Se você sentiu interesse no título desse post, é porque está querendo lançar um novo aplicativo móvel – seu primeiro, talvez? Pode ser também que você tenha uma ideia brilhante de um app e está se perguntando o que vai ter que fazer até conseguir lançá-lo.

Por causa da gigante competição, convencer usuários a fazer o download de um app é cada vez mais desafiador. Ainda mais se seu orçamento é pequeno.

Mas, estamos aqui para ajudar e aqui vão algumas maneiras gratuitas (ou muito baratas) te dar um boost nos seus downloads:

  1. Melhore sua App Store Optimization (ASO)

 Não poderíamos começar nossa lista sem mencionar o App Store Optimization (ASO) e seus benefícios. ASO é o processo de melhorar a visibilidade do seu app nas lojas através da otimização dos elementos de metadados do app (Titulo, Descrição, Palavras chave, Screenshots, etc.) de acordo com as tendências e melhores práticas da loja.

O ponto é fazer seu app mais visível nos gráficos para aumentar a facilidade de ser descoberto.

Fazendo isso, os usuários irão achar com mais facilidade seu app nas lojas, e, consequentemente, o número de downloads irá aumentar.

Mesmo que a utilização de estratégias de ASO estarem se tornando cada vez mais populares, ainda existem muitos desenvolvedores e empresas que não utilizam.

Igualmente ao SEO, existem vários tutoriais de ASO online que ensinam as melhores práticas para novatos e também recursos gratuitos para ter inspirações na hora de escolher Keywords. Exemplos? O Google Keyword Planner ou o Apple Search Ads são ótimas ferramentas.

Por sorte também temos algumas ferramentas de ASO como a Rank My App, que nos ajuda a criar com facilidade uma estratégia de ASO completa.

print tool

 

  1. Comece a criar a sua presença online

Quer mais downloads? Aumente a força da sua marca. Leve o seu App para todos os lugares possíveis na internet.

Primeiro, um site próprio é imprescindível, pois é um local onde visitantes terão mais informações sobre seu app. Softwares grátis, como o WordPress, fazem isso muito bem.

O design do site deve ser bem pensado, com criatividade e individualidade, reforçando a identidade do app. Use a mesma paleta de cor e as mesmas fontes do app. E se seu app ainda não tem essas características definidas, é a hora de escolher.

Outra boa dica é tentar usar o endereço do seu site em todos locais que puder, nos e-mails, nas assinaturas, entre outros.

Junto com o site é legal ter um blog, que pode ser uma extensão do site, onde você pode oferecer notícias sobre seu app e o universo em que ele está inserido.

O objetivo é alimentar a sua comunidade/audiência com um conteúdo relevante e com potencial de ser compartilhado através da internet, pelas mídias sociais.

Screen Shot 2017-05-04 at 10.13.38

Imagem: Landing page da WeCancer

E falando em mídias sociais, é muito importante criar a presença de seu app nessas redes. Página no Facebook, conta no Twitter, perfis no Google+ e LinkedIn, contas no Instagram e Pinterest. Quanto mais melhor!

Mas é importante manter esses canais sempre atualizados e com conteúdos pensados para cada um deles.

Gerenciamento de mídias sociais demanda trabalho, ainda mais se você quiser que seja um canal efetivo para sua marca.

A presença nas redes sociais é mais um estratégia para garantir que seu app está sendo visto e comentado. Encoraja os seus usuários a compartilhar o seu conteúdo, oferecendo a eles coisas interessantes.

Tendo mais visitantes em seus perfis, seguidores e engajamento, consequentemente terá mais downloads em seu app.

Screen Shot 2017-05-04 at 10.20.27

Imagem: Facebook da Menu For Tourist

  1. Deixe seu aplicativo gratuito quando lançá-lo

 Deixar o aplicativo grátis no dia do lançamento e nas primeiras semanas é mais uma estratégia para garantir mais downloads.

E se o app realmente é grátis, mas oferece recursos pagos, os deixe gratuitos por um tempo. Isso aumenta é número de downloads e faz com que as pessoas o usem mais.

A taxa de engajamento vai crescer e as próprias App Store/Play Store irão recompensá-lo dando um boost no seu app nos rankings de mais baixados.

Assim, o app fica mais visível e os downloads irão acontecer.

 

  1. Peça aos seus usuários para avaliar e ranquear o app

 Avaliações positivas são fundamentais para que o app seja mais visto e, consequentemente, mais baixado. Uma boa reputação faz com que os algoritmos automaticamente elevem seu app nos rankings e o torna mais confiável aos olhos das pessoas.

Se um app tem muitas avaliações positivas, ele será favorecido pelas lojas e aparecerá no topo dos resultados de busca.

Uma boa técnica para incentivar seus usuários a avaliarem e ranquearem seu app positivamente é usar as notificações de push na hora certa. Geralmente recomendamos que elas entrem em ação após cinco ou 10 sessões no aplicativo.

Aqui você encontra cinco dicas eficientes  para usar as notificações de push para aumentar o engajamento e pedir avaliações.

1416351832527

Imagem: Tinder

Mas, é claro, a melhor forma de evitar avaliações negativas é oferecendo ao seu usuário a melhor experiência possível todas as vezes que ele usar seu app.

Corrija bugs sempre que possível e ofereça um canal para que eles possam entrar em contato com facilidade em caso de problemas ou reclamações.

 

  1. Coloque o seu app no holofote!

Por último, mas não menos importante, é essencial conseguir fazer as outras pessoas mencionarem ou falaram sobre seu app. Isso vai reforçar o alcance da sua marca, a reputação do seu app e vai trazer mais downloads.

Acionar a imprensa pode ser uma boa técnica para chamar a atenção. Mas tudo deve ser feito com cuidado e pensando nos detalhes. Por exemplo, a primeira coisa a se fazer é montar um press kit completo, que inclua vários materiais sobre o app, impressos, imagéticos, etc.

Depois, enviar releases sobre seu app para a imprensa, com uma boa lista de mailing montada. O ponto em contatar jornalistas e influenciadores é convencê-los a falar sobre seu aplicativo, então um conteúdo bem produzido é essencial.

Descreva e explique o diferencial do seu app e dos serviços que oferece e porque eles deveriam produzir matérias sobre ele. Mostre bem todas as funcionalidades e as coisas que tornam o seu app único.

Picture1

Você também pode entrar em contato com blogueiros que poderiam achar o seu aplicativo e os serviços que ele oferece úteis para a audiência deles.

Mas com essa mídia é importante usar um discurso criativo e único. Tente construir um relacionamento com essas pessoas. O marketing de influencers é cada dia mais popular, haja visto os resultados efetivos que obtém.

Para finalizar, você também pode tentar fazer seu aplicativo sair em sites específicos de tecnologia e afins. Checar a lista dos 200 sites de review de aplicativos é uma boa pedida para começar.

 

Conclusão

Não importa o quão legal e arrojado e moderno seja seu aplicativo. Se você não investir na promoção, ele nunca será baixado.

Com a competição e a quantidade de informação que temos hoje, é crucial pensar em estratégias de promoção inovadoras e dinâmicas.

Apesar de o dinheiro ajudar com essas ações, é totalmente possível melhorar seu número de download e alcance com ferramentas e estratégias grátis.

E fique sempre atento para que, no processo de fazer os downloads crescerem, você não se perca na hora de conseguir reter os seus usuários em seu app.

[]
1 Step 1
Previous
Next