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Push Notifications: o que é e como configurar no seu app ou site

Márcio Rodrigues

2 de maio de 2024

Descubra o que é push notifications e como podem aumentar a retenção e o engajamento do seu app ou site.

O que é Push Notifications?

O que é Push Notifications?

Imagine que você acabou de acordar, e por hábito pegou o seu celular, e se deparou com algumas notificações de apps de mensagens, compras, bancos, etc. Essas notificações são chamadas de Push Notifications.


História e evolução

Simplificando, uma notificação push nada mais é que uma mensagem recebida de um aplicativo em seu smartphone ou de um website. Seu propósito é alertar o usuário sobre novas atualizações, notícias ou temas que possam ser do seu interesse.

Vale destacar que só receberá push notifications quem deu permissão para recebê-las. Nos smartphones, por exemplo, é possível optar por não receber essas notificações ajustando as configurações do aplicativo. Em sites, o usuário é confrontado com uma pergunta: “Deseja receber notificações?”, onde tem a opção de recusar.

Como funciona a implementação técnica

Para realizar a implementação, é necessário realizar a conexão entre seu servidor de notificações e o provedor do aplicativo, seguindo as orientações disponíveis. Em seguida, peça aos seus usuários autorização para o envio de notificações, destacando os benefícios e garantindo a privacidade.

Crie notificações que sejam, ao mesmo tempo, convincentes e visualmente atraentes, abuse de gatilhos mentais.

Após os disparos, analise indicadores como a taxa de abertura e a taxa de conversão para refinar sua abordagem. Ajuste a periodicidade, o momento, o conteúdo e a segmentação das notificações.

Aplicações práticas e benefícios

Se você deseja engajar a sua audiência com mensagens persuasivas e visualmente atrativas. Utilize as notificações nos dispositivos dos usuários.

Se você deseja atualizar o usuário sobre o status de uma compra, alerta de novos conteúdos, lembretes, notificações de mensagens, você deve utilizar as notificações push, pois geram maior engajamento, e torna a comunicação muito mais direta com a audiência que deseja impactar.

Como a Inngage pode auxiliar no processo

A Inngage é uma plataforma de CRM e automação de marketing voltada ao engajamento de clientes.

Permite as empresas aumentarem a retenção, conversão e maximizar o valor do cliente via mensagens altamente personalizadas e contextualizadas, baseadas em suas preferências, comportamento, perfil utilizando canais como E-mail, Push notifications, SMS, WhatsApp, entre outros.

Para que serve Push Notifications?

Para que serve Push Notifications?

De uma forma resumida, as push notifications permitem enviar mensagens diretas e personalizadas aos usuários de aplicativos, aumentando o engajamento e a retenção no aplicativo ou site.

Este benefício impacta principalmente em conversões e redução de abandono no processo de compra, entre outros.


Benefícios e objetivos (aumento de engajamento, retenção de usuários, personalização de comunicação, etc)

Eis um exemplo prático: imagine que você tenha algum aplicativo de notícias de esportes, e recebe uma push notification com informação urgente do seu time de coração, você clicará na mensagem rapidamente para saber qual é a informação. Este é um dos principais benefícios do serviço, manter o usuário engajado através do seu interesse.


Push Notifications em Aplicativos

Push Notifications em Aplicativos

Você sabe como funciona a entrega de notificações nos aplicativos? É bem simples, porém existe uma série de boas práticas a serem seguidas, para que você possa explorar todo o potencial do serviço.


Detalhamento de como funciona especificamente em apps móveis

O serviço de notificações push é responsável por entregar a mensagem ao dispositivo correto, onde é exibida ao usuário conforme as configurações de sistema e aplicativo. Este sistema permite comunicações eficientes e diretas com o usuário, mantendo-o engajado com o aplicativo.

A importância do opt-in e opt-out

Essa questão é muito relevante, pois se trata de respeitar a privacidade de seus usuários. O opt-in permite que os usuários escolham receber mensagens, assegurando que as comunicações sejam dirigidas a um público interessado e engajado.

Já o opt-out oferece aos usuários a opção de parar de receber mensagens a qualquer momento, mantendo a qualidade da base de dados das empresas e reduzindo a percepção de spam.

Ambos são fundamentais para assegurar uma relação de confiança com seus usuários e cumprir com as obrigações legais.

Exemplos práticos e como a Inngage pode ajudar

A nossa plataforma permite segmentar audiências de forma dinâmica, permitindo uma conexão muito mais assertiva. Além disso, é possível explorar a multicanalidade. Ou seja, atingir seus usuários por meio de um ou mais canais.

