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5 Estratégias de Push Notifications para aumentar o Engajamento do seu App

Provavelmente você desenvolveu um ótimo App, mas pouco acessado pelos seus clientes. Ou então você consegue muitos downloads, mas sua taxa de retenção é baixa.

Te mostro dois possíveis motivos: ou você precisa melhorar a experiência do usuário dentro do seu App, ou você está perdendo uma oportunidade chave de engajá-los.

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Essa situação pode ser muito frustrante, principalmente depois de todo trabalho que sua equipe teve para colocar o App nas lojas e adquirir usuários. Usar estrategicamente Push Notifications pode ser uma ótima maneira de lembrar seus usuários sobre seu App.

Estamos falando de uma forma de comunicação que deve ser utilizada na dose certa: muita informação irrelevante irá facilmente irritar seus usuários, enquanto mensagens insuficientes não irão engajá-los. Em ambos casos, o resultado será a desinstalação do seu App.

Abaixo você encontrará 5 estratégias de Push Notifications para ajudá-lo a aumentar o engajamento e fazer com que seus usuários voltem a acessar a utilizar seu aplicativo.

 

  1. Conquiste a Permissão dos Usuários

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Tanto na vida real quanto no marketing, é sempre importante criar uma boa primeira impressão. Se seus usuários não tiverem uma boa primeira impressão do seu App, não hesitarão em desinstalá-lo. Portanto, você deve possuir uma estratégia de primeiro acesso sólida e bem trabalhada.

Antes de começar a enviar Push Notifications, seus usuários iOS precisam dar permissão à sua aplicação.

A mensagem padrão de permissão para envio de Push Notifications não é customizável, o que faz com que vários usuários optem por não permiti-las. Mas não se preocupe: você pode criar suas próprias telas no primeiro acesso e falar com seus usuários mais pessoalmente.

Tente criar uma mensagem cativante, usando seus melhores argumentos para mostrar porque seus usuários deveriam optar por receber Push Notifications do seu App. Isso cria uma experiência positiva e faz com que eles se sintam mais confortáveis em receber notificações, aumentando drasticamente as taxas de permissão (Opt-in).

 

  1. Seja Pessoal

Em nosso Ebook sobre o efeito da personalização de Push Notifications, vimos que a taxa de conversão de mensagens personalizadas são 4 vezes maior que as genéricas.

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É sempre recomendável utilizar segmentação e personalização em suas mensagens. Isso permitirá sua empresa criar diferentes estratégias de conteúdo de acordo com o perfil de cada usuário.

Baseando-se em dados de comportamento, como data de instalação e atividade no aplicativo, você será capaz de determinar uma régua de comunicação para as diferentes fases que os usuários terão durante a utilização do seu App.

A incorporação de dados demográficos dos usuários deixará suas mensagens ainda mais pessoais e relevantes, e farão com que cada um deles se sinta especial – como se você estivesse em uma conversa individual. Isso certamente os fará utilizar mais seu App e seus conteúdos.

 

  1. Use ofertas de tempo limitado

Uma ótima estratégia para manter seus usuários engajados é oferecê-los ofertas limitadas. Primeiramente, você precisa definir o que terá valor para seus usuários e o que faria eles reabrirem seu App. Assim que você descobrir isso, é importante encontrar o equilibro certo e o tom adequado.

Certifique-se de não abusar deste tipo de mensagem e lembre-se que elas devem permanecer por um tempo limitado, e não se tornar uma comunicação aleatória, que irá parecer genérica.

Por exemplo: se você possui um aplicativo de compras (MCommerce), ofereça de maneira criativa e atraente um desconto de tempo limitado em artigos que seus usuários visualizaram recentemente.

 

  1. Convide seu usuário a atualizar seu app

 Uma ótima forma de usar Push Notifications é fazer seus usuários saberem sobre as atualizações do seu App. Muitos usuários não deixam ligadas as atualizações automáticas e possivelmente estão sentindo falta de novidades e funcionalidades que você já pode ter incluído no seu aplicativo.

O trabalho árduo de sua equipe deve ser recompensado. Uma grande oportunidade é criar campanhas Push Notifications customizadas que mostram os benefícios de sua nova versão.

Do mesmo modo que realizamos uma pré-solicitação para enviar Push Notifications, podemos enviar mensagens específicas para o segmento de usuários que estão com o App em versões anteriores, convidando-os a atualizar o aplicativo, podendo ainda redirecionar o usuário diretamente para sua página nas lojas de aplicativos, quando a notificação é aberta. Isso ajudará a manter seus usuários na versão mais atual, e consequentemente engajá-los mais.

 

  1. Deixe seus usuários saberem que você sente a falta deles

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Às vezes, seus usuários mais fiéis (que utilizaram seu App por um bom tempo) param drasticamente de utilizá-lo. Com o aumento da competição no mundo mobile, não é surpresa ver seus consumidores fiéis “te trocando” por outros aplicativos similares.

Não se preocupe, você ainda tem chance de mostrar para eles que seu App é o melhor. Envie mensagens Push Notifications personalizadas para esses usuários inativos mostrando que você sente falta deles e dê razões para eles retornarem, mostrando novas funções, novo design, promoções etc.

 

Conclusão

Push Notifications realmente podem ajudar a crescer seu negócio e reduzir desinstalações. Se você souber utilizá-las com sabedoria e de forma estratégica, elas podem mudar o jeito que seus usuários enxergam seu App.

Por sorte, essas 5 estratégias irão te dar a inspiração que faltava para enviar campanhas que irão engajar seus usuários de forma efetiva. Mas, se ainda assim restarem dúvidas sobre como cativar o público do seu App, entre em contato conosco.

Nossa equipe de especialistas em engajamento está pronta para ajudá-lo!

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Por |7 de março de 2017|Engajamento|0 Comentários

Sobre o Autor:

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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