Não existem duvidas que a indústria do varejo esta completamente focada no mobile. Apesar de existir empresas experientes em digital, muitas começaram tarde a desenvolver seus Apps e estão se esforçando para alcançar a preferência de compra do consumidor móvel.

Quem investe em mobile há algum tempo, já vê grandes dividendos chegando por esse canal. Para os novatos, é uma peça importante na experiência omni-channel, que os consumidores valorizam. E principalmente, Apps permitem a essas empresas criar experiências altamente personalizadas que fazem os consumidores sentirem-se tendo uma interação direta com a marca.

Porém sempre nos fazemos a mesma pergunta: Quais funcionalidades os consumidores realmente querem em aplicativos de varejo?

De acordo com o relatório Mobile Retail Apps 2018, elaborada pela eMarketer, as principais funcionalidades que consumidores querem em Apps de varejo são:

Picture1

  • Descontos em produtos similares a compras passadas;
  • Descontos em Push Notifications;
  • Compras dentro do app;
  • Programas de fidelidade;
  • Recomendação de produtos;
  • Poder escolher experiências personalizadas;
  • Realidade aumentada;
  • Integração com mídias sociais.

Abaixo vamos fazer uma analise profunda nas 3 campeãs:

 

1. Descontos em produtos similares a compras passadas

Essa opção não é nenhuma surpresa pois combina dois fatores chave que influenciam nas compras: um incentivo (desconto) com recomendações personalizadas.

Por mais que pareça simples, isso depende de coletar e analisar vários dados do usuário, tanto de seu perfil quanto comportamentais.

Apps tem uma capacidade especial de coletar insights ricos do usuário, para direcionar a melhor oferta, para construir as recomendações personalizadas baseadas no seu histórico de compras.

Esse print screen do meu aplicativo Estoque mostra o desconto em uma marca que eu já realizei compras. Isso é uma ótima maneira de gerar uma nova compra:

Screenshot_20180714-135149

2. Descontos em Push Notifications

Essa preferência do consumidor é direta e deve encantar a maioria dos profissionais de marketing que trabalham com Apps em qualquer indústria, pois prova que os usuários finais veem valor em Push Notifications; quando bem-feitas.

A chave aqui é adaptar Push Notifications ao usuário final de acordo com insights comportamentais para entender seu histórico de compras e preferências anteriores, notificando os usuários sobre promoções que realmente fazem sentido aos mesmos, melhorando a conversão e reduzindo a taxa de pessoas que optam por parar de receber Push Notifications.

Experimente utilizar opções avançadas como Notificações geo-localizadas e Rich Push e verá resultados ainda maiores em seus Push Notifications.

Aqui selecionamos um exemplo da Pernambucanas oferecendo um desconto especial na linha de cama para pessoas que já realizaram compras nesse departamento.

IMG_9740

3. Programas de fidelidade e recompensas

Apps são os novos programas de recompensas, seja cupons de desconto ou um programa de fidelidade, são talvez um dos maiores incentivos para baixar e utilizar um App de varejo.

Certifique-se de que seu App tenha um elemento de recompensas claro para os usuários. Isso pode ser tão simples quanto vincular ao programa geral de recompensas da loja ou oferecer algo exclusivo para os usuários do aplicativo.

 

Bônus: Realidade aumentada

Mesmo não estando entre as primeiras opções escolhidas, vimos que realidade aumentada vem ganhando espaço, e já é uma opção desejada por 54% das pessoas da pesquisa.

Realidade aumentada tem o poder de ajudar pessoas a “experimentar virtualmente” produtos, ver como um móvel fica em sua casa entre outros e aqui na Inngage vemos uma futura grande evolução para esse tipo de ferramenta em Apps de varejo.

Aqui um exemplo da nova funcionalidade em testes do Facebook, anúncios com realidade aumentada que permite aos usuários experimentarem produtos antes de comprar:

 michaelkors-ar-shopping-content-2018

Conclusões

De uma maneira única, aplicativos conseguem quebrar as barreiras de compra, e bons Apps de varejo conseguem criar uma experiência perfeita para o cliente tornando fácil e agradável sua conversão.

E segundo um trecho do próprio report:

“Compras são um investimento de tempo e dinheiro, e os consumidores muitas vezes são motivados por recursos que simplifique suas compras. Aplicativos fazem exatamente isso: por meio de recursos integrados de personalização e com um processo simplificado de compra e pagamento, eles eliminam os problemas de velocidade que muitas vezes atrapalham o caminho para a conversão. ”

E para você, qual seu app de varejo favorito?