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É hora de acabar com as notificações SPAM

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De: Uma pessoa

Para: A indústria de tecnologia

 

Em um dia qualquer, recebo em media 30 notificações no meu telefone. 30 vezes por dia, meu telefone vibra ou faz um barulho que chama minha atenção quando estou cozinhando, em uma reunião ou correndo.

Eu pego meu telefone e vejo notificações como essa:

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Sim, eu quero que meu perfil seja bem visualizado no Linkedin. Mas honestamente, é uma notificação repetitiva e nenhum pouco relevante. Além disso, são 13 horas, estou saindo para um almoço, e olhar quem está me visualizando no Linkedin é a ultima coisa em minha mente.

Clear now

 

Nós somos mais do que métricas

 

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Nem sempre notificações foram tão SPAM, me lembro quando as notificações que eu recebia eram relevantes e chegavam no tempo certo.

Meu App de clima me avisa quando vai chover, meu App de esportes me avisa quando um jogo do Roger Federer vai começar. Eu quero saber sobre esse tipo de coisa e realmente amo quando sou lembrado de coisas importantes.

Porém com o tempo, as regras mudaram, empresas ficaram fixadas em métricas como Números de Usuários Ativos por Dia (DAU), taxa de adoção e retenção de usuários. E então, humanos voltaram a ser números em um Dashboard.

As empresas precisam lembrar que somos mais do que métricas.

Somos pessoas reais com vidas atarefadas. Não precisamos acessar um App todos os dias da semana para gostar dele, então não há necessidade de tentar nos atrair com notificações que não são importantes.

 

Nós somos mais que números

 

Sejamos mais atenciosos, estou escrevendo esse artigo para convidar toda indústria de Apps a pensar cautelosamente sobre o que estamos enviando. Digo nós, porque trabalhamos diretamente na estratégia de comunicação de notificações de várias empresas, mas vejo que a indústria de Apps ainda não cuida como deveria do envio de notificações, prejudicando assim toda cadeia de engajamento de usuários.

Não falo só de empresas como Linkedin, Fabebook, Google, mas também vários aplicativos nacionais que amamos.

Definitivamente a algum tempo atrás eu não recebia tantas notificações como hoje. Os Apps estão cada vez mais invasivos, e fico preocupado quando penso que cada vez mais notificações serão alvo de SPAM.

Cada notificação irrelevante enviada, machuca gradativamente o conceito de uma marca. Ninguém quer ser lembrado como aquela empresa chata que fica importunando os usuários com notificações exageradas? Nossos usuários merecem mais, engajamento tem a ver com relevância do conteúdo e não com a simples repetição de mensagens.

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Notificações são “interrupções”

 

As vezes seria melhor renomear notificações, e colocar o nome de interrupções. Fazendo isso, seriamos mais cuidados com o conteúdo que estamos enviando.

  • Você gostaria de me interromper para falar que vai começar a chover? Ok, obrigado.
  • Você gostaria de me interromper para falar que meu perfil está sendo visualizado? Provavelmente não.

E se não bastasse, recebo interrupções quase diárias como essa:

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Sim eu conheço o Guilherme, mas faz anos que não tenho contato ele, para falar a verdade nem lembrava que o seguia, então por que o Instagram assume que eu quero ver a primeira história dele? Realmente o Instagram espera que eu pare o que estou fazendo para ver isso?

 

Então por que não desligar notificações?

 

Você provavelmente está se perguntando por que eu simplesmente não desligo todas as notificações.

  1. Notificações são importantes

Como todas pessoas esquecidas, preciso ser lembrado diariamente para ter tudo em dia. Outro ponto é que realmente gosto quando uma marca se interage bem comigo. Então na maioria dos Apps que baixo escolho a opção de receber notificações, principalmente se o app em sua instalação se preocupou em fazer a configuração do meu perfil, principalmente explicando as vantagens de acionar o recebimento de notificações.

 

  1. É difícil desativar notificações

 Em e-mails, é só ir no fim da página que vemos o link para sair da lista, o famoso unsubscribe. Na verdade, por causa do tanto de SPAM enviado na época do BOOM do e-mail, se tornou obrigatório possuir links para sair de uma determinada lista em e-mails marketing.

Porém se tratando de Apps, não existe ainda uma lei para tornar fácil a solicitação de desativar notificações.

 

Mas então quando fazer o envio de notificações?

 

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Depois de tudo que falamos, eu vejo definitivamente valor em certos tipos de notificação. Quando feito corretamente, acredite, os resultados são incríveis. Então quando estou criando a estratégia de notificações de um App faço um pequeno checklist mental. Pergunto a mim 3 coisas:

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  1. Está na hora certa?

Tente enviar notificações quando realmente importa. Se uma notificação é enviada muito cedo, ou muito tarde pode parecer sem propósito. Imagine o iFood te convidando para comprar uma Pizza 8:30 da manhã.

  1. É relevante?

Apenas envie notificações se você está confiante que são relevantes aos seus usuários. Se você acredita que não é relevante, então melhor utilizar e-mail ou mensagens que serão apresentadas apenas se o App for aberto.

  1. É valioso?

Tente enviar notificações que ajudam as pessoas. Pergunte a si mesmo, meus usuários dirão “obrigado” ao receber essa notificação? Se sim, é um bom sinal que agrega valor a seus usuários.

 

Espalhe essa ideia

Notificações podem ser incrivelmente poderosas. E sem dúvida hoje são a melhor forma de comunicar com os usuários. O que quero passar aqui, é que a indústria precisa pensar com mais carinho o que está sendo feito e procurar ser mais assertivo.

Você já se sentiu incomodado ao receber notificações e mais notificações SPAM de aplicativos? Se já, compartilhe esse conteúdo, e nos ajude a enriquecer o engajamento dos aplicativos com seus usuários cada vez mais.

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Por |2 de fevereiro de 2017|Engajamento|0 Comentários

Sobre o Autor:

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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