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O primeiro dia mais importante da vida do seu App

Octavio Braga

23 de setembro de 2018

A primeira interação de um usuário com seu App se parece com um primeiro encontro? Sim, ambos podem terminar em cinco minutos se alguém causar uma primeira impressão ruim.

Os usuários de aplicativos de hoje são mais impacientes, inconstantes e exigentes do que nunca. Quando eles baixam um aplicativo, eles esperam ser impressionados instantaneamente.

Com a constante concorrência entre aplicativos, é crucial que as equipes de mobilidade acompanhem e antecipem cada vez mais a demanda dos usuários. E o primeiro passo para essa relação é o onboarding.

“Igual a um aperto de mãos, a primeira impressão de um app acontece em instantes”

De acordo com o guru Andrew Chen, cerca de 77% dos usuários abandonam um app entre os 3 primeiros dias após o download. Por isso você tem uma janela muito curta para impressionar os usuários, e no instante que sua primeira sessão começa, o relógio começa a contar.

 

Quando o usuário inicia sua primeira sessão no aplicativo, você tem apenas 20 segundos para impressioná-lo.

Definimos como “abandono rápido” uma sessão que dura 20 segundos ou menos. Se você ainda não consegue impressionar seus usuários, esta na hora de investigar o motivo.

Vamos olhar algumas possíveis dores de cabeça que você pode estar tendo, e como prevenir, com algumas boas práticas.

 

Você pede coisas de fora agradável, mas não as recebe

Se os usuários não estão avaliando o seu app ou concedendo as permissões necessárias (Localização, Push Notifications, etc.), você pode estar solicitando muito cedo.

Do ponto de vista da equipe do aplicativo, é compreensível: você quer garantir que os usuários tenham as configurações corretas ou que você esteja ansioso para obter classificações. Porém do ponto de vista do usuário é irritante.

Nossos pais nos ensinaram a “dar antes de receber”. O onboarding do usuário é um bom momento para se lembrar desse conselho, permitindo que os usuários tenham o que querem, antes de você começar a solicitar o que quer.

 

Ninguém vê quão especial você é

O que é único no seu aplicativo? Com tantos Apps hoje, é preciso algo realmente especial para um aplicativo superar os demais.

Você passou muito tempo desenvolvendo um design gráfico fabuloso, interface do usuário tranquila ou recursos exclusivos. Não presuma que seus usuários já estão cientes do que você precisa dar. Mostre isso para eles!

 

Seus usuários são impacientes

Quantos usuários estão completando o processo de Onboarding no seu App?

Se o número não é o esperado, confira o quão longo é o processo. Talvez você dedique muita energia a criar um tutorial perfeito: que ensina aos usuários como aproveitar ao máximo cada recurso para otimizar sua experiência. Mas isso pode não ser o que eles querem.

Em um mundo de pessoas cada vez mais aceleradas e impacientes, ter um processo de Onboarding em etapas é uma boa ideia, fornecendo apenas o suficiente para manter as coisas em movimento em cada estágio de sua jornada, ao invés de bombardeá-los com um monte de informação no inicio.

 

Usuários nem tentam se cadastrar

Digamos que seu aplicativo depende de usuários se cadastrando e criando uma conta. Por isso a primeira tela do seu App da ao usuário três opções: Eles entram utilizando suas redes sociais, fazem login com um usuário e senha já existentes, ou criar uma nova conta usando seu endereço de e-mail. Isso faz sentido, certo?

Na verdade, não. Todo mundo sabe o que irá acontecer: Você começa a receber alertas diários, e newsletter que você nem solicitou. Logo, faz mais sentido permitir o usuário de pular o cadastro, e conhecer o app até o momento que realmente precisará estar logado.

 

Seus usuários se esquecem de você 

Vamos ser bem claros, não é porque alguém instalou e se cadastrou no seu App, que já se tornou um usuário ativo. Além do seu App, existem vários outros instalados nos dispositivos dos seus usuários, logo você está concorrendo pelo tempo do usuário com WhatsApp, Instagram e outros.

Vimos aqui que cerca de 77% dos usuários abandonam um app em até três dias, então lembrar que você existe é muito importante e para isso Push Notifications devem ser utilizadas, dá uma olhada nesse exemplo:

QSR 2

Porém, antes de abordar seu usuário com uma promoção ou pedindo algo, lembre-se do “Give First”, e envie notificações que ressaltam a proposta de valor e todos benefícios do seu App. Isso o ajudará a sair do esquecimento, criando uma boa experiência para o usuário, que é vital para seu engajamento futuro.

 

Conhecer seus usuários para retê-los

Igual a um primeiro encontro, o onboarding do usuário comum no App é muito importante. Um onboarding sem sal e sem informação é decepcionante e impossível de reparar. Um onboarding invasivo irá causar uma má impressão. Agora, tratando o usuário de uma maneira especial, e fornecendo as informações necessárias no momento certo pode ser o começo de um bom relacionamento.

Aqui vimos algumas estratégias para conquistar seus usuários pelo onboarding. Porém, seja qual for seu app, é extremamente necessário monitorar a jornada do cliente desde seus primeiros dias, para então, entender como estão se engajando e para sanar os principais pontos problemáticos.

Octavio Braga

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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