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DAU vs. MAU

Nathan Pinheiro

13 de janeiro de 2020

Você conhece bem as métricas de aderência do seu App? Se ainda está meio perdido, nós te ajudamos a entender melhor sobre elas.

Hoje falaremos de duas métricas que são importantíssimas para avaliar a adesão do seu aplicativo, a DAU e MAU.

O que é DAU?

DAU é a abreviação em inglês de usuários diários que são ativos (Daily Active Users), isto é, o número de usuários ativos que visitam seu aplicativo em um único dia.

É uma métrica direcionada para empresas que tem usuários que estão engajados sempre e mostram interação do público com seu App. Não é recomendado utilizar ela isoladamente pois, pode gerar resultados equivocados sobre seu app.

O que é MAU?

São os usuários ativos mensais (Monthly Active Users) e medem o número de usuários únicos do seu aplicativo em um período de 30 dias.

Essa métrica serve para indicar a capacidade que seu App possui em atrair e reter os usuários em um período maior de tempo. Além de estar ligada à taxa de retenção do aplicativo e o engajamento dos clientes.

Quanto maior a proporção de usuários ativos mensais, é possível manter um engajamento do app e entender as necessidades do usuário que, muitas vezes, pode colaborar para melhorar suas funcionalidades.

Como calculá-los?

Antes de calcular essas métricas, é necessário determinar qual o público ativo do seu aplicativo. Há inúmeras maneiras de definir isso, pode ser pelas compras efetuadas, vídeos assistidos, páginas visualizadas, comentários, likes, uso do produto, entre outros.

Após ter estabelecido seu público ativo, é possível definir a quantidade de usuários ativos nos períodos de 24 horas e de 30 dias e classificá-los em DAU e MAU.

A proporção DAU para MAU mede a quantidade de usuários ativos mensais que se envolvem com seu aplicativo em um período de 24 horas.

Essa métrica mede a frequência com que seus clientes retornam ao seu aplicativo e, essa porcentagem também pode ajudar a prever a tração e a receita potencial ao longo do tempo.

Fazendo um bom uso dessas métricas

Se você utilizar as técnicas MAU e DAU por um período contínuo, é possível calcular a taxa de retenção do seu aplicativo. O objetivo é sempre aumentar essa proporção para poder melhorar o desempenho do App.

É fundamental entender que os resultados dessas métricas dependem do tipo de aplicativo, isto é, se for um app que tende a ser usado diariamente como o Instagram ou WhatsApp, as taxas serão muito maiores em relação aos que não são utilizados com tanta frequência. Portanto, essas métricas se encaixam de diferentes formas para os apps.

Bônus: O que é WAU?

WAU é a métrica que mostra a quantidade de usuários ativos semanais (Weekly Active Users) geralmente pode ser trocada ​​com o DAU, dependendo de quando os usuários tendem a se envolver com seu aplicativo. A principal diferença é que a WAU evita as variações que podem ocorrer entre os dias da semana.

Por exemplo, se você tem um aplicativo de mensagens instantâneas B2B, pode ter uma DAU muito alta durante a semana de trabalho, mas pode ver uma queda nos fins de semana. Com a WAU, você pode ver a atividade semanal no aplicativo sem ter que levar em conta a baixa atividade em dias específicos.

Espero ter te ajudado a entender melhor essas métricas. Caso haja qualquer dúvida, entre em contato conosco, estamos à disposição!

Nathan Pinheiro

Head de Growth da Inngage, apaixonado por Customer Experience e Mobile Marketing. Adoro viajar, aprender coisas novas e estar sempre buscando minha melhor versão!

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