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First-party data: saiba a diferença entre first, second e third-party data e no que impacta nas estratégias de marketing

Matheus Felix

13 de março de 2023

Chamados também de dados proprietários, o first-party data são todos os dados que uma empresa pode coletar diretamente de consumidores e audiências para uso próprio. Esses dados são obtidos por meio de registros no site, campanhas realizadas, formulários de pesquisa, sistemas de CRM, dentre outros.

Mas qual a diferença entre first, second e third-party data e como quando bem trabalhados podem ser a chave para o sucesso de um app ou website?

Continue conosco e avance por este post dedicado ao assunto!

O que é o First-party data?

Muitas marcas e apps vêm investindo cada vez mais em análise de comportamento dos usuários para desenvolver estratégias mais assertivas. Essa é uma forte tendência do mercado e sua marca precisa estar atenta para alcançar resultados com campanhas segmentadas.

Os dados first-party, diferente dos second e third-party data, como já dissemos, incluem dados sobre comportamento dos usuários, interesses e ações realizadas durante a jornada, seja no website ou app da sua marca. Somado a esses dados, também deve-se incluir todas as informações armazenadas em CRMs da empresa.

O que são dados second-party e third-party?

Agora que você já sabe o que são first-party data, saiba a diferença entre first, second e third-party data.

Os second-party data são os dados compartilhados entre empresas que atuam em um mesmo segmento e não são concorrentes diretos. Esse compartilhamento tem a finalidade de construir um perfil mais completo do usuário. 

Um exemplo é uma marca de academia vender ou compartilhar dados com uma loja de artigos esportivos. Ou seja, os dados first-party da loja da academia, viram dados de second-party para a loja de artigos esportivos.

Assim, a loja terá acesso às informações de usuários que buscam um estilo de vida fitness e poderá direcionar melhor suas campanhas utilizando os dados de clientes de outra marca.

Ademais, os dados third-party são os fornecidos por provedores de dados que reúnem informações de diferentes fontes, sejam elas online ou offline. A maior vantagem é a capacidade de cobrir toda a experiência do consumidor: desde a consideração até a realização da compra.

Quais são as vantagens do first-party data para estratégias das marcas?

Agora, que já nos aprofundamos um pouco mais sobre conceitos, chegou o momento de entender de que maneiras a geração própria de dados vai beneficiar os resultados das suas ações.

Esses dados são extremamente valiosos porque com essas informações, é possível identificar falhas que levaram o usuário a desistir de uma compra, analisar a eficácia de suas ações de marketing, mensurar as diversas etapas da jornada que contribuíram para a conversão e prever futuros padrões. 

Portanto, se sua marca deseja ser mais eficiente e alavancar campanhas de remarketing com base em insights de interações anteriores do cliente em seu site, fica claro que os dados first-party são essenciais, permitindo que um usuário que abandonou o carrinho de compras seja impactado por um anúncio, por exemplo.

Os dados first-party são importantes para ajudar marcas a entenderem o comportamento de compra e a jornada dos seus usuários, personalizarem anúncios e conteúdos. Entretanto, apesar do incrível valor desses dados, eles possuem escala limitada, e, sem o uso de ferramentas adequadas para analisá-los, esses dados não terão seu máximo potencial explorado.

Usando dados para alcançar audiências mais qualificadas

Não existe mágica, dados são a chave para o sucesso de um app ou website. Ou seja, as empresas precisam ter uma cultura baseada em first-party data.

Para isso, é necessário contar com uma plataforma capaz de organizar e facilitar a análise desses para que suas campanhas alcancem seu máximo potencial.

A Inngage transforma dados em conversões, saiba exatamente quem são seus usuários, quais suas preferências e crie experiências únicas e criativas através de uma comunicação personalizada em nossa plataforma que dispõe de recursos globais.  

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Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

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