Email marketing é uma estratégia do Marketing Digital de comunicação direta, via email, entre uma empresa e sua base de clientes ou contatos. No cenário digital de hoje, com inúmeras plataformas e estratégias de marketing, uma essa ferramenta clássica continua a se destacar como uma das mais poderosas e eficazes. Com uma longa história, o e-mail resistiu ao teste do tempo e se tornou uma parte indispensável da estratégia de marketing de qualquer negócio. Enquanto muitos podem considerá-lo ultrapassado ou irrelevante, a verdade é que o e-mail marketing continua a prosperar, entregando resultados impressionantes e impulsionando o crescimento das empresas.

O potencial do e-mail marketing para gerar receita para as marcas é incontestável. Além disso, o uso de tecnologia possibilita as estratégias de e-mail marketing serem muito mais eficientes, sendo capazes de chegar para as pessoas certas, na hora certa, com a mensagem certa. Basta saber usar.

Se interessou pelo assunto? Então siga a leitura!


Porque o E-mail Marketing é necessário para as marcas?

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Como já dissemos, o E-mail Marketing é uma ferramenta poderosa que pode ajudar as empresas a melhorar o relacionamento com seus clientes. Assim, esse é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Ter um site é quase unanimidade, e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os emails se mantêm fortes nas estratégias.

Além disso, seus custos são relativamente baixos, permitindo que até mesmo pequenas empresas o utilizem de forma eficaz para alcançar um grande público. Assim, com uma abordagem estratégica e conteúdo relevante, é possível construir uma relação duradoura com seus clientes e conquistar sua fidelidade.

Vamos dar uma olhada nos principais benefícios que as empresas podem aproveitar ao usar o e-mail marketing:

Grande alcance e previsibilidade

Existem 4 bilhões de usuários de email atualmente. E esse número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024.Impressionante, não é mesmo?

Além disso, nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Um exemplo são as próprias redes sociais, para criar um perfil, você certamente usará seu e-mail. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Por isso, quando você investe no email marketing, pode alcançar um número enorme de pessoas — que podem não estar nas redes sociais ou outros canais, mas certamente têm um email.

Além disso, você tem controle de quantas pessoas realmente vão visualizar a sua publicação, e consequentemente terá maior previsibilidade da ação. Se você selecionar 100 endereços de email para enviar uma mensagem, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada.

Formato flexível

O email é o formato que oferece maior liberdade uma vez que pode ter o layout que você preferir para a sua marca. Sendo possível usar templates e incluir elementos gráficos, enviá-los com apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos. 

Além disso, por meio dele, você pode criar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Portanto, o email pode ser como você desejar!

Alto retorno financeiro

De acordo com dados da Litmus, para cada $1 investido em email marketing, as empresas obtêm $42 de retorno, em média. Dependendo do segmento, esse retorno pode ser ainda maior.

Existem 2 fatores muito simples que ajudam a explicar por que os resultados financeiros do email marketing são significativos: o investimento necessário é baixo, e as taxas de conversão são altas. Além disso, é uma ferramenta, como já dissemos, bastante flexível. O e-mail marketing pode ser usado desde para nutrir um cliente com material informativo até enviar uma promoção segmentada para um produto que o lead deixou no carrinho. As possibilidades são infinitas. Portanto, para começar uma estratégia de email marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de envio e uma pessoa para executar a estratégia.

Autonomia, Personalização e Automatização

Este é um dos principais motivos para usar o email marketing nas suas estratégias. O email funciona com uma lista de contatos que são ativos da sua empresa e a estratégia de envio é totalmente sua. Você pode até usar uma ferramenta, mas a estratégia não depende dela.

Além disso, há a possibilidade de essa estratégia ser automatizada e personalizada com segmentação. É possível criar sequências automatizadas de e-mails com base em determinados gatilhos, como ação do cliente, aniversário, abandono de carrinho de compras, entre outros. Isso ajuda a nutrir os leads ao longo do funil de vendas e a fornecer conteúdo personalizado em momentos-chave, aumentando as chances de conversão.

Assim, é perceptível que, comparado a outros canais de comunicação, o e-mail marketing é uma solução que traz resultados e previsibilidade para as empresas quando aliada à tecnologia. Isso porque, com ele é possível construir uma relação duradoura com seus clientes e conquistar sua fidelidade ao enviar a o e-mail para as pessoas certas, na hora certa, com a mensagem certa.

E-mail Marketing & Inngage para engajar do jeito certo

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Como vimos até aqui, há muito que as empresas podem fazer com o uso de E-mail Marketing, mas sem estratégia suas ações não alcançarão o máximo potencial.  Com a Inngage você consegue fazer com que sua estratégia tenha uma maior efetividade. Com comunicações multi-canal precisas, nunca perca seu cliente de vista. Esteja no canal certo, na hora certa.

Portanto, se você está em busca de uma estratégia inteligente para construir conexões mais fortes com sua base de clientes, a Inngage pode ser uma excelente alternativa. 

Transformamos dados em conversões, identificando quem são seus usuários, quais suas preferências e criando experiências únicas e criativas através de uma comunicação personalizada. É hora de desbloquear as melhores estratégias para a sua marca com uma plataforma completa de personalização, segmentação, automação e relatórios. 

Criamos conexões únicas com cada um de seus usuários, uma plataforma com recursos completos para que você compreenda as pessoas por trás do seu aplicativo, conhecendo as dores e oportunidades do seu público. Além disso, você será capaz de usar gatilhos para tratar a larga escala de forma singular, aumentando suas conversões com a sua própria régua de comunicação de forma automatizada.

Entre agora mesmo em contato conosco que iremos te ajudar!