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O que é Engajamento Mobile e por que é interessante para sua empresa?

“Porque o engajamento deve ser o ponto central da sua estratégia de mobilidade.”

 

O que é engajamento mobile?

Já faz algum tempo que falamos de engajamento mobile. Mas o que é isso?
Engajamento mobile é o ato de “conquistar” usuários de aplicativos móveis através dos canais de mensagem disponíveis tanto fora, quanto dentro do app. Empresas utilizam estratégia de engajamento mobile para levar a seus usuários experiências positivas, gerar relações de longo prazo e criar valor.

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Tipicamente, a estratégia de engajamento começa no momento que um usuário faz o download do seu app. Realizar um embarque correto dos usuários mostrando a eles as principais funções e a proposta de valor do aplicativo é essencial para criar uma relação de longo prazo e aumentar a retenção. Porém, isso é só o começo.

Como em qualquer relacionamento, não podemos parar na introdução. E servir seus usuários de informações relevantes no momento certo é a chave para manter um engajamento continuo.

Neste post você aprenderá o que constitui boas estratégias de engajamento e como (e quando) sua empresa deve utilizá-las para atingir seus consumidores.
Mostraremos também os benefícios diretos e indiretos que podem vir de cultivar uma relação de longo prazo com sua audiência.

 

Por que você deve se preocupar?

Dispositivos móveis são onde consumidores passam boa parte do seu dia. E por isso se tornarão um grande negócio para empresas.
Um estudo publicado pela Flurry Insights mostra que dispositivos móveis ultrapassaram oficialmente a televisão como tela favorita.

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Isso parece bom para empresas que possuem apps, e realmente pode ser. Porém, com mais de três milhões de apps na Apple App Store e Google Play Store, consumidores tem opções sem precedentes no mundo de mobile apps.

Empresas do mundo todo e do Brasil estão tentando aumentar sua base de usuários através de ads e outras estratégias de aquisição. Elas até funcionam, porém o preço para adquirir usuários está cada vez maior.
Empresas ainda utilizam abordagens de “faça o download do nosso app”, simplesmente tentando aumentar seus downloads, e considerando essa estratégia significante. Porém, qual é o real valor de um download se as taxas de retenção são tão baixas?

 

Os passos para se engajar um usuário

Citar número de downloads com uma métrica de sucesso do seu app é como mensurar sessões de um website, ao invés de resultados mais significativos do negócio. No fundo downloads de apps são uma métrica de vaidade.

Seu aplicativo deve se destacar desde o momento em que é baixado. Caso contrário será imediatamente esquecido (ou pior: excluído). A resposta a este problema é chamar a atenção do público do seu aplicativo através de mensagens relevantes e contextualizadas, relacionando o app ao ciclo de vida do usuário.

Para isso, primeiramente precisamos saber quem são essas pessoas, como utilizam seu app e como se engajam ao conteúdo enviado. Isso possibilita a criação de uma regra de comunicação contínua utilizando Push Notifications contextualizadas para cada estado de engajamento.
O engajamento de qualidade deve capacitar um cliente para se envolver com uma marca, no momento exato de inspiração. Isso pode significar te informar a compra futura de um usuário ou simplesmente entregar um serviço de atendimento ao cliente quando ele precisar.

 

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades

 

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Como um novo canal, dispositivos móveis oferecem recursos únicos. Empresas conseguem alcançar seus clientes em qualquer lugar, a qualquer hora.
É um privilégio chegar a uma pessoa de forma direta e íntima. No entanto, a maioria dos usuários de apps possuem um limite pequeno de tolerância em relação às Push Notifications. Se sua empresa abusar desse privilégio a consequência será sentida quando um usuário desinstalar seu aplicativo.

 

De uma boa comunicação via Push Notification para um ótimo engajamento mobile

Seja procurando mais conversões e transações, fornecendo informações relevantes e úteis, ou aprofundando as relações com os clientes, existem diferentes maneiras de engajar seus usuários – dentro e fora do seu aplicativo. Ao promover uma conexão com seus clientes através do engajamento móvel, seu aplicativo e sua marca terão êxito e estarão à frente dos concorrentes.

Como líderes no movimento de engajamento digital, queremos ajudá-lo a passar de uma boa comunicação Push para um ótimo engajamento. A partir da oportunidade de se envolver em diferentes canais para os novos princípios, os comerciantes móveis devem considerar os passos sobre como se envolver com sucesso ao longo do ciclo de vida do cliente. E nós estamos aqui para te ajudar nisso.

Sobre o Autor:

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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