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4 dicas práticas de como agregar valor nas suas notificações

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Nathan Pinheiro

31 de outubro de 2018

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Você que nos acompanha já sabe o poder das push notifications, certo? Já sabemos que, com elas, a taxa de retenção de usuários do seu aplicativo aumenta consideravelmente, mas pode ser que nem sempre isso aconteça…

É muito importante salientar que, para alcançar altas taxas de retenção através de push notifications, é imprescindível que seu conteúdo agregue valor na experiência do usuário com o seu app.

Costumamos dizer que as notificações que enviamos são a janela para o seu aplicativo, ou seja, elas devem complementar a experiência que você se propõe a oferecer com seu app.

Pensando um pouco nisso resolvi trazer aqui alguns exemplos práticos de como agregar mais valor nas notificações enviadas para seus clientes:

 

1- Mensagens “doces e curtas”

Algo muito importante de se pensar é que você, enquanto aplicativo, sempre está competindo pela atenção do usuário.

Sempre haverão outras notificações chegando, portanto, sua notificação deve, de alguma maneira, ser mais acessível do que as outras, vá direto ao ponto, diga ao seu cliente apenas o que ele deseja saber!

Segue aqui um ótimo exemplo da Netflix:  

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“A segunda temporada de House of Cards já está na Netflix”

 

Muitos acreditam que, para agregar valor, muitas informações devem ser adicionadas à sua notificação, porém, dizer apenas o que seu cliente quer saber pode ser melhor ainda.

 

2- Seja útil no dia a dia do seu cliente

Um dos principais pontos a serem levados em conta no momento da criação de uma notificação é que seu push deve ser útil para seu cliente, caso contrário não há porque ele existir, concorda?

Um ótimo exemplo disso é a estratégia utilizada pela KLM nessa notificação:

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“Seja bem vindo ao Aeroporto de Schiphol. Você pode coletar sua bagagem na esteira de número 6”

 

Utilizando o recurso de geolocalização de seu usuário, o aplicativo da KLM conecta as informações da passagem comprada com a localização fornecida pelo aplicativo para apresentar informações de extrema utilidade para seus clientes.

 

3- Traga novidades relevantes 

Essa dica, pra mim, é uma das mais importantes. Pense na seguinte situação, você começa a investir e para saber onde fazer seus investimentos, faz o download de um app que traz as principais notícias do mercado financeiro brasileiro.

Realizando seu primeiro acesso você permite o envio de notificações. No dia seguinte, logo cedo, você recebe uma notificação com uma análise do dia anterior, o que vem a se repetir em todos os próximos dias.

Com essas informações, você começa a acertar em todos seus investimentos e ganhar muito dinheiro, legal né?

Esse é um ótimo exemplo de como engajar e fazer com que seus usuários não desistalem seu app pois, afinal, é através dele que eles terão importantes informações que serão usadas em seu cotidiano!

Aqui vai outro exemplo de um aplicativo do metrô de Londres, que traz constantemente informações importantes sobre suas linhas:

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“A greve da linha de trem do sul acabará meia noite. Wooo!”

 

4- Um pouco de senso humor nunca faz mal

Dá uma olhada nesse push do Chef’s Club:

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Qual seria sua reação se você recebesse uma notificação como essa? Notificações criativas e com um toque de humor podem ser algo excelente para aproximar o seu usuário do seu aplicativo.

Além disso, perceba o timing perfeito dessa notificação. Sexta feira, 11:30 da manhã, horário próximo à hora de almoço de várias empresas. Não podia ser mais preciso, não é mesmo?

A aproximação com seu cliente é um dos pontos chave quando falamos de engajamento. É claro que nem todo tipo de situação permite esse tipo de abordagem, mas o importante é buscar maneiras criativas de agregar valor à experiência do seu cliente.

 

E não acabou…

Existem diversas maneiras que podem ser usadas para agregar valor em Push Notifications, bastam estudos sobre o que o seu usuário utiliza em seu app e muita criatividade.

Espero que essas dicas sejam realmente úteis e ajudem você e seu aplicativo a “sair da caixa” para engajar, a cada dia mais, seus clientes!  

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Nathan Pinheiro

Head de Growth da Inngage, apaixonado por Customer Experience e Mobile Marketing. Adoro viajar, aprender coisas novas e estar sempre buscando minha melhor versão!

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