4 armadilhas para evitar ao utilizar Push Notifications
Octavio Braga
18 de outubro de 2018
Vivemos hoje em um ecossistema de negócios cada vez mais competitivo, onde possuir uma abordagem de negócios personalizada, criativa e única traz um retorno imediato. O desenvolvimento de aplicativos personalizados, e campanhas de marketing personalizadas são alguns exemplos notáveis disso.
Push Notification é um poderoso canal de marketing digital para desenvolver campanhas personalizadas que melhoram o alcance dos negócios por meio do engajamento eficaz do cliente. De acordo com uma pesquisa da Campaign Monitor, Push Notifications são 50% mais eficazes do que e-mail marketing que são amplamente utilizado nas campanhas de marketing atuais.
Este artigo fornecerá a equipes de marketing e empreendedores uma visão mais profunda do uso efetivo de Push Notifications, evitando os 4 principais erros ao utilizá-las. Também mostrará alguns exemplos de boa uma notificação, útil para melhorar a eficácia das campanhas de marketing e a experiência do usuário.
Maiores armadilhas para evitar ao utilizar Push Notifications
O impacto de Push Notifications para todos setores é gigantesco, se tratando do varejo, pode ser ainda maior. De acordo com uma pesquisa recente, mais de 48% das pessoas já fizeram compras em uma loja física após receber Push Notifications. Do mesmo modo, o engajamento do usuário pode ser até 88% maior com ajuda de Push Notifications.
Para melhorar a efetividade de suas notificações, você deve evitar os 4 principais erros a seguir:
1 – Utilizar conteúdo genérico
Uma coisa que irrita os usuários, é receber Notificações grandes e que não tem o menor sentido. O que várias vezes resultam na desinstalação do App que as enviou.
Por isso, sempre evite enviar mensagens de conteúdo genérico, que são aquelas mensagens enviadas de forma aleatória para todas as pessoas independente do proposito. Por exemplo, o modo que o App Duolingo envia suas mensagens.
2 – Segmentação dos clientes errada
Enviar Notificações Push sem qualquer inteligência de negócio e análise comportamental do cliente pode resultar em uma má experiência do usuário.
Tenha um CRM que permita a você utilizar a segmentação de clientes adequada, combinando os dados pessoais dos usuários, com a maneira com que eles se comportam no App, para assim enviar mensagens corretas que realmente importam para os usuários.
3 – Ignorar o poder da Personalização
Várias vezes, aplicativos cometem o mesmo erro de enviar notificações genéricas, sem qualquer análise adequada de atributos comportamentais, dados pessoais, localização e interesses do cliente.
De acordo com uma pesquisa da Hosting Facts, Notificações Push que são personalizadas através de dados, melhoram a taxa de conversão em mais de 5,5%. E cerca de 57% dos usuários lê e abre o aplicativo, se for uma mensagem devidamente personalizada. Porém, apenas uma pequena proporção dos aplicativos (34%), utiliza a personalização adequada para suas notificações.
4 – Bombardeamento de mensagens
O número de notificações enviadas de maneira exagerada é diretamente proporcional à taxa de abandono de um aplicativo. Portanto, sempre tenha muito cuidado com o número de mensagens enviadas para um usuário específico. Muitos estudos sugerem que enviar de 3 a 4 notificações por semana é o suficiente para gerar um impacto positivo. O bombardeio de Push Notifications resulta no abandono e desinstalação do App.
Logo, qualquer mensagem desejada deve ser acionada com informações adequadas sobre a hora da mensagem anterior enviada para esse usuário específico; assim, cada mensagem acionada deve estar espaçada adequadamente da anterior, bem como da próxima.
Conclusões
Push Notifications são uma das maneiras de marketing mais poderosas hoje. Porém, não é porque você pode utilizá-las que você deva abusar. Como toda ferramenta de marketing, Push Notifications, devem ser enviadas de maneira estratégica, pois como vimos, existem várias armadilhas para se evitar. Um jeito inteligente de evitá-las é utilizar uma plataforma que combina dados analíticos com Push Notifications, permitindo assim enviar notificações personalizadas e contextualizados de acordo com a jornada do usuário, enviando o “Push certo, para pessoa certa, na hora certa”.
Octavio Braga
CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?