Estudo de caso

Estratégias de engajamento e retenção para a Oscar Calçados aumentam ROI em mais de 180%

Parceiros envolvidos

Com uma trajetória consolidada de mais de 40 anos, o Grupo OSCAR, detentor da Oscar Calçados, Jô Calçados, Carioca Calçados, Lojas Paquetá e Gaston, além de gerir a marca Diadora no Brasil, somando 6 e-commerces e uma rede com mais de 180 lojas multimarcas de calçados, roupas e acessórios.

A Oscar Calçados enfrentava desafios na gestão e otimização das suas campanhas de engajamento e retenção do seu aplicativo, dada a extensão de sua presença com mais de 180 lojas multimarcas. O controle interno limitado do App e as complexidades de comunicação e monitoramento de resultados ainda eram um problema latente.

A partir de seu novo aplicativo, desenvolvido através da plataforma Mobile Commerce da Kobe Apps e com integração nativa ao Cloud Commerce VTEX, permitiu a Oscar Calçados consolidar suas operações online de maneira consistente, garantindo uma experiência Omni-channel coesa para os clientes.

Soluções

O Grupo OSCAR firmou uma parceria com a Inngage, nossa plataforma de CRM e Marketing, para centralizar as campanhas de engajamento e retenção mobile. O modelo adotado foi focado em ROI (Retorno sobre Investimento), cobrindo aspectos como média Stickness (Retenção no aplicativo), MAU (Usuários Ativos mês), Conversões e abandono de carrinho.

Junto com a parceria estratégica da Kobe Apps foi realizada a integração da plataforma Inngage e o tagueamento completo de eventos do aplicativo Oscar Calçados, que permite entender o que os clientes buscam, gostam, compram, entre outros.

O Grupo OSCAR se beneficiou da expertise da Inngage para:

  • Realizar otimizações;
  • Gerenciar picos de instalação;
  • Consolidar dados das campanhas centralizando as informações;
  • Monitorar as conversões e venda;
  • Entender qual a safra de instalação e desinstalação em determinados períodos.

Essas medidas são contempladas no dashboard de Inngage.

No dashboard, os dados de todos os canais foram centralizados, podendo também acompanhar o resultado por canal. Além disso, diversos indicadores podem ser acessados por data, sistema operacional, abrangendo a linha do tempo de todas as ações que um usuário pode fazer no App, Receita faturada, Ticket Médio, MAU, DAU E WAU.

O dashboard da Inngage traz as informações de maneira unificadas, proporcionando centralização de todos os dados relevantes para essa parceria de sucesso.

Com esse dashboard, a Oscar Calçados conseguiu otimizar o tempo e monitorar os dados de maneira unificada, estratégica e com atualizações diárias.

Resultados

“A operação foi iniciada em Outubro/2023. Destacamos que de lá para cá, esse período de mais de 4 meses foi bem-sucedido, registrando um aumento de mais de 800% no ROI.

Em média, com a Inngage nosso DAU aumentou 28%, crescendo 3 p.p no stickness.

Novembro representou o melhor resultado entregue à Oscar Calçados, mas também evidenciou a capacidade da Inngage em executar uma entrega consistente de engajamento e retenção de usuários em aplicativos em curto período.”

Luís Nonaka

Product Owner E-commerce

Análise de estudos e acompanhamentos

Além do dashboard, foram conduzidos três estudos (Tempo para conversão; Análise de Produto e Funil de conversão) pela nossa equipe para a Oscar Calçados, visando compreender a jornada do usuário para criar novas estratégias e insights.

Um estudo foi elaborado para entender a porcentagem da receita do mês corrente proveniente de campanhas do mês anterior. Descobriu-se que 14 a 20% das compras resultantes das campanhas da Inngage ocorreram após 15 dias, destacando a importância contínua do investimento para manter a receita orgânica.

Outro estudo focou em trazer visibilidade às ações dos usuários dentro do app da Oscar Calçados, identificando eventos específicos como Search, Add to cart, Add to Wishlist e Purchase. Essa análise orientou a equipe da Oscar Calçados na direção dos esforços criativos para as campanhas de engajamento do app.

Promovemos treinamento constante das equipes para deixá-los ainda mais interado na plataforma, observando atentamente os eventos e proporcionando insights de UX e identificando possíveis problemas de comunicação. Esse acompanhamento é realizado prontamente pela nossa equipe.

 

O próximo case pode ser você.

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