Independentemente se certa data comemorativa foi criada ou não para fins comerciais, precisamos concordar, elas mexem com os sentimentos das pessoas. Qual mãe não gosta de reunir toda família no dia das mães, ou qual avó não ama ter os netos em sua casa procurando por ovos de páscoa?

Este sentimento não é diferente para interações entre marcas e clientes, pois, a cada dia mais, as pessoas escolhem entre uma marca ou outra por causa de seu posicionamento, interesses em comum, entre outros aspectos que tornam uma marca “mais humana”, segundo uma recente pesquisa da Forrester, a humanização da marca traz resultados diretos para empresas.

A pesquisa mostra que as pessoas tendem a gostar e recomendar mais, realizar mais compras e se sentirem mais satisfeitas com empresas que demonstram uma comunicação mais humana:

Uma característica muito pessoal de uma marca é estar presente em ocasiões especiais. Logo, aproveitar corretamente dessas datas, mesmo que não tenha uma ação esperada do cliente definida, é muito importante.

Recentemente conseguimos notar esse impacto durante o último 8 de março, Dia Internacional da Mulher, em que muito além de se comemorar, mulheres e homens lutam por mais igualdade nas condições de trabalho e na sociedade. Aproveitando essa deixa, várias marcas utilizaram seus Apps para apoiar a causa, como a Ipiranga:

 

Engajamento é sobre conexão

As antigas escolas de marketing diriam que campanhas como essa não geram efeito, pois não possuem um Call To Action, ou seja, não dirigem o cliente à uma ação. Porém, quando falamos em engajamento temos que pensar em palavras como conexão, relacionamento.

Durante a construção desse relacionamento, muitas vezes, podem não haver resultados imediatos, visto que isso é algo que precisa ser desenvolvido, maturado, mas com certeza resultados futuros virão, caso você consiga realmente engajar o seu cliente!

 

O que sua marca ganha com isso:

  1. Oportunidade de mostrar seus valores

Muitas vezes os valores de uma empresa se perdem ao longo do caminho, é gasto muito tempo com a sua criação para que no final, todos esqueçam o que foi apresentado… E digo mais: isso acontece interna e externamente, ou seja, tanto os colaboradores quanto os clientes da empresa, com o passar do tempo, já nem lembram quais são esses valores.

Pensando nisso, é de extrema importância que todas as oportunidades de relembrar esses valores sejam utilizadas, e uma ótima maneira de fazer isso é através de mensagens nessas datas comemorativas, demonstrando o que sua empresa defende e acredita!

  1. Revela a cultura da sua empresa

Com a realização de ações como a citada anteriormente, a cultura da sua empresa também pode ser reforçada para seu cliente e até para seus colaboradores. Com isso, digo os hábitos e atividades realizados em seu cotidiano, que reforcem seus valores e gerem uma maior conexão com seu cliente.

  1. Engajamento com seu cliente

Colocando essas ações em prática, o processo de engajamento começa a acontecer. Hoje, como eu disse, as marcas estão cada vez mais humanas, ou seja, transmitindo seus valores, suas crenças e sendo mais empáticas e compreensivas. Mas você pode me perguntar: o que isso tem a ver com engajamento!?

A resposta é muito simples, como sempre falamos aqui no blog, o processo de engajamento não é nada além da criação de uma relação com seu cliente.  Isso mesmo, relacionamentos precisam ser construídos e a melhor maneira de fazer isso é através de ações que gerem o encantamento das pessoas.

Como fazer isso? Faça com que a sua marca seja a mais humana possível! E pra isso, você já sabe o que fazer 😉

  1. Cria experiências duradouras

Já engajou seu cliente? Mostrou pra ele os valores da sua empresa e o quão humana sua marca é? Agora basta cultivar esse relacionamento! Não se esqueça de aproveitar todas as oportunidades possíveis para mostrar ao seu cliente que ele realmente fez a escolha certa ao contratar seu serviço ou comprar seu produto!

Para te ajudar, deixamos no final desse post deixamos algumas datas importantes para que você possa planejar várias ações de marketing para o ano todo!

 

Segmentação é Fator Crítico para o sucesso

Pelo meu perfil, sentiria algo estranho sendo parabenizado pelo dia da mulher, mas gostaria que me parabenizassem, por exemplo, sobre o dia do profissional de marketing, que acontece em 08 de maio.

Mas isso claramente não acontece só comigo. Um outro exemplo seria enviar uma campanha para mulheres as parabenizando sobre o dia dos pais. Não faria sentido nenhum, concorda!? Por isso é muito importante entender quais datas fazem sentido para seus clientes e segmentá-los de acordo com essa afinidade.

 

Datas muito especificas 

Como falamos existem datas comemorativas para quase tudo, e lógico que não pega bem para sua marca tentar se engajar com todas, isso na verdade trará um efeito contrario. Porém, algumas datas podem ser uma mina de ouro para sua marca.

Um bom exemplo é o dia da Pizza em 10 de julho. Nesse dia, é imprescindível que qualquer aplicativo de delivery de pizzas planeje campanhas pontuais para engajar seus clientes com essa data e realmente comemorar esse dia!

 

Conclusão 

Eu poderia dar mais inúmeros exemplos de datas comemorativas, mas não adiantaria, visto que isso vária de negócio para negócio. Portanto, sugiro que você comece já o seu planejamento! Veja as datas que mais fazem sentido para seu público e planeje campanhas que realmente irão agregar para seus clientes!

E claro, caso tenha problemas para segmentar seus usuários mobile e automatizar suas campanhas, conte com a gente para te ajudar com isso!

 

Algumas datas importantes

  1. Dia da mulher
  2. Dia das mães
  3. Páscoa
  4. Dias dos namorados
  5. Dia dos pais
  6. Dia do NERD
  7. Natal
  8. Ano novo