Parece simples, mas não é. Muitos Apps enviam Push Notifications para seus usuários com alertas, promoções, mensagens e outros tipos de conteúdo, mas você sabe o que realmente está por trás da criação dessas notificações? Por que esse meio é utilizado e quais são seus benefícios?

Nesse post vim clarificar um pouco sobre esse Iceberg, como funciona essa estratégia de comunicação através de notificações e sua importância nos resultados obtidos de um aplicativo móvel.

Há muito a se falar sobre Push Notifications, são vários temas, mas vou abordar os principais aqui:

  • Engajamento
  • Retenção
  • Aumento de R.O.I.
  • Experiência do cliente

 

Introdução às Push Notifications

Inicialmente, aqui vai uma breve explicação pois, afinal, é difícil conhecermos alguém que, nos dias de hoje, nunca tenha recebido uma notificação em seu celular. Não é mesmo!?

Podemos dizer que, em geral, Push Notifications são todas aquelas mensagens que recebemos de algum aplicativo de nosso celular.  Essas tem como objetivo chamar a atenção do usuário para que ele volte a interagir com o aplicativo, gerado assim maiores taxas de retenção e engajamento.

À título de curiosidade, as Push Notifications surgiram em 2009 quando foi criado o APNS: Apple Push Notification Service, serviço criado pela Apple para esse fim. Porém, com o passar dos anos esse serviço foi evoluindo e se aprimorando, permitindo diversas ações pelas equipes de Marketing.

 

Entendendo melhor as Push Notifications

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Um grande Iceberg, é disso que se tratam as Push Notifications. Vemos vários Apps fazendo campanhas de notificações, mas poucos vêm o que está por trás delas? Confira seus principais objetivos:

 

Aumento de retenção e engajamento 

Quando é feito o investimento em um aplicativo, muitas vezes o engajamento de seus usuários é deixado de lado. Isso faz com que a retenção de seus clientes seja baixíssima, pois, sem um valor recorrente, a desinstalação ocorre muito rapidamente.

Mas como gerar esse engajamento que encante, a cada dia, seus usuários? Push Notifications!

Porém não se engane, estamos falando de Push Notifications relevantes! Evite conteúdos genéricos e que não façam sentido para o seu usuário. Pra facilitar, siga essa fórmula:

Timing + Audiências + Mensagens Relevantes = Experiências Marcantes

 

Criar experiências incríveis para seus clientes

Já sabemos da importância de engajar os usuários do seu aplicativo, mas vamos falar um pouco mais sobre o que isso proporciona. Hoje falamos muito sobre experiência do consumidor, não vendemos mais produtos ou serviços, vendemos experiências, certo?

Tendo isso em vista, a preocupação em proporcionar uma boa experiência para seu cliente deve se tornar uma batalha constante.

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Quando falamos de mobile, muito pode ser feito. Novas funções como especialistas em UX e UI vem surgindo para aprimorar a cada dia a experiência dos usuários, porém, ainda acredito que um dos principais pontos que marcam uma experiência mobile são as Pùsh Notifications.

Pense em suas notificações como uma extensão do seu aplicativo, uma janela, que tem como objetivo complementar tudo o que está sendo feito na jornada do seu cliente em seu aplicativo e crie experiências marcantes para ele!

 

Aumento do R.O.I. do aplicativo

Sem dúvidas esse é o principal objetivo de uma estratégia de engajamento. Aplicativos são criados para gerar R.O.I., mas às vezes isso não acontece e isso se deve à falta de engajamento de seus usuários.

Isso mesmo, engajando seus usuários você consegue fazer com que o objetivo do seu aplicativo realmente seja cumprido, quantas vezes fizer sentido para seus clientes.

Com isso, o retorno vem. Usuários engajados realmente utilizam mais seu App e, consequentemente, podem acabar lhe trazendo o que você busca com eles! Confira só esses resultados:

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O que pode ser feito

Vimos os principais objetivos das Push Notifications e, com isso, espero que esse Iceberg esteja ficando mais claro pra você! Mas como criar notificações que marquem a experiência de seus usuários? Quais as opções que temos hoje para deixar nosso conteúdo mais rico?

Começando do básico, hoje muito pode ser feito com as Push Notifications, são diversos tipos de campanha e, mais recentemente, diversos tipos de formatos que permitem com que os times de Marketing dos aplicativos tenham opções à vontade para personalizar suas notificações.

Sabe o mais legal disso? Conteúdo relevante para seus usuários! São diversas combinações possíveis de se fazer caso seu aplicativo possua uma boa plataforma de engajamento mobile unida à um bom CRM. Veja alguns exemplos:

  • GeoPush + Segmentação
  • Automação + App Analytics
  • Rich Push + App Analytics
  • E muito mais!

 

Conclusão

Volto a dizer: parece fácil, mas não é. Como vimos nesse post, as notificações enviadas pelo seu aplicativo podem, ao mesmo tempo, ser suas melhores amigas ou suas piores inimigas!

Entendendo melhor o Iceberg das Push Notifications, vemos que existem muitos objetivos à serem cumpridos e que, para isso, é preciso bastante conhecimento sobre esse tipo de comunicação.

Conteúdo irrelevante, notificações sem contexto, erros de segmentação, falta de personalização e vários outros problemas podem acontecer caso não sua equipe não possua esses conhecimentos sobre Mobile Marketing.

Por isso, sugiro que vocês sempre se atualizem sobre esse tipo de conteúdo! Nós da Inngage estamos sempre postando conteúdo relevante sobre Mobile Marketing, siga o nosso blog e nunca fique por fora do que está rolando!

Quer criar Push Notifications relevantes e proporcionar uma experiência única para os usuários do seu App? Não deixe de conhecer nossa plataforma, temos as principais soluções de engajamento mobile unidas à um completo CRM para seu aplicativo!