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Os Emojis em suas Notificações Push

 

Olhe suas últimas Notificações Push recebidas, suas últimas mensagens do WhatsApp ou os últimos posts do feed do seu Instagram, a chance de ter vários Emojis entre os textos é muito grande. 

Embora muito utilizados nos dias atuais, não são uma coisa nova. Emoji (do japonês “e”, imagem e “moji”, personagem) foram criados em 1999 no Japão por Shigetaka Kurita.

Os emojis inicialmente eram destinados apenas a uma base de usuários japoneses. O primeiro Emoji era muito simples – apenas 12 pixels por 12 pixels – e foi inspirado na arte do mangá e personagens kanji.

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Porém, os emojis tomaram o mundo após 2007, quando para atrair o mercado Japonês, a Apple inseriu um teclado Emoji no primeiro iPhone. Rapidamente o mundo o percebeu e os Emojis se tornaram uma febre mundial, com direito a filme, produtos e até Dia Mundial do Emoji com prêmios para o Melhor Emoji do Ano entre outros.

Agora, os Emojis estão disponíveis em quase todos os aplicativos de mensagens e, embora os diferentes aplicativos tenham estilos de Emoji distintos, os Emoji podem ser traduzidos em várias plataformas, graças ao Unicode. É por isso que um usuário de iPhone pode receber uma pilha sorridente de Emojis de cocô de alguém que usa um Samsung Galaxy. 

Cientificamente analisado, quando olhamos para um Emoji sorrindo, as mesmas partes do cérebro são estimuladas como se estivéssemos olhando para um rosto humano. Logo, além de ser uma forma de se expressar, os emojis também possuem um efeito real nos seres humanos, aumentando o engajamento das mensagens quando os emojis são utilizados.

Com isso, nossas equipes de marketing também ganharam mais um aliado para chegar de maneira empática nos consumidores, estimulando o engajamento e fazendo com que os clientes abram seus e-mails e Push Notifications.

Se você está procurando maneiras de aumentar o engajamento de seus usuários, utilizar Emojis estrategicamente em suas Notificações Push certamente deve estar em seu radar. Esse conteúdo o fará entender em números porque utilizar Emojis e o que fazer e não fazer para obter sucesso com eles.

 

 

Emojis trazem aumento de respostas em suas notificações push

A primeira coisa para ter em mente é que: Emojis não são só “figuras bonitinhas”, quando bem utilizadas elas geram resultados reais. E claro, por serem imagens, os Emojis podem se comunicar mais rápido do que palavras.

Uma análise de mais de 300 milhões de mensagens de Notificações Push e e-mail entre 2017 e 2018 mostrou que a utilização de Emojis, em média, dobrou de 1,22 para 2,23 em 2018, em comparação a 2017.guia-completo-de-emojis-em-notificaes-push

  • Seja usando uma carinha sorridente com corações nos olhos ou uma caixa de presente virtual embrulhada, as Notificações Push com Emojis geram mais engajamento, sendo abertas 254% mais frequentemente do que aquelas sem Emojis.
  • E-mails com Emojis no assunto são abertos 66% mais frequentemente do que os e-mails padrão.
  • Os dados mais recentes mostram que os aplicativos que usam Emojis em suas mensagens têm uma taxa de desinstalação 26% menor que os aplicativos que não usam.

Contudo, apenas colocar Emojis em suas mensagens não será a bala de prata para seus problemas de engajamento, sendo de extrema importância adotar técnicas de engajamento avançada, como: Segmentação de público alvo, automação por contexto e personalização do conteúdo das mensagens.

 

Os melhores Emojis para aumentar seu engajamento e sua conversão

 

A última atualização da biblioteca de Emojis, atualizada no fim de 2021, possui 3,633 Emojis diferentes, que incluem sequências para gênero, tom de pele, bandeiras entre outros. Logo, é bem difícil falar que um Emoji é melhor que o outro.

Para o aplicativo da Dominos utilizar o Emoji 🍕 pode gerar um bom resultado, enquanto para o McDonalds ou Burger King utilizar 🍔🍟 deve gerar maior engajamento. Logo, existem fatores a se considerar na hora de usar os emojis para aumentar o engajamento com sua notificação push, como: 

  • Quem é seu público alvo e o que procura em seu App;
  • Existem Emojis que conseguem enfatizar / exemplificar seu produto: Enquanto um App de roupas femininas pode utilizar Emojis como 👗🛍👠, um App de mercado pode utilizar 🍍🌽🍅, como vimos existem mais de 2500 Emojis, logo, algum deve te ajudar a exemplificar seu produto;
  • O que deseja estimular: Escolhendo o emoji certo, você pode aumentar o engajamento com a sua CTA e consequentemente aumentar a conversão da sua notificação push.
  • Estação do ano, data especial: Natal🎄, Páscoa 🐰, entre outras datas, possuem Emojis que remetem a data em específico. Utiliza-los será de bom apreço para lembrar que essa mensagem é destinada à essa data, e não é outra mensagem qualquer.
  • Clima, hora do dia: Sexta-feira a tarde pode ser um bom momento para Emojis que remetem Happy Hour 🍻, em um dia chuvoso Emojis que remetem a chuva 🌧.

