window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-73310035-1');

iOS 15: Como a novidade da Apple afeta as Notificações Push do seu app

Com o novo iOS 15, a atualização da Apple traz algumas mudanças nas Notificações Push.Houve melhorias em seu visual, como elas aparecem para o usuário e o controle que eles têm sobre elas.

Neste guia, você ficará por dentro de quais são as principais mudanças nas Notificações Push do iPhone com a última atualização da Apple, o iOS 15.

ios-15-como-a-novidade-da-apple-afeta-as-notificaes-push-do-seu-app

 

Como a atualização para o iOS 15 alterou as Notificações Push 

As Notificações Push no iPhone agora estão focadas em conteúdo e conteúdo rico. Os ícones maiores evidenciam o foco que a Apple deu ao conteúdo no iOS 15.

A mudança feita pela Apple facilita a visualização da Notificação Push pelo usuário do iPhone.

E coloca em questão a necessidade de se ter um ícone de qualidade. O que antes era dispensável, agora deixou de ser opcional para se tornar um requisito.

 

As Notificações Push no iPhone antes do iOS 15 

ios-15-como-a-novidade-da-apple-afeta-as-notificaes-push-do-seu-app

No antigo iOS, as Notificações Push mostravam tanto o ícone, quanto o nome do aplicativo. Mas como os ícones eram menores, podiam passar despercebidos pelos usuários do iPhone.

Com essa novidade, o iOS 15 aumenta a exposição visual da sua marca. Em contrapartida, os usuários do iPhone deixarão de ver o nome do seu aplicativo.

 

Com a nova atualização da Apple, as Notificações Push ficam assim: 

ios-15-como-a-novidade-da-apple-afeta-as-notificaes-push-do-seu-app

Perceba que agora, a identificação da Notificação Push pelo usuário do iPhone depende exclusivamente do ícone do seu aplicativo.

O que nos leva a refletir sobre a necessidade de adicionar ou não o nome da marca nas notificações, como fez o Zé Delivery na imagem acima.

 

As Rich Push Notifications também tiveram uma grande mudança com a nova atualização do iOS 15 feita pela Apple

ios-15-como-a-novidade-da-apple-afeta-as-notificaes-push-do-seu-app
Como dissemos, o foco da nova atualização do iOS 15 é o conteúdo e o conteúdo rico (foto, gif ou vídeo) das Notificações Push.

Por isso a Apple alterou a ordem em que eles aparecem.

Sendo assim, o conteúdo rico das Rich Push Notifications agora fica embaixo. E o conteúdo (mensagem) é visualizado, no iPhone, acima do conteúdo rico.

 

Outra grande novidade lançada pela Apple com o iOS 15 foi o Resumo de Notificações 

O Resumo de Notificações permite que os usuários do iPhone controlem quando querem receber Notificações Push que não são importantes.

Eles podem escolher os aplicativos dos quais desejam receber notificações, e também o horário em que essas notificações serão entregues em seu iPhone.

A Apple implementou essa função para reduzir a distração causada pelas notificações de alguns aplicativos.

Ao invés de receber 15 notificações diferentes, de 15 aplicativos diferentes, os usuários do iPhone receberão apenas o Resumo de Notificações em um horário pré-selecionado (por padrão às 8h e às 18h), com todas elas em lista.

ios-15-como-a-novidade-da-apple-afeta-as-notificaes-push-do-seu-app

No Resumo de Notificações, a ordem em que as Notificações Push irão aparecer seguem um nível de prioridade definida pela própria inteligência do iPhone.

No topo, estarão as notificações dos aplicativos que o usuário mais interage.

Mas para dar às Notificações Push de seu aplicativo uma chance maior de chegar ao topo do Resumo de Notificações, a Apple aconselha adicionar mídia ao conteúdo da notificação.

Outra ação também recomendada pela Apple que ajuda o iOS 15 a colocar sua notificação no topo, é adicionar uma pontuação de relevância à notificação.

 

Como Notificações Time Sensitive sobrepõem o Resumo de Notificações

Mesmo com o Resumo de Notificações, há uma prioridade especial para Notificações Push que passam direto para a tela do iPhone. Essas são as notificações Time Sensitive.

Geralmente, se tratam de Notificações Push que avisam o usuário de uma possível fraude no banco, do pedido que está chegando do delivery, ou de uma corrida que está a caminho.

Essa funcionalidade foi desenvolvida pela Apple para aplicativos que precisam entregar a Notificação Push o mais rápido possível.
ios-15-como-a-novidade-da-apple-afeta-as-notificaes-push-do-seu-app

 

iOS 15 sugere automaticamente o silenciamento de Notificações Push

De qualquer forma, os desenvolvedores de aplicativo devem utilizar as Notificações Time Sensitive de forma sensata.

Visto que, uma vez que você utilizar um alto nível de prioridade para uma Notificação Push que não seja relevante, os usuários de iPhone poderão desligar as Notificações Push do seu aplicativo completamente.

Inclusive, a Apple fez com que a inteligência do iOS 15 automaticamente sugira o silenciamento de uma Notificações Push quando perceber que o usuário do iPhone não está engajado com o aplicativo.
ios-15-como-a-novidade-da-apple-afeta-as-notificaes-push-do-seu-app

 

Contudo, o que a nova atualização do iOS 15 muda nas suas campanhas de Notificações Push para iPhone?

Com toda essa mudança feita pela Apple, agora o primeiro passo para continuar tendo sucesso com as Notificações Push do seu aplicativo, é se certificando de que a identidade visual da marca está condizente com seu branding.

Com ícones e conteúdo rico maiores, a qualidade das imagens que você apresenta aos usuários de iPhone se tornaram extremamente importantes.

Tenha em mente que você deve fazer o melhor possível para encantar os usuários do seu aplicativo com suas Notificações Push.

Se quiser uma mão para aumentar o engajamento dos seus clientes com seu aplicativo, pode contar com a gente.

Um de nossos especialistas encontra-se nesse exato momento à sua disposição! Entre em contato.

Por |20 de setembro de 2021|Tecnologia|0 Comentários

Sobre o Autor:

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

Deixar um comentário