Estratégias de engajamento: como usá-las para se destacar em mercados competitivos
Matheus Felix
4 de maio de 2023
Com o crescente número de novas marcas e aplicativos surgindo a cada dia, a competição no mercado é cada vez mais acirrada. Por isso, é fundamental encontrar maneiras de se destacar da concorrência. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é por meio de estratégias de engajamento. Além disso, é essencial que as marcas analisem constantemente o engajamento do seu público para melhorar a experiência do usuário e aumentar a taxa de retenção.
Os clientes esperam que as marcas os conheçam, conheçam seus gostos e preferências, mas não apenas como leads em potencial. Em uma pesquisa realizada recentemente, 44% dos consumidores responderam que uma marca que entende seu gosto e realiza recomendações de produtos ou serviços faz com que se destaquem e estimulem a fidelização. Desta forma, ao envolver seus clientes e criar uma conexão mais profunda com eles, você pode cultivar uma base de clientes fiéis que irão repetidamente escolher a sua empresa em sua jornada de compra.
Neste artigo, exploraremos algumas estratégias de engajamento que você pode usar para se destacar em um mercado competitivo, aliando conhecimento das mudanças de comportamento dos usuários e o crescimento de estratégias multicanais.
O que é uma estratégia de engajamento do cliente?
Uma estratégia de engajamento do cliente é um plano para criar uma experiência positiva contínua que mantém os clientes voltando ao seu produto ou serviço. Seu plano incluirá as ações que você realizará e os recursos necessários para implementá-las, e você deve ter em mente que a experiência é o fator diferenciador, uma vez que sua marca provavelmente tem concorrentes oferecendo a mesma coisa que você, e é muito fácil para os clientes encontrarem alternativas. Portanto, as marcas que se esforçarem para personalizar o engajamento serão as que sobreviverão – e prosperarão.
Assim, é importante explorar novos canais e combinar estratégias online e offline para ter uma visão holística de como diferentes tipos de canais funcionam na jornada do cliente.
Estágios do engajamento do cliente
Uma estratégia eficaz de engajamento do cliente identifica metas e ações para diferentes estágios da jornada. Além disso, existem quatro estágios de engajamento do cliente, e cada um requer diferentes ferramentas, estratégias e processos e sua marca deve entregar uma experiência diferenciada atendendo às necessidades mais relevantes do cliente em cada uma das etapas com excelência.
- Primeira experiência: Quando um cliente se envolve com uma marca a primeira impressão é sempre a mais marcante. Portanto, as marcas devem fazer o que for preciso para tornar essa experiência única e memorável. O objetivo é fazer com que o cliente avance para o próximo estágio de engajamento, que é construir um relacionamento.
- Construindo o relacionamento: A próxima etapa é quando um cliente retorna. Nesse estágio, o objetivo é aprender mais sobre o cliente à medida que o relacionamento continua a ser nutrido. Além disso, este é um bom momento para aproveitar os insights de interação alimentados por análise de comportamento e interesses.
- Fidelização: Durante o terceiro estágio, um cliente agora está se envolvendo regularmente com a marca. Seu nível de familiaridade com a organização agora está bem estabelecido, e a necessidade principal é de que os canais de atendimento ofereçam o máximo de conveniência e que valorizem o tempo e o esforço do cliente. Aqui devemos enfatizar também a vitalidade de adotar diferentes canais para atender a diferentes objetivos de engajamento.
- Advocacia: Nesse estágio, os clientes tornam-se defensores da marca e irão convocar outras pessoas a tornarem-se clientes também. Esse é o maior dos objetivos das estratégias de engajamento.
Como criar uma estratégia de engajamento do cliente eficaz
Se você quiser apenas enviar uma notificação, um SMS ou e-mail, pode funcionar. Mas se você quiser ter uma interação mais conversacional e criar laços com seu consumidor, você pode usar canais digitais, como Whatsapp e RCS, onde seus clientes podem interagir mais de perto com você. Essa é uma forte tendência do mercado, os clientes não querem mais comunicação unidirecional por meio dos canais tradicionais. Em vez disso, as marcas devem passar para o marketing de conversação em canais digitais como o WhatsApp
Além disso, para ser eficiente, é necessário reavaliar regularmente a estratégia de engajamento do cliente, isso porque os clientes de hoje estão mudando constantemente a forma como se comunicam com as empresas.
Assim, separamos os passos mais importantes para criar uma estratégia de engajamento do cliente:
1. Conheça seu cliente e a jornada dele
Comece do princípio! É vital que sua marca saiba quem são seus clientes, especialmente como eles interagem com sua marca, para poder identificar oportunidades de engajamento.
2. Recompense a fidelidade dos clientes
Uma das maneiras mais eficazes de melhorar o envolvimento do cliente é criar uma ação que o recompense por sua fidelidade. Os programas de fidelização são ótimos exemplos, eles atuam como incentivos para recompensar clientes fiéis que se envolvem continuamente com a marca por meio de pontos, descontos, presentes especiais e muito mais.
3. Ofereça atendimento personalizado
A personalização está rapidamente se tornando uma das estratégias de engajamento do cliente mais importantes. Afinal, os clientes querem produtos ou serviços personalizados para eles e suas necessidades. Nesse sentido, existem muitas maneiras de oferecer essa personalização aproveitando o aprendizado de máquina e a IA para oferecer serviços hiper-relevantes. Nesse caso, a segmentação de audiências e análise de dados são essenciais.
4. Invista em tecnologia de análise e automação
Crie experiências inesquecíveis se comunicando com o usuário certo, no momento certo, com o conteúdo certo! Utilizando a tecnologia a seu favor, sua empresa será capaz de enviar mensagens únicas, personalizando o conteúdo da mensagem, imagens de Rich Push, links e deep links anexados a partir das informações dos usuários de forma escalável e automatizada.
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Matheus Felix
Analista de Growth na Inngage