Você já ficou com medo de estar enviando Push Notifications demais? Tenho certeza que muitas empresas já. Porém, tenho uma pergunta mais importante pra você: qual foi a última vez que você parou para pensar se está enviando as campanhas corretas?

Sem dúvidas, são as Push Notifications que mantém seu aplicativo vivo. Em média 95% dos novos usuários se tornam Churn nos primeiros 90 dias se eles não recebem nenhuma notificação, ou seja, 95 centavos de cada real investido em aquisição são desperdiçados.

Vemos então que existe uma forte correlação entre a frequência de notificações e melhores taxas de retenção de aplicativos móveis. Logo, se você não está enviando Push Notifications com uma cadência regular, você está deixando um grande investimento de aquisição de usuários na mesa.

1) Notificações baseadas no ciclo de vida do cliente

 

Desde o primeiro acesso, crie uma estratégia de Push Notifications que fará com que seus usuários se lembrem do seu aplicativo, retornem e tomem ações valiosas. Alguns exemplos:

Primeiro Acesso:

  • Dê boas vindas a novos usuários, ressaltando a proposta de valor e os benefícios do seu aplicativo;
  • Acelere a conclusão de etapas direcionadas, solicitando ao usuário a finalização de seu cadastro e a definição de suas preferências e interesses.

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Uso diário:

  • Lembre seus usuários dos recursos do seu aplicativo;
  • Solicite periodicamente atualizações de informações para garantir que você tenha dados precisos;
  • Agradeça seus usuários e faça outras ofertas após uma compra ou determinada ação;
  • Crie campanhas ou ofereça descontos para os usuários do seu App.

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Usuários inativos:

  • Re-engaje usuários inativos com notificações baseadas em seus interesses acionadas pela quantidade de dias sem acesso.

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2) Notificações baseadas em localização

 

Notificações baseadas na localização do usuário são extremamente relevantes e tem o potencial de fornecer informações exatamente no local e no horário em que o cliente precisa, portanto:

  • Envie notificações quando um cliente estiver a uma certa distância do seu local físico;
  • Se você tiver ofertas ou cupons exclusivos para uma região, avise os usuários que realmente estejam próximos da mesma;
  • Convide usuários para conhecer e dê mais informações sobre áreas especificas de um local, como loja de souvenirs e estandes de parceiros.

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3) Acione usuários com risco de Churn

 

Se os usuários não se engajarem com seu aplicativo por algum tempo, eles podem estar se preparando para sair definitivamente. As notificações push são a ferramenta perfeita para ajudar a envolvê-los novamente.

Segmente usuários de acordo com o risco de perda para enviar notificações específicas para cada grupo, por exemplo:

  • Baixo risco de churn: Sentimos sua falta! Confira nosso mais recente (recurso/produto/oferta)!
  • Médio risco de churn: Sentimos sua falta! Aqui está (um incentivo para você voltar – 10% de desconto ou similar)!
  • Alto risco de churn: Sentimos sua falta! Aqui está (um forte incentivo para voltar – algo grátis ou similar)!

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4) Ratings, NPS, qualificações e feedbacks

 

Receber feedbacks dos usuários te da tudo o que você precisa para melhorar a experiência dos seus clientes.

Você pode fazer isso facilmente com notificações interativas que oferecem aos usuários a chance de fornecer feedbacks facilmente.

Nesses casos de uso, as opções interativas estão disponíveis imediatamente na plataforma da Inngage, sem desenvolvimento de recursos necessário, o que possibilita que você:

  • Peça uma classificação relacionada a uma atividade ou compras concluídas no seu aplicativo utilizando estrelas ou emojis, por exemplo, para melhorar a experiência do cliente;
  • Solicite uma classificação do seu aplicativo;
  • Para aqueles que fornecem uma classificação positiva, solicite que eles compartilhem seu aplicativo a um amigo;
  • Realize pesquisas diretas de NPS ou pesquisas através de Landing Pages. Na Inngage, as Landing Pages abrem dentro do App, não redirecionando o usuário para os navegadores, mantendo o usuário sempre no seu App.

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5) Compras e atividades

 

Conecte seus sistemas através de API para enviar mensagens transacionais baseadas nas ações do usuário e mudanças significativas no status de uma compra ou de um produto.

Embora esses exemplos provavelmente sejam familiares para marcas de varejo e de e-commerce, o conceito pode ser aplicado a aplicativos em qualquer vertical em ações como:

  • Confirmação de pedidos e informações de rastreamento;
  • Atualizações do status do pedido (confirmado/pronto/enviado);
  • Fornecimento de um recibo digital quando um cartão de crédito é utilizado;
  • Ordenação de lembretes de produtos ou compras com base em assinatura;
  • Lembrete de carrinho abandonado, ação incompleta ou transação realizada;
  • Aviso de inscrição pré-compra incompleta;
  • Pedido de desculpa (ficamos sem produto / o seu voo atrasou / o aplicativo caiu, etc.);
  • Lembrete de itens favoritados ou com estrela;
  • Marcar possíveis problemas de segurança (alerta de atividade irregular ou uso em outros dispositivos).

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6) Cupons, descontos, promoções e ofertas

 

Seja criativo, mas usando de segmentação e personalização para suas notificações push promocionais. Veja algumas maneiras:

Oportunista

  • Ofertas sazonais que variam de acordo com o clima ou acontecimentos pontuais por exemplo, te dando ainda mais assertividade em suas notificações, como o iFood;
  • Notificações sociais ou oportunistas, que liguem de alguma maneira a sua mensagem com o mundo real, oferecendo algo que faça sentido nessa determinada situação, como o Happn.

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Dados de seu CRM

  • Celebração do aniversário do seu cliente;
  • Oferta específica do canal (somente celular, compra on-line, retirada na loja);
  • Recomendações selecionadas com base nas preferências do usuário.

Estações e Feriados

  • Alerta de fim de uma temporada ou oferta. Exemplo: “Última chance! Ofertas de final de inverno só até a meia-noite ? “;
  • Ofertas de itens ou experiências de edição limitada;
  • Lembretes sazonais que fazem sentido com base na proposta de valor do seu aplicativo, como feriados, datas comemorativas, etc.

 

Conclusão

Para essas Push Notifications funcionarem corretamente, elas precisam ter um alto nível de personalização. E isso só pode ser feito através da centralização das informações do usuário e utilização de ferramentas de segmentação, automação de marketing.

Por isso, a Inngage, uma plataforma de CRM para aplicativos móveis, decidiu criar soluções para ajudar apps a unificar dados de usuários e entregar mensagens altamente personalizadas, com as melhores ferramentas de segmentação e automação de marketing para Notificações Push.

Caso queira experimentar, é só solicitar uma demo agora mesmo com um de nossos especialistas. Ele irá te mostrar como podemos ajudar você a:

  • ampliar sua frequência de Notificações
  • criar mensagens autênticas para sua marca
  • criar mensagens valiosas para seus usuários
  • aumentar suas taxas de retenção
  • e aumentar a receita de seu aplicativo.

 

Entre em contato para solicitar sua demo tocando aqui.