As Melhores Push Notifications da Black Friday de 2019
Nathan Pinheiro
10 de dezembro de 2019
Já há alguns anos a Black Friday é considerada o principal evento do ano para muitos varejistas. Independentemente de seu segmento essa data, ou época do ano, representa uma grande fatia do faturamento anual de diversas empresas.
Nesse ano de 2019, muitos aplicativos realmente marcaram presença nesse evento “usando e abusando” de diversos recursos disponíveis através dos canais mobile, mais especificamente, com as Push Notifications.
Nesse post, separamos algumas das melhores notificações que recebemos nessa Black Friday para que você possa se inspirar! Confira abaixo alguns exemplos de boas práticas de campanhas!
Rich Push Notifications
O Mercado Livre acertou em cheio ao enviar um Push em formato de carrossel. É um rich push e, como já foi dito anteriormente, eles são de extrema importância e ajudam bastante a melhorar a performance do seu App.
O formato em carrossel ainda não é muito utilizado por ser novidade e nem todas plataformas aceitarem esse formato.
Alguns apps usaram Rich Push em formato de GIF e o resultado foi ótimo, dá uma olhada:
Já foi falado anteriormente sobre as vantagens que o Rich Push tem em relação às notificações padrão. Mas vale ressaltar que eles prendem mais atenção, são personalizados, além do fato de que os GIF’s vem se tornando sinônimo de uma comunicação mais leve, descontraída e divertida.
Esse tipo de comunicação é extremamente importante, visto que, em meio a tantas mensagens padronizadas que recebemos, a humanização e descontração feita nessas campanhas se torna um grande diferencial.
Ofertas Relâmpago
O James investiu bastante em pushes com ofertas relâmpago. Teve até hambúrguer por R$1,99, almoço por menos de R$10,00 e muito mais.
Essa estratégia foi muito bem elaborada pois, além de manter os usuários atentos as notificações e as ofertas, gerou muito engajamento no aplicativo, já que era necessário a navegação no mesmo para efetuar a compra.
Humanização da Comunicação
O McDonald’s não poderia ficar de fora dessa lista né?! Eles usaram uma linguagem informal e bem próxima do seu público que brinca com o nome do estabelecimento chamando-o de Méqui, com uso de emojis e ofertas imperdíveis.
Alguns aplicativos usaram trocadilhos como meio de descontração, o que deixou a comunicação bem mais humanizada e pessoal. Dá uma olhada em dois exemplos que se destacaram:
Conclusão:
Como pudemos ver, os aplicativos, de modo geral, fizeram bom uso de personalização, humanização, comunicação mais próxima e pessoal, emojis, rich pushes durante as campanhas de Black Friday.
Ações como essas, por mais simples que pareçam, podem aumentar consideravelmente a conversão e o engajamento dos usuários com o aplicativo. O uso de emojis, por exemplo, pode aumentar em até 3x a taxa de abertura de uma notificação, como você pode ver no gráfico abaixo:
Utilizar dos diversos recursos disponibilizados pelas Push Notifications, juntamente com um bom esforço criativo pode ser a chave para se destacar no período de Black Friday. Ferramentas como a Inngage possibilitam a criação de campanhas personalizadas e segmentadas para usuários mobile, entre já em contato com nosso time e veja o que é possível!
Nathan Pinheiro
Head de Growth da Inngage, apaixonado por Customer Experience e Mobile Marketing. Adoro viajar, aprender coisas novas e estar sempre buscando minha melhor versão!