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Marketing Interativo: Pare de Interromper seus clientes e deixe que eles tenham o controle

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Imagine a seguinte situação:

Você está andando pela rua e de repente alguém cruza o seu caminho. Por coincidência esse indivíduo está usando um produto da sua empresa, o que desperta a sua atenção, o suficiente para fazer você fazer uma abordagem.

Porém, você só tem uma chance e precisa ser breve, pois ele tem pressa. Você deve escolher com sabedoria como aproveitará o momento. Prenda a atenção dele rapidamente ou será ignorado.

E aí, o que você faria? Como você usaria o tempo precioso do seu cliente?

Sinto lhe dizer, mas é muito provável que você será ignorado e irá desperdiçar uma boa chance. E mais, a sua abordagem poderá ser desastrosa o bastante para esse cliente não pensar duas vezes caso receba uma oferta da concorrência.

E sabe o por quê?

Você não sabe quem é seu cliente, de onde ele veio, do que se alimenta e o que ele representa para sua empresa. Você sequer conhece os hábitos de consumo e quando ele adquiriu seu produto.

E assim tem sido com todos os outros clientes da sua empresa. Aliás, não é somente a sua organização que tem falhado. É um monte de empresas.

Elas tem inundado as suas bases, interrompendo os seus clientes a todo momento com ligações de telemarketing, sms, banners, emails marketing(spans) e notificações genéricas nos seus aplicativos.

O trabalho sujo de filtrar as informações ficam por conta do cliente, o que claro, é uma lástima.

Isso quando o cliente ainda possui boa vontade. Porquê na maioria das vezes ele irá implorar para sair do seu mailing, irá te reportar como spam, ignorará todos seus banners e com certeza desinstalará o seu aplicativo.

Mas calma, acredito que você queira mudar essa realidade, correto?

Então quero te apresentar um negócio chamado Marketing Interativo.

Comece agora a mudar o relacionamento com seus clientes!

Continue aqui comigo nesse artigo e veja:

Marketing Interativo? Mas o que diabos é isso?
Os mandamentos do Marketing Interativo
O Marketing Interativo e suas aplicações

 

1 – Marketing Interativo? Mas o que diabos é isso?

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Interagir. Está no nome.

Aplicar o Marketing interativo na sua empresa é manter um diálogo permanente afim de saber no detalhe o que o seu cliente precisa, para antecipar suas necessidades e garantir a sua total satisfação.

Marketing Interativo é deixar que o cliente assuma o controle e te indique o caminho para que a sua empresa desenvolva produtos e serviços focados na necessidade.

O foco aqui é o cliente e não o seu produto.

Do contrário do habitual, que se tem como foco vender uma vez para muitos indivíduos ao mesmo tempo, o Marketing interativo é a solução para manter relacionamentos que duram e vender muito mais para um único cliente, através do conhecimento profundo de seu perfil e necessidades.

O Marketing interativo é uma estratégia que te possibilitará:

Identificar dados relevantes
Construir e manter a fidelidade dos seus clientes
Facilitar a definição e análise para escolha das melhores estratégias

 

2 – Os mandamentos do Marketing Interativo

Grave isso em pedra(pode ser um cartaz mesmo, ok!?) e fixe no lugar de mais visibilidade da sua empresa.

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Não venda antes de ajudar.
Pare de tentar empurrar qualquer coisa para o seu cliente. Ele possui um problema a ser resolvido, foque nisso e ajude-o a encontrar uma solução. Após esse diagnóstico você estará habilitado a oferecer um produto ou serviço que se adeque a essa necessidade.

Não fale a mesma coisa para todos os clientes.
É urgente. Esqueça suas listas gigantescas de emails ou telefones. Crie audiências, trace perfis e trabalhe com listas menores. Seja específico, pense no indivíduo e não nas massas.

Cultive o relacionamento e não as transações.
Mude o foco. Construa relacionamentos sólidos e duradouros com seus clientes. Não se apegue em vender para muitos de uma vez só, venda muito para um cliente por muito tempo. Fidelize!

Deixe que o cliente diga o que quer e a hora que quer.
Pare de interromper o seu cliente com suas comunicações. Pare de achar qual é a melhor hora para enviar alguma coisa. Construa mecanismos para que o seu cliente indique isso para você.

 

3 – O Marketing Interativo e suas aplicações.

Agora que você já sabe o caminho é hora de fazer que o Marketing Interativo tome conta da sua empresa, de ponta a ponta. Ele se encaixa em todos os seus processos, basta adaptar.

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Ok, não se muda uma cultura e milhares de processos do dia para a noite, mas é possível e vale cada centavo de investimento.

Aqui nem o céu é o limite. Você pode criar centenas de milhares de mecanismos para conhecer seus clientes e seguir a risca os mandamentos que citei anteriormente.

Mas vou te dar uma mãozinha e te mostrar alguns meio de se aplicar o Marketing Interativo, vamos lá:

Softwares de CRM e Web analytics

Use e abuse de softwares que te ajudarão a obter todas as informações necessárias dos seus clientes. Antecipar as necessidades é o segredo, lembra? E isso só se consegue com informações!

Oracle e Google Analytics, por ex.

Prospecção

Ajude antes de vender.

Use seus canais, um blog por exemplo que contenha conteúdos ricos com foco na resolução de problemas do seu público-alvo. Atraia visitantes e crie funis que irão filtrar os seus prospects até a etapa final onde você já conhecerá bem seu potencial cliente e oferecerá então um produto ou serviço adequado.

Mobile (está saindo da jaula o Monstro)
Eu gostaria de focar nesse item, pelo simples fato que o Mobile atualmente é o novo horário nobre.

A gente passa o dia inteiro olhando para as nossas telas, e isso não é diferente com o seu cliente.

E por quê usar o Mobile nas estratégias de Marketing Interativo?

Porque ele está com as pessoas o dia inteiro: em um passado não tão distante, as estratégias de comunicação, por exemplo, eram focadas no horário em que o cliente supostamente estaria a frente do computador.

Os smartphones e tablets são extensões de nós mesmos: usamos nossos devices para gerenciar nossas vidas, desde o calendário até o aplicativo do banco.

O controle é total: a lógica aqui é simples. Baixamos um monte de aplicativos a todo momento e os desinstalamos na mesma velocidade. Ao menos que eles nos ofereça algo útil, ou que seja um canal de relacionamento contínuo.

Portanto, se você ainda não possui um aplicativo, comece a pensar em algo urgentemente.

4 – Ficou claro a importância do Marketing Interativo, né?

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Não demore, considere aplicar o Marketing Interativo nos seus negócios. Comunicar com precisão significa fidelizar, engajar e vender mais.

Por quê não investir dinheiro e tempo nisso?

Grande abraço e até a próxima!

Sobre o Autor:

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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