 

Mesmo assim, existem alguns emojis que (em número) engajam mais. Um estudo da HubSpot analisou milhões de mensagens enviadas, para entender os Emojis mais utilizados e quais mais geram engajamento e taxa de cliques:

 

TOP 10 Emojis mais populares nas mídias sociais

  • 👉
  • 👇
  • 😉
  • 🎉
  • 🤔
  • 👏
  • 🚀
  • 🔥
  • 🎄
  • 👀

Esses dez Emojis são os mais populares em todas as plataformas de mídia social gerenciadas pela Hubspot.

É interessante ver que os dedos indicadores ultrapassam o rosto piscando. Porém, isso parece inteligente, a maioria das ações de Marketing são feitas para direcioná-lo a outro lugar; portanto, se um dedo indicador pode articular “clique aqui” de maneira divertida, por que não usá-lo?

 

Top 10 Emojis que aumentam Engajamento

  • 🙆
  • 🍒
  • 🐠
  • 💃
  • 🌤
  • 💘
  • 😔
  • 💕
  • 😢
  • 💓

 

Para essa pesquisa, engajamento está sendo mensurado com curtidas, comentários e compartilhamentos nas mídias sociais.

Você notará que nenhum dos cinco primeiros Emojis são rostos. Isso pode significar que é produtivo usar Emojis menos populares em sua estratégia de marketing, eles podem dar um ar de novidade e se destacar entre outros emojis comuns.

Os cinco últimos Emojis parecem relacionados ao Dia dos Namorados. Que pode ter relação com a pesquisa ter sido realizada em fevereiro, próximo ao Dia dos Namorados (Valentines Day) americano. No caso o Emoji triste, provavelmente são amigos tentando apoiar alguém que está sozinho no dia dos namorados.

 

 

O que fazer e o que não fazer com os Emojis nas notificações push

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Agora que você já entende que Emojis não são apenas uma maneira de mandar mensagens legais no WhatsApp, é hora de saber o que fazer e o que não fazer para compor Notificações Push com Emoji que realmente engajam.

💍 Utilize Emojis que casam com sua audiência. Existem quase 3.000 Emojis, nem todos terão Fit com sua audiência. 

👙 Seus produtos / serviços podem ser ilustrados com Emojis, pesquise-os na Biblioteca de Emojis para dar mais vida a sua mensagem. Voltando ao exemplo da fatia de pizza 🍕, os consumidores podem ser condicionados a começar a pensar na Dominos ao ver aquele Emoji.

🎬 Utilize Emojis como CTAs. Como vimos, alguns Emojis trazem em nossa mente algo como um CTA. Emojis como 👈🏼👇🏾📲 💰 tem o poder de estimular a mente do usuário que existe algo a mais na mensagem.

🙏🏼 Não suponha que Emojis salvam uma Notificação ruim. Por mais bem utilizados, se a Notificação não tiver um público certo, um bom texto e um bom CTA não terão o efeito requisitado.

🧸 Não utilize apenas uma carinha feliz no fim de sua mensagem. Existem muitos Emojis que se parecem com produtos, serviços, características, que podem ser utilizados para dar vida na sua mensagem.

☠️ Não exagere no número de Emojis em uma única Notificação, ofuscando sua mensagem e evitando que tomem a ação desejada.

⛓ Não fique preso a Emojis que os outros utilizam. Teste novos para mensurar se aumentam ou não o engajamento do seu App.

 

Pontos chave para aumentar o engajamento com os emojis em suas notificações push

  • Emojis personalizam o marketing de uma forma única. Nós, como consumidores, associamos Emojis com mensagens mais íntimas, ou seja, aquelas que recebemos de amigos e familiares. Portanto, psicologicamente, podemos ver as comunicações de marketing da mesma maneira
  • Emojis são familiares. As pessoas estão acostumadas a vê-los e usá-los porque os Emojis se tornaram uma parte normal de nossas comunicações e da vida cotidiana.
  • Os Emojis podem estimular seu público para ter uma reação imediata, quando um consumidor vê um Emoji específico, ele se torna um atalho para uma ideia maior.

 

Conclusão

Além de deixar as mensagens mais descontraídas, é compravada a efetividade do uso dos Emojis em relação à taxa de abertura de Notificações Push. Logo, Emojis podem ser um grande aliado nas estratégias de engajamento e retenção, ainda mais se forem utilizados dentro de mensagem personalizadas.

Aqui na Inngage nós trabalhamos com estratégias de engajamento e retenção para Apps e indicamos o uso de Emojis. Para mais informações e solicitar uma demo, entre em contato conosco!

Sobre o Autor:

Analista de Growth na Inngage

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