa ser prioridade nas estratégias de app marketing das empresas através do mapeamento da jornada do usuário para obter informações importantes como necessidades e preferências. Além disso, com base em todos esses dados, você consegue criar ações para otimizar ainda mais a experiência dentro do aplicativo. 

Assim, para ajudar seu app a se destacar, separamos 3 ações de app marketing baseadas na personalização da jornada do usuário.

1. Use estratégias de Push Notification a favor da sua marca

Exemplo de Notificação Push personalizada

As notificações push do app são uma ótima maneira de manter seus clientes engajados. Ao entregar a mensagem ou o conteúdo na tela de bloqueio do usuário, você irá incentivar o usuário a entrar no aplicativo e realizar uma ação. Contudo, essas notificações devem ser estratégicas, usadas no timming certo e baseadas nos interesses do usuário, assim como seus hábitos para oferecer uma experiência personalizada e sua estratégia não se tornar “um tiro no pé”. 

Usando um exemplo de um app de delivery: uma Push Notification com cupom ou promoção de um restaurante que o usuário consome com frequência, pouco antes do horário em que ele geralmente almoça é uma boa estratégia, não é mesmo? Grandes são as chances desse usuário pedir comida no seu app. 

Entretanto, agora imagine uma outra situação em que o usuário é vegano e recebe constantemente push de promoção em açougue ou churrascaria. Chato não é mesmo? Inclusive, há grandes chances desse usuário desinstalar seu app. 

2. Aproveite as mensagens de geolocalização

Geolocalização em Notificações   

As mensagens baseadas em geolocalização enriquecem ainda mais a experiência dos clientes com as marcas, permitindo que você forneça conteúdo relevante ao usuário com base em sua localização. Portanto, esta estratégia é particularmente vantajosa para apps de restaurantes. Ao alcançá-los com a mensagem certa, na hora certa, você pode melhorar a experiência deles e gerar fidelidade. 

3. Desenvolva um programa de fidelidade

Notificações Ifood

Programas de fidelidade podem ser usados ​​para encorajar mais downloads e engajamento no app. Um exemplo é oferecer aos novos usuários 10% de desconto na primeira compra no aplicativo, recompensas por indicações ou pontos que podem ser trocados por benefícios ao realizar ações no app. Essa é uma estratégia muito comum em apps de compras e apps de viagem. Além disso, é importante ter atenção à personalização da comunicação. 

Alternativamente, programas de fidelidade também podem ser usados ​​para incentivar compras repetidas, como oferecer pontos em dobro quando compram por meio de seu aplicativo, cupons exclusivos do app ou acesso a novos itens antes do público geral. 

Como a Inngage te ajudará a usufruir da personalização durante a jornada do usuário da maneira correta?

Se você está em busca de uma estratégia inteligente para construir conexões mais fortes com sua base de clientes, a Inngage pode ser uma excelente alternativa. 

Transformamos dados em conversões, identificando quem são seus usuários, quais suas preferências e criando experiências únicas e criativas através de uma comunicação personalizada.
Automatize suas campanhas por meio de Push Notifications, In-app messages, entre outros canais, de forma contextualizada. É hora de desbloquear as melhores estratégias de Mobile Marketing para o seu App.  Entre agora mesmo em contato conosco que iremos te ajudar!

Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

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