Estudo de caso
Estratégias de engajamento e retenção para a Oscar Calçados aumentam ROI em mais de 180%
Com uma trajetória consolidada de mais de 40 anos, o Grupo OSCAR, detentor da Oscar Calçados, Jô Calçados, Carioca Calçados, Lojas Paquetá e Gaston, além de gerir a marca Diadora no Brasil, somando 6 e-commerces e uma rede com mais de 180 lojas multimarcas de calçados, roupas e acessórios.
A Oscar Calçados enfrentava desafios na gestão e otimização das suas campanhas de engajamento e retenção do seu aplicativo, dada a extensão de sua presença com mais de 180 lojas multimarcas. O controle interno limitado do App e as complexidades de comunicação e monitoramento de resultados ainda eram um problema latente.
A partir de seu novo aplicativo, desenvolvido através da plataforma Mobile Commerce da Kobe Apps e com integração nativa ao Cloud Commerce VTEX, permitiu a Oscar Calçados consolidar suas operações online de maneira consistente, garantindo uma experiência Omni-channel coesa para os clientes.
Soluções
O Grupo OSCAR firmou uma parceria com a Inngage, nossa plataforma de CRM e Marketing, para centralizar as campanhas de engajamento e retenção mobile. O modelo adotado foi focado em ROI (Retorno sobre Investimento), cobrindo aspectos como média Stickness (Retenção no aplicativo), MAU (Usuários Ativos mês), Conversões e abandono de carrinho.
Junto com a parceria estratégica da Kobe Apps foi realizada a integração da plataforma Inngage e o tagueamento completo de eventos do aplicativo Oscar Calçados, que permite entender o que os clientes buscam, gostam, compram, entre outros.
O Grupo OSCAR se beneficiou da expertise da Inngage para:
- Realizar otimizações;
- Gerenciar picos de instalação;
- Consolidar dados das campanhas centralizando as informações;
- Monitorar as conversões e venda;
- Entender qual a safra de instalação e desinstalação em determinados períodos.
Essas medidas são contempladas no dashboard de Inngage.
No dashboard, os dados de todos os canais foram centralizados, podendo também acompanhar o resultado por canal. Além disso, diversos indicadores podem ser acessados por data, sistema operacional, abrangendo a linha do tempo de todas as ações que um usuário pode fazer no App, Receita faturada, Ticket Médio, MAU, DAU E WAU.
O dashboard da Inngage traz as informações de maneira unificadas, proporcionando centralização de todos os dados relevantes para essa parceria de sucesso.
Com esse dashboard, a Oscar Calçados conseguiu otimizar o tempo e monitorar os dados de maneira unificada, estratégica e com atualizações diárias.
Resultados
Análise de estudos e acompanhamentos
Além do dashboard, foram conduzidos três estudos (Tempo para conversão; Análise de Produto e Funil de conversão) pela nossa equipe para a Oscar Calçados, visando compreender a jornada do usuário para criar novas estratégias e insights.
Um estudo foi elaborado para entender a porcentagem da receita do mês corrente proveniente de campanhas do mês anterior. Descobriu-se que 14 a 20% das compras resultantes das campanhas da Inngage ocorreram após 15 dias, destacando a importância contínua do investimento para manter a receita orgânica.
Outro estudo focou em trazer visibilidade às ações dos usuários dentro do app da Oscar Calçados, identificando eventos específicos como Search, Add to cart, Add to Wishlist e Purchase. Essa análise orientou a equipe da Oscar Calçados na direção dos esforços criativos para as campanhas de engajamento do app.
Promovemos treinamento constante das equipes para deixá-los ainda mais interado na plataforma, observando atentamente os eventos e proporcionando insights de UX e identificando possíveis problemas de comunicação. Esse acompanhamento é realizado prontamente pela nossa equipe.