Funcionalidades Possíveis Usando Push Notification

Funcionalidades Possíveis Usando Push Notification

As notificações push trazem um leque de funcionalidades, que visam tornar a comunicação muito mais personalizada e assertiva para os usuários, confira abaixo as principais.


Diferenças entre notificações para mobile e navegador

Ao invés de receber a notificação direto do aplicativo, o Web push são notificações enviadas de um site ou uma aplicação web, a um usuário por um navegador, como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox. Essas mensagens são entregues quando o navegador é aberto, estando o usuário no site que enviou a mensagem ou não.

O formato desse tipo de notificação para web é um pouco mais conservador que as possibilidades que já estão disponíveis para dispositivos móveis.

Saiba mais sobre Web Push clicando aqui.

Segmentação de audiência para personalização

Se você deseja estruturar uma estratégia campeã para atingir um grupo específico de usuários, a solução é segmentação de audiência. Assim, é possível entregar conteúdo relevante a grupos específicos de usuários, baseada em critérios como comportamento no device, geolocalização e preferências pessoais.

Ao segmentar a audiência, você aumenta as chances de ter conteúdo altamente personalizado que ressoam com os interesses e necessidades de cada segmento, aumentando as taxas de engajamento e conversão.

Análise de audiências e estatísticas importantes (taxas de engajamento, retenção)

Executar sua estratégia é importante, mas mensurar seus resultados é fundamental. Após definir seus objetivos e implementar seu plano, lembre-se sempre de confirmar a efetividade dos seus esforços.

Jamais esqueça de monitorar os indicadores mais importantes, como, por exemplo, taxas de conversão, taxas de clique e outras métricas que indiquem qualquer coisa sobre o comportamento do usuário.

Dúvidas Comuns sobre Push Notifications

Dúvidas Comuns sobre Push Notifications

Ainda que seja um recurso bastante utilizado por aplicativos bastante conhecidos, ainda há algumas dúvidas comuns sobre o serviço de notificações push, especialmente sobre sua implementação, esclarecemos a seguir essas dúvidas, confira:


Como implementar no site

Primeiro escolha serviço como Firebase Cloud, e siga as instruções para integrar seu SDK ou API ao siteum . Solicite permissão aos visitantes para enviar notificações através de um prompt claro.

Como integrar em apps móveis

Basta selecionar um fornecedor de serviços de confiança e preparar o seu servidor de notificações para armazenamento e envio de mensagens.

Após, realize a conexão entre o seu servidor de notificações e o serviço de aplicativos, aderindo às orientações especificadas. Garanta a autorização dos usuários para o recebimento de notificações push.

Melhores práticas e estratégias de engajamento

Segundo artigo publicado, pela Brevo, especialista em CRM, para obter o máximo proveito desse recurso você precisa estar atento aos seguintes fatores:

  • Um título provocativo com algum gatilho mental
  • Utilizar variáveis na mensagem, como primeiro nome; produto; comportamento
  • O logo do app
  • Imagem do produto
  • CTA

Experiência do Usuário

Experiência do Usuário

Além das boas práticas e estratégias, é fundamental que você se apoie na experiência do usuário para obter êxito nas suas campanhas de push notification. Por isso destacamos os principais pontos a serem considerados antes do disparo, como:

  • Utilizar imagens e screenshots para ilustrar a implementação e o impacto das push notifications;
  • Incluir estudos de caso ou exemplos reais de sucesso;
  • Facilitar a leitura com listas, tópicos e subtítulos claros;
  • Inserir uma FAQ para responder às dúvidas mais comuns diretamente.

Conclusão

Bom, se você chegou até aqui e ainda tem alguma dúvida, que tal recapitular os principais pontos abordados?

O serviço de Push notification é essencial para aumentar o engajamento e a retenção de usuários, servindo como ‘alertas para novidades’ ou atualizações de aplicativos e sites.

O serviço depende do consentimento do usuário, obtido por meio do opt-in, e sua eficácia está atrelada à implementação de estratégias de comunicação éticas e eficientes.

Não esqueça que a sua implementação técnica requer a conexão entre o servidor de notificações e o provedor do aplicativo ou site, além da autorização dos usuários para receber essas mensagens.

Por fim, os benefícios das push notifications incluem o aumento de engajamento e a personalização da comunicação, com impactos positivos na experiência do usuário e nas taxas de conversão. A segmentação de audiência e a análise de desempenho são cruciais para a otimização das campanhas, tornando as notificações mais relevantes e eficazes.

Agora que você sabe um pouco mais sobre push notifications, considere a implementação do serviço para melhorar o engajamento e a retenção de usuários do seu aplicativo ou site. Essas notificações criam uma comunicação direta e personalizada, transformando-se em ferramentas de marketing eficazes.

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Márcio Rodrigues

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