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3 pontos chave para engajar usuários de aplicativos de Fast Food

Já se passaram dez anos desde o lançamento do primeiro iPhone, e a ascensão dos smartphones e aplicativos tiveram um grande impacto em quase todos setores, transformando as expectativas dos consumidores e exigindo que as marcas repensem seriamente seus esforços de marketing.

E isso é ainda mais latente para redes de Restaurantes Fast Food, onde uma audiência de Millenials em sua maioria, tornou os mobilidade o centro do engajamento com o consumidor.

Agora que mais de 66% dos brasileiros possuem smartphones, Redes de Fast Food podem utilizar Push Notifications e muito mais para alcançar o público onde quer que esteja e chama-los para fazer um pedido, parar em um restaurante ou realizar outras ações. Porém para converter consumidores é necessário mais que uma mensagem.

As redes de Fast-Food que acertam em seus esforços de engajamento mobile normalmente têm três grandes características em comum:

 

  1. Elas integram os meios virtual e físico:

Interagindo com a empresa on-line, os clientes podem obter suas refeições mais rapidamente. Esse é um grande benefício em um setor que literalmente tem “rápido” em seu nome.

  1. Elas focam em inovação:

Os consumidores entendem os serviços que as empresas oferecem e escolhem as que possuem menor ponto de resistência, ou seja, empresas que fazem o possível para simplificar o processo de pedido e gerar uma experiência agradável.

  1. Elas não pensam que os potenciais clientes lhe devem algo:

Ninguém é obrigado a engajar com seu aplicativo ou aceitar suas notificações. O sucesso acontece quando é oferecido um serviço relevante e valioso para as pessoas que estão tentando engajar.

 

Comece um relacionamento para converte-lo no futuro 

Você fez uma boa estratégia de aquisição de usuários, nela existem totens espalhados na cidade com a imagem do seu App, anúncios no Facebook e Instagram, e-mail marketing para sua base de clientes e uma propaganda em horário nobre. Pronto?

A resposta é não, pois você está olhando apenas um pedaço da jornada do consumidor. De nada adianta trazer usuários para seu App se você não é capaz de mante-los ou engaja-los.

Para transformar esses números, sua empresa precisa de uma estratégia “onboarding” perfeita, para engajar e educar novos usuários logo de cara. Isso significa testar a eficácia de diferentes conteúdos, incentivando os usuários a habilitarem Push Notifications e serviço de GeoLocalização, e assim começar a estratégia de engajamento através de Push Notifications.

 

Como funciona na prática:

No primeiro dia do acesso muitas vezes os usuários ainda não conhecem sua proposta de valor, e o que eles ganham em ter o instalado. Ao invés de já oferecer produtos uma notificação de boas-vindas sobre os benefícios de usar o aplicativo é perfeita para começar o relacionamento e criar uma boa percepção da sua marca.3-pontos-chave-para-engajar-usurios-de-aplicativos-de-fast-food

Alguns usuários acessarão a primeira vez seu App e o “esquecerão”, uma ótima estratégia para esses usuários é enviar uma notificação de re-engajamento com aquela oferta ou serviço que só o App oferece.3-pontos-chave-para-engajar-usurios-de-aplicativos-de-fast-food

 

Aumentando a relevância utilizando conteúdo personalizado

Retenção agora pode não ser mais um problema para você, porém não há o número esperado de usuários fazendo pedidos regulares no celular.

Para incentivar os consumidores de maneira eficaz , você precisa aproveitar a coleção de dados dos clientes que apenas smartphones e aplicativos permitem você ter e utilizar essas informações para enviar notificações relevantes.

 

Como funciona na prática:

Pessoas gostam de se sentir tratadas de forma pessoal, utilizar conteúdos dinâmicos nas suas mensagens trará esse toque pessoal, por exemplo, incluir o nome do cliente, e seu produto mais pedido.

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A localização atual dos usuários é outra informação preciosa dos usuários que conseguimos através do aplicativo (Lógico se o usuário concordar com o mesmo), você pode destacar promoções próximas aos usuários ou utilizar conteúdo dinâmico enviar ofertas de produtos específicos com base no clima local na região local de cada destinatário.3-pontos-chave-para-engajar-usurios-de-aplicativos-de-fast-food

Utilizando dados dos clientes para personalizar mensagens, pode aumentar o alcance do público para cada destinatário e aumentar as conversões em mais de 27%, dando à sua linha de base um impulso muito necessário.

 

Focando na conversão

Agora que você já tem uma estratégia de onboarding e retenção perfeita e consegue personalizar suas campanhas de acordo com os dados do usuário, o que vem agora?

Precisamos entender mais sobre o comportamento do usuário no App, para solicitar uma ação no momento certo, e acompanhar toda efetividade das campanhas para otimizar.

Isso pode significar enviar uma mensagem de carrinho abandonada quando um usuário não concluir um pedido ou oferecer descontos individualizados ao cliente com base no comportamento no aplicativo, criando uma experiência mais agradável e valiosa da marca do início ao fim.
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Conclusões

Embora já se tenha passado uma década desde a introdução do iPhone, muitas marcas ainda tratam suas estratégias de mobilidade como um simples jogo de aquisição, ou enviando notificações genéricas que levam muitos clientes a optar por não receber notificações e desinstalar aplicativos.

Através de aplicativos Redes de Fast Food conseguem alcançar seus consumidores com mais eficiência e fornecer uma experiência de marca mais envolvente e valiosa, porém se for feita a abordagem correta.

Por |3 de agosto de 2018|Engajamento|0 Comentários

Sobre o Autor:

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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