Como aplicativos de compra aumentam vendas em lojas e percepção da marca
Octavio Braga
14 de fevereiro de 2018
Sabemos que aplicativos de compras em empresas de varejo são muitas vezes criados para ser um novo canal e gerar novas vendas de consumidores on-line.
Esse tipo de App tem total aderência com o momento atual, onde pessoas querem algo mais imediato, e já estão cansados de fazer compras pelo navegador.
Assim a demanda por Apps de compras aumentou. Em 2015, cerca de dois terços dos consumidores norte Americanos não sabiam se sua marca favorita tinha um app mobile. Hoje, 48,7% das pessoas consideram que “fazer compras no app” é uma das principais coisas que fazem em seus smartphones.
Isso é um número expressivo, principalmente porque compras feitas em apps superam as compras feitas em desktops em ticket médio, conversões e gasto total.
Em poucos anos Apps de Compras ou M-commerces passaram de ter pouca relevância para se tornar algo útil no dia-a-dia das pessoas. Porém ao invés de mais Apps de compras, consumidores irão esperar mais de seus Apps.
48% dos usuários fizeram uma compra na loja física depois de receber uma Push Notification ativada por seus dados pessoais
Apps de compras são feitos para pessoas fazerem compras online. Certo? Sim, mas não somente isso, esses Apps tem o poder de encorajar compras no mundo físico. De acordo com a pesquisa, 48% dos usuários disseram que fizeram compras em uma loja física ao receber uma notificação personalizada (Mensagem customizada de acordo com o perfil do usuário, seus interesses e compras já realizadas).
Além disso, 36% disseram que notificações recebidas em determinada localização transformou em uma compra na loja. Esse comportamento está de acordo com a pesquisa que publicamos semana passada, que mostrou que cerca de 42% dos usuários de smartphones começaram a utilizar mais determinado App após receber notificações baseadas em sua localização.
Pergunta: Uma Notificação Push personalizada influenciou alguma compra sua em loja física?
- Sim – 48%
- Não – 52%
Pergunta: Uma Notificação Push recebida baseado em sua localização influenciou uma compra em loja física?
- Sim – 36%
- Não – 64%
62% dos usuários de aplicativos de compra apreciam receber mensagens de varejistas após sua compra
As pessoas também foram perguntadas se tiveram uma experiência recente de um e-mail ou um Push Notification que influenciou positivamente na maneira que pensa de uma marca, 58% das pessoas disseram que sim. Então, esses que disseram que sim, foram perguntados que tipo de mensagem os influenciaram positivamente.
De acordo com a pesquisa, as mensagens que mais impactam a percepção da marca são baseadas no histórico de compra, cerca de 62% das pessoas preferem esse tipo de mensagem, enquanto baseadas em localização 20% e genéricas 18%.
Pergunta: Que tipo de mensagem influenciou positivamente a maneira que você percebe uma marca?
- Uma mensagem baseada em uma compra anterior que fiz – 62%
- Uma mensagem com base na minha localização atual – 20%
- Uma mensagem completamente fora do padrão – 18%
Usar aplicativos de um varejista para resgatar ofertas em uma loja física é o pedido nº1 dos usuários
Para completar a pesquisa, as pessoas foram perguntadas sobre o que querem de aplicativos de compras que ainda não recebem hoje. 11 opções foram apresentadas e as pessoas foram solicitados para selecionar as cinco principais em ordem de importância.
O que pessoas querem de apps de compras que não conseguem fazer hoje?
Essas são as 5 respostas mais faladas:
- Quero poder usar meu aplicativo para resgatar ofertas na loja
- Quero que o meu aplicativo me avise com uma notificação quando um item na minha lista entrar em promoção
- Eu quero uma função de Lista de Desejos
- Quero poder fazer pedidos no meu aplicativo e retirar na loja
- Eu quero que o aplicativo seja vinculado ao programa de fidelidade da loja para que eu possa ver meu status e ofertas
Insights para aplicativos de compras em 2018
Engajar consumidores de aplicativos de compra, em cada passo da jornada de consumo, é cada vez mais importante para empresas do varejo. Por isso Apps de compras não podem ser apenas “plataformas para comprar” e devem criar experiências positivas, informar dados de transações, coletar dados para re-engajar potenciais compradores na hora certa no lugar certo e principalmente inspirar compras no mundo físico.
- Tente usar os aplicativos de compras para aumentar vendas na loja física
Quase 50% das pessoas responderam que um Push Notifications já influenciou uma compra feita no meio físico. Com ferramentas como Audiências e Geo Push, sua empresa consegue criar campanhas personalizadas baseados no perfil e localização de cada usuário, incentivando-os a visitar sua loja.
- Mande notificações de follow-up para consumidores
62% das pessoas tem uma percepção mais positiva de uma marca quando recebem mensagens após uma compra. Essas mensagens podem ser variadas como um recibo de compra até um cupom que incentiva novas compras.
Octavio Braga
CